0

Como funciona a garantia de serviço eletrônico por técnico autônomo?

12 de Dezembro de 2019 ás 10:21

O técnico autônomo fez um serviço no meu aparelho de som e foi substituído um circuito Integrado (Comprado em uma loja de eletrônicos) e deu garantia de 90 dias. Com +/- duas semanas depois, deu o mesmo defeito no aparelho,ou seja, na peça que foi trocado anteriormente. E ele me falou que eu teria que comprar outra peça, más que eu não pagaria o serviço pela troca, por estar dentro da garantia. Que ele não poderia dar garantia na peça pelo fato de não fabricar e nem vender a peça. E se for na loja a onde a peça foi comprado e reclamar, com certeza a loja daria desculpas, de que foi mau uso do componente ou do aparelho, fazendo queimar a mesma, e que não teria jeito. Esse procedimento está correto ?

Consegue responder o amigo Eduardo_Marim ?

responder
Reportar
@vitor_luis_948587

mf Não entendi este comentário ou resposta.

responder
Reportar
@Eduardo_Marim

mf vitor_luis_948587 Olá Amigos, tudo bem? Primeiramente, esse circuito integrado, foi comprado por quem?

responder
Reportar
@vitor_luis_948587

Eduardo_Marim Foi comprado pelo técnico, ele me mostrou a nota de compra da peça juntamente com outros componentes em um só nota.

responder
Reportar
@Eduardo_Marim

vitor_luis_948587 Amigo, perdão pela demora, o tempo é o meu maior inimigo, rs. Vamos lá, o técnico contratado tem a obrigação de reparar o produto diante a garantia legal do fornecimento do seu serviço, ele também responde de forma autônoma, sendo o responsável direto para você. Sendo assim, ele deve realizar a manutenção novamente, empregando o uso de novos componentes de forma gratuita, de acordo com a garantia obrigatória.

Ele pode não ser o fabricante desse componente, mas é ele quem forneceu a você e responderá dessa forma, caso contrário, marcas como a Apple, poderiam se eximir de problemas no display do aparelho, alegando que quem os fábrica é a Samsung e não eles. Isso é absurdo.

Por fim, o técnico citado, poderá posteriormente cobrar reembolsos e garantia do componente adquirido por ELE, no comércio ou fabricante da aquisição, mas isso nada tem haver com você, será uma ação de regresso dele, contra o terceiro.

responder
Reportar
@vitor_luis_948587

Eduardo_Marim Ok, e foi justamente o que eu falei para ele, más, ele ainda me respondeu o seguinte: Ele não pode se responsabilizar pela garantia, se o defeito do aparelho foi ocasionado por mau uso do usuário ou de outros, e também falou na questão de quedas de energia, curtos etc.... E ainda explicou, se a peça queima teve algum motivo, os mais comuns são; por tempo de uso (Ficam desgastados eu entendi assim, falou outra palavra más eu não recordo), e por mau uso. Deu vários exemplos de mau uso nos aparelhos, que depois as pessoas querem garantia.
No meu caso, como é um aparelho de som, falou que deve ter sido volume no máximo excedendo o limite e por um período prolongado. E não falei para o técnico, o som parou porque estava tocando em uma brincadeira em casa e outras pessoas estavam mexendo no aparelho.
É um bom técnico atencioso bem explicativo, é autônomo, e trabalha com ordem de serviço e me mostrou a parte que fala da garantia, e que poderia ser o meu caso, o qual eu sublinhei (TERMO DE GARANTIA INFORMAÇÕES AO CLIENTE. (1) Asseguro ao cliente a garantia de 90 dias, sobre o(s) serviço(s) prestado(s) no equipamento, a partir da data de emissão desta O.S de saída. (2) Esta garantia cobre somente os defeitos de funcionamento das peças e componentes descrito nas condições normais de uso, desde que o aparelho apresente o mesmo defeito pelo o qual foi devidamente orçado. (3) Essa garantia ficará cancelada se o equipamento vier receber maus tratos ou sofrer danos decorrentes de acidentes, quedas, variações elétricas e sobrecarga acima do especificado, ou qualquer ocorrência imprevisível, decorrente de má utilização do equipamento por parte do usuário ou de terceiros).
E agora como devo proceder, esta peça é um pouco salgada pois tem que comprar fora da minha cidade e tem frete (R$-160,00).
Será que o técnico tem razão devido o mau uso do meu aparelho?

responder
Reportar
@Eduardo_Marim

vitor_luis_948587 Quanto ao mau uso, você pode solicitar a ele um laudo técnico esclarecendo de forma CLARA o mau uso, se discordar ainda poderá pedir que um terceiro realize essa pericia, que se comprovada a inexistência do mau uso, trará de volta a obrigação dele fornecer a garantia. Todavia, ele tem razão quanto a este ponto, o uso inadequado do cliente, gera a perda de garantia.

