avatar de luiz_augusto_marques
ADMIN

Como guardar e conservar a cerveja - Post Semanal

28 de Março de 2017 ás 11:36
Artigos
4
21

Hoje vou falar a respeito de um assunto que talvez seja tão importante quanto beber a cerveja, a maneira como se armazena a cerveja pode até alterar o gosto da cerveja.

Quando digo armazenar a cerveja, temos que separar se ela será ingerida num curto espaço de tempo ou a longo prazo. Decidido isso, veremos qual o procedimento de armazenamento.



Então vamos lá, se ao comprar uma cerveja você deseja tomá-la daqui 1 ano, seja por um evento específico ou uma comemoração, então deve deixá-la guardada num ambiente escuro, livre de mofo e com a umidade controlada. Se essa cerveja for de rolha (verdadeira), pode guardá-la como se faz com os vinhos, na horizontal, caso contrário deve ser guardada de pé.

Mas se desejar tomar a cerveja num período mais curto de tempo, deve manter-se num local escuro assim como a outra, mas ao levar a geladeira não deve coloca-la na posição horizontal e nem na porta do refrigerador.

O motivo de não colocar na porta é pela movimentação a cada vez que a porta se abre, pois a cerveja tem que ficar em descanso e evitar abalar a tranquilidade das leveduras. Em relação a colocar a cerveja deitada, o motivo é que ela fica mais exposta ao oxigênio, o que deteriora mais facilmente a cerveja, além de que, se estiver sendo armazenada uma cerveja de trigo, por exemplo, as partículas do grão da cerveja ficarão grudado na lateral da cerveja e não vai se misturar ao liquido quando retirar da geladeira, deixando de harmonizar perfeitamente.

Outro aspecto importante é a temperatura onde será armazenada, jamais deve ser armazenada no calor, é mais um motivo para degradar a cerveja rapidamente. Na média, as cervejas devem ser armazenadas numa temperatura entre 12° C a 15°C, mas há exceções como as alcoólicas mais leve (pilsen, trigo...), essas devem ser guardadas entre 7°C a 10°C.



Mas quando for beber a cerveja, se na geladeira não estiver numa temperatura ideal, não vai causar grandes variações se colocar no freezer para dar uma gelada rápida, embora não seja o recomendado, mas é melhor do que tomar numa temperatura mais elevada que a ideal. O importante é ter uma experiência agradável ao beber.

Também termos que considerar o tipo da cerveja, pois existem em alguns casos onde o tempo máximo para tomar a cerveja pode passar de 20 anos, que são as cervejas de guarda. E há cervejas vendidas em alta escala, que nesse caso em média são armazenadas de 4 a 6 meses.

Ao abrir a cerveja, não há um caminho de volta, você deve toma-la por inteira. Isso porque a carbonatação irá evaporar e a cerveja vai ficar sem gás (gíria popular), caso deixe de um dia para o outro. Caso não seja totalmente ingerida, você pode procurar receitas de pães e outras finalidades.

Espero ter ajudado um pouco como conservar a cerveja para ser degustada da melhor forma possível.

Deixe seu comentário, suas dúvidas e conhecimentos para interagir com a galera!

No Promobit temos uma página de categorias voltadas somente para cervejas:
https://www.promobit.com.br/pr...cerveja/s/

Interessante as dicas e as explicações. Vou tirar duas unidades da porta agora, rs.

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

ta vendo como foi util!! haha Mickael_Fernandes . Outro dia minha mãe deixou uma deitada, e ficou todo o trigo grudada na garrafa, realmente faz diferença o modo como guardar.

responder
Reportar

Luiz_Augusto_Marques pois é, informação é tudo. Gosto bastante de vinho, tenho algumas garrafas aqui e guardo apropriadamente, aí se achar que outras bebidas guardam do mesmo jeito, já era... De vez em quando eu deixo uma ou outra garrafa deitada, prestarei atenção nisso também.

Caso eu deseje levar ao freezer para beber em breve, aí tanto faz ou coloca em pé também?

