14

Como evitar que seu telefone seja clonado?

22 de Março de 2020 ás 18:51
Dúvidas
0
13

Como evitar que meu telefone seja clonado? Quais precauções tomar?

Para sabermos como melhor ajudá-lo, gostaria de saber se você teve o telefone clonado alguma vez e como foi.

responder
Reportar
@iranildo_200678

Ou foi clonado ou raqueado, minha linha no domingo passado a parti de uma hora da tarde, domingo dia 16/03/2020.. vir que meu aplicativo da operadora tinha um nome de outra pessoa e cpf de outra pessoa sendo que O NÚMERO RG era meu como isso foi possível.. já falei com a operadora e eles não dão um a resposta.. só alega que fiquei sem fazer Recarga mais nunca deixei de recarrega minha linha... tenho comprovante das última Recarga.. fui procon pois a operadora não deu ajudar para mim.. e através disso dois aplicativos bancários foi raqueado.... o que devo fazer para evitar esses tipos de situações...

responder
Reportar
@otilio_filho

iranildo_200678 Infelizmente não há como garantir que a pessoa nunca vai passar por situações do gênero.
Tenho um colega que já teve o email rackeado, isso começou de um jeito parecido com o que ocorreu contigo, com a ajuda de alguém que trabalhe na operadora, clonaram o numero de telefone dele, e assim conseguiram acessar o email dele, e a partir do email, se consegue acessar qualquer coisa, porque hoje em dia quase tudo que utilizamos, caso precisemos trocar senha ou do gênero, nos utilizamos do email para recuperação. Ainda bem que o objetivo do ataque não de prejudicar financeiramente meu colega, foi "um trote", acessaram o insta e face dele e fizeram algumas coisa lá e tal...
Como forma de dificultar que esse tipo de coisa ocorra novamente, ele utiliza números de telefone diferentes, de outras operadora não tão conhecidas, e tem um proprio domínio pago de email. Onde recuperação de senhas e coisas do gênero são feitas por esses meios mais difíceis de se acessar.
Vale também colocar sempre que possível, duas camadas de senhas, isso é possível fazer em email, whatsapp...

responder
Reportar
@thauan_s

iranildo_200678 Não se rackeia um aplicativo bancário apenas clonando número de celular. Precisam ter também a senha da conta.

responder
Reportar
@otilio_filho

thauan_s Verdade, porque pelo menos os bancos que conheço, ainda vão pedir para autorizar o uso do aplicativo para poder realizar pagamentos, transferências e afins.
Uns vão pedir para se dirigir ao caixa eletrônico, outros vão pedir uma foto do documento e uma selfie do correntista. E em alguns casos, se houver um telefone cadastrado para desbloqueio, aí sim se conseguiria; mas ainda sim precisaria da senha de acesso ao aplicativo.

responder
Reportar
@thauan_s

otilio_filho sim. Sempre há algum tipo de autenticação em 2 fatores.

responder
Reportar
@iranildo_200678

otilio_filho valeu amigo

responder
Reportar
@iranildo_200678
responder
Reportar
@iranildo_200678

otilio_filho mais nesse caso amigo conseguiram através do meu número blz... mudar senha e fazer transações segundo a financeira arrumaram esse bug conseguiram com uma fotografia

responder
Reportar
@otilio_filho

iranildo_200678 Tu já viu o caso de um celular roubado que os caras conseguiram zerar uma conta do Santander e do Nubank da dona do celular?
A filha da v´tima foi pro face, e divulgou tudo e tal, e aí num instante os bancos resoveram tudo? Pesquisa aí.

responder
Reportar
@iranildo_200678
responder
Reportar
@markonne_cirilo

Impedir, impedir... não dá.
Geralmente as esses crimes contam com ajuda dos colaboradores das operadoras. É muito simples. Só bloquear o seu sim card (todos vem com código específico que as operadoras conseguem fazer) e transferir o número do seu terminal móvel para outro sim card. Simples assim.

O que dá para fazer é você ir imediatamente até uma loja da operadora, dizer que perdeu o chip ou estragou e pedir para transferir o número para um sim card novo. Eu fiz isto com minha operadora pois o sim card era antigo e não encaixava nesses smartphones modernos e não estava afim de ficar recortando. Foi questão de 10 minutos: pediu um comprovante do meu endereço, meu RG/CPF e transferiu meu número para outro sim card.

É exatamente assim que os golpes acontecem. Isto prova que até o pessoal da loja de operadoras nos shoppings, se quiserem, conseguem fazer a clonagem.

Hackear aplicativo bancário já é bem mais difícil, mesmo tendo clonado o número celular. Cabe entrar em contato com os bancos e explicar que foi hackeado e está tentando resolver o problema. Pedir para bloquearem acesso por um tempo até que você consiga tomar posse novamente da linha.

responder
Reportar
@iranildo_200678

markonne_cirilo valeu amigo

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?