Se você imagina que de fato a culpa não foi sua, busque um técnico que faça o laudo e comprove sua posição, ainda sim, existe a chance dele tentar se negar a realizar essa garantia, e então, será necessário buscar a justiça para garantir seu direito. Nessa hipótese, o Juizado Especial Cível de sua cidade, vai lhe atender perfeitamente, e não irá gerar nenhum custo.

Achei interessante, que ele havia inicialmente dito a você que não havia garantia contra componentes, porque estes não eram fabricados por ele, no entanto, o próprio termo de garantia dele, no seu inciso segundo, informa sobre a garantia dos componentes hahahaha, cômico!

responder
Reportar
@vitor_luis_948587

Eduardo_Marim O coisa complicado, falei com o técnico sobre esta garantia do paragrafo 2, e a resposta que ele me deu foi lendo (Esta garantia cobre somente os defeitos de funcionamento das peças e componentes descrito nas condições normais de uso), na leitura de laudo dele este defeito "pode" ter sido ocasionado por dois motivos: 1- Excesso de volume por tempo prolongado, ou 2- Adicionar mais caixas acústicas no aparelho além do permitido pelo fabricante. Me deu até exemplos. O meu aparelho é de 800Wats de saída de áudio, aí se eu ligar outro aparelho no AUXILIAR (Ex. um notebook que é muito usado), ai terei dois volumes de áudio, um do not e outro do aparelho, aí já tem o volume do aparelho e depois vem o volume do not, e vai ultrapassar o limite que o aparelho suporta, fazendo queimar o componente. E eu falei, más o auxiliar é para isso mesmo, e ele respondeu, correto, o auxiliar é para reproduzir o áudio de outro aparelho, e não para aumentar a intensidade sonora duas vezes, porque isto é um aparelho residencial e não é um amplificador de áudio. O outro caso é quando o aparelho tem duas caixas de som e a pessoa adiciona mais umas caixas na sua saída para aumentar a intensidade sonora, ultrapassando o limite de caixas que o aparelho suporta.
Vou lhe falar Eduardo, eu acho q o técnico tem razão, porque o meu not estava ligado no aparelho e realmente os dois volumes estavam no máximo, Acho q vou ter q assumir esse defeito.

responder
Reportar

vitor_luis_948587 sugiro pesquisar num fórum dedicado para ter certeza, mas acredito que o técnico falou bobagem sobre a saída auxiliar e também sobre a quantidade de caixas (o aparelho não vai conseguir empurrar mais do que pode, o que vai acontecer é o áudio sair baixo, pelo menos no que eu já tentei). Não sei o aparelho que você usa, as caixas, etc, etc, mas pesquise.

responder
Reportar
@Eduardo_Marim

vitor_luis_948587 A resposta dada por ele dessa vez, é diferente da primeira que ele havia dito, rs. De qualquer forma, não importa, já demonstrou por mais de uma vez, que ele está confuso quanto ao que ocorre em sua O.S.

Infelizmente, não possuo conhecimento técnico a respeito do seu equipamento para te dizer sobre o defeito, o que posso lhe dizer é que, se não houve mau uso, é obrigação dele reparar. Agora sugiro, que faça o que o mf recomendou, e tente se inteirar do assunto ou buscar alguém especializado que possa atestar a falha na assistência do seu produto. Feito isso, já com uma avaliação profissional do problema ocasionado, devolva-o para o técnico e exija o reparo, ou caso o laudo demonstre que a falha foi sua, será necessário aceitar o prejuízo.

responder
Reportar
@vitor_luis_948587

Agradeço ao Edu e o Mickael pelas informações e dicas, foram de muita ajuda e esclarecedores, tenham um ótimo trabalho e antecipadamente um Feliz Natal junto ao seus familiares, Obrigado.

responder
Reportar
@lucas_ferreira_554997

Por lei os técnicos so tem a obrigação de dar 30 dias de garantia, a menos que ele assine um documento dizendo o contrário

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?