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

O ideal é deixa-la de pé, porque tem menos contato com o oxigênio. Quando está de pé é só aquela parte pequena de cima em contato. Mickael_Fernandes Dizem para não colocar no freezer, mas eu tmb faço isso antes de tomar,faz diferença para aquelas pessoas expert que conhecem os mínimos detalhes e características da cerveja. Eu sempre coloco um pouco antes de beber, mas de pé.

responder
Reportar

Luiz_Augusto_Marques ah, se não for bem gelada para mim não desce. Gosto de experimentar novos sabores, mas continuo não sendo fã de cervejas, haha.

responder
Reportar
Alex Especialista em Bebidas Especialista em Bebidas
@_alex_sandro

Essas fotos são da sua geladeira @Luiz_Augusto_Marques? hahaha Mas nunca tinha me atentado pela forma de armazenamento (horizontal ou vertical), mas pelo menos estava fazendo certo. Quanto a temperatura de armazenamento, então o correto seria basicamente assim que comprar guardar em geladeira? (Quem não tem algum refrigerador específico) Pois geralmente deixo em temperatura ambiente numa estante, aí só quando vou tomar que coloco pra gelar :S (em posição horizontal, que já vi que é errado kkk)

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

Antes fosse Alex_Baucke rsrs. Então depende se você irá consumir rapidamente ou vai guardar para beber a médio e longo prazo. Se vai beber em breve, pode colocar na geladeira, se tem intenção de beber numa data mais longa, colocar num local que não receba luz, sem mofo e com baixa umidade. Eu costumo deixar num armário fechado e que é numa região que não bate sol.

responder
Reportar
@julio_cezar

Legal esse post, eu acredito que guardo certo entao pelo texto, só nao tenho ctz quanto a umidade, eu deixo guardado num quartinho com outras comidas e bebidas. Mas acredito que nao tenha umidade não

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

Hj fui ver como estavam armazenadas as minhas, aproveitei para guardar as Wals Strawberry que peguei na promoção da Emporio.com. Aquelas podem ser guradadas na horizontal porque são de rolhas. JULIO_CEZAR

responder
Reportar
@julio_cezar

É boa essa de morango? eu vi quando saiu mas fiquei com medo de pegar por causa que nao acredito muito nessas assinaturas Luiz_Augusto_Marques

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

cara ainda nao tomei, mas vou ver se bebo um fds para dar o feedback JULIO_CEZAR

responder
Reportar
@julio_cezar

Vou aguardar o feedback Luiz_Augusto_Marques , vai que aparece de novo. Vlw!

responder
Reportar
@leandro_menezes

Otimas dicas =D

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

vlw leandro_menezes , como eu sei que você é um grande apreciador de cervejas, pode utilizar essas dicas em casa hehe

responder
Reportar
@tiago_carvalho

Dicas sensacionais! Já tinha ouvido sobre a maneira como conservar e tal, mas não sabia o porquê. Valeu, foi de grande valia

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

Eu que agradeço por acompanhar os textos tiago_carvalho !! E fico feliz de saber que está sendo útil o que estou escrevendo e de certa forma contribuindo para ter uma experiência melhor ao degustar as cervejas. Obrigado!

responder
Reportar
@pamela_vieira_1020226

Eu quero dar uma festa daqui 4 meses e vou guardar a cerveja em casa ... Estou com medo de estragar

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

pamela_vieira_1020226 o primeiro passo é ver a data da validade da cerveja (se tiver). Segundo, é lata ou garrafa? se for lata pode deixar num armário pois não tem incidência de luz no recipiente, já a garrafa de vidro tem q ter um cuidado maior.

responder
Reportar
@rosalvo

Agradeço pelas orientações. Muito boas.

responder
Reportar
@horacio_kuraoka

como gelar uma cerveja:
uma cerveja de garrafa 600 ml, que tem sabor bem melhor que as de lata, deve ser gelada colocadas em pé e durante dois dias.
as cervejas em garrafa de 600 ml suporta uma temperatura de até -7 graus celsius. as longneck não suporta essa temperatura.
fica estupidamente geladas e saborosa.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?