avatar de luizfamaral
11

Como configurar IPv6 no roteador Tp-Link Archer C6?

03 de Outubro de 2020 ás 20:15

Olá pessoal.

Comprei um roteador Tp-Link Archer C6 V2 e deixei o roteador da operadora (Copel) em modo bridge. Acontece que quando tento ativar o IPv6 no Archer C6 eu não consigo fazer funcionar. Já tentei todas as configurações no menu do IPv6, mas não conecta. Ao testar o https://test-ipv6.com/ logo após aplicar as configurações, o IPv6 parece funcionar perfeitamente. Passado alguns segundos o mesmo teste diz que o endereço IPv6 não foi detectado.

Alguém sabe como solucionar isso?

João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

Como se dá a conexão com sua operadora? PPPoE? DHCP? Alguma outra forma?

Já tive problemas com esse modelo usando PPPoEv6, em Dual Stack, compartilhando a sessão v4. Utilizando SLAAC.
Apresentava esse mesmo comportamento. Ficava conectando e desconectando a sessão. Começava funcionando e do nada perdia as rotas v6, desconectava tanto v6 quanto v4... Já no C5W funciona perfeitamente com as mesmas especificações.

Essa linha agora está sendo substituída pela EC.O C6, se não me engano agora é o novo EC230.
https://www.tp-link.com/br/ser.../ec230-g1/

Tipo um breve contato remotamente com esse novo modelo e num teste inicial funcionou perfeitamente o v6. Terei em breve o modelo em mãos para mais tetes.

responder
Reportar
Luiz Fernando Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@luizfamaral

jvsilvictor a conexão com a Copel é PPPoE.
Na tentativa e erro acabei conseguindo da seguinte forma: https://imgur.com/a/34iJZwG
Tentei todas as configurações possíveis e o que fez funcionar foi desmarcar a opção "Use the same session with IPv4 connection".
Sobre esse novo modelo, vi que já tem a venda na Pichau e Mercado Livre.
Será que vale a pena eu trocar? Eu comprei o C6 pelo ML então poderia devolver em até 30 dias.
Valeu pela ajuda!

responder
Reportar
João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

luizfamaral

Isso, esqueci desse detalhe aí! Sem compartilhar a sessão ele até funciona.
No caso, ele levanta uma sessão pra v4 e outra distinta pra v6. Só que, por algum motivo, ele consome dois endereços do provedor. Na sessão v4 fica com um "pseudo v6" (vamos assim chamar) responsável pela "configuração inicial" do dual stack na mesma sessão. Sendo assim, há um endereço desperdiçado e, como trabalho num NOC, isso é péssimo pra nós KKKKK

Tive alguns breves períodos com os novos modelos. Tanto de entrada quanto os de linhas mais acima, como o WR829N, EC220, EC230... Em nenhum deles tive o problema com sessão v6 como ocorria no C6, C7, C50, C60 que apresentavam certos problemas de conexão ou instabilidade com v6 mesmo nas versões mais atuais de firmware.

O EC230 foi um teste via acesso remoto a outra unidade da empresa. Estou pra receber o EC220 e EC230 para testar pessoalmente ainda, para poder realizar testes mais detalhados e por mais tempo.

Talvez o contato que tive até então seja pouco pra te afirmar se vale ou não a pena a troca. Pelo visto mas essa nova linha aparenta estar bem melhor otimizada e com mais recursos. Além de ser mais nova, tendo mais tempo de suporte do que a que está sendo descontinuada.

responder
Reportar
Luiz Fernando Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@luizfamaral

jvsilvictor obrigado pelas infos.

Acabei desativando o IPv6 porque o roteador ficou muito estranho.
Utilização de CPU 100% o tempo todo e as informações de WAN, DHCP e outras coisas não apareciam (ficavam em branco). Teve uma hora que o roteador dizia que o cabo WAN estava desconectado mas a internet funcionava normalmente kkkkk
Enfim, acho que vou acabar devolvendo. Apesar de poder ficar sem IPv6, isso já mostra que o Archer C6 não é um produto bem feito e posso acabar tendo outros problemas depois.

Sabe dizer alguma outra opção boa fora esses da TP-Link que vc citou?

responder
Reportar
João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

luizfamaral

Que estranho. Não me lembro de ter reparado nesses detalhes. Isso na versão mais recente do firmware?

Eu sinto falta do v6. Apesar de, ao menos em quantidade, ser pouco adotado ainda, o "essencial" já faz uso dele. Facebook, Google, Whatsapp, Instagram, Youtube, Netflix... dão suporte ao IPv6. Como não existe CGNAT em v6 e por outras tantas vantagens, faz uma diferença significativa na experiência de navegação.

IPv6 agora é mais do que obrigatório. Cada vez mais incentivado a adoção. O "estoque" de v4 no BR foi zerado há alguns meses, é difícil conseguir um pool pra comprar e são caríssimos! Em outros países já acabou faz teeeeempo!

Nessa faixa de valor, um dos que não tive problemas foi com o Archer C5<W>. Alguns da Tenda e Multilaser também se apresentaram estáveis, mas não me recordo os modelos exatamente.

Uma opção também é a troca do firmware do roteador. Curto o projeto OpenWRT, mas existem outros como o DD-WRT e Gargoyle. Mas pra um roteador novinho, na garantia, talvez nem compense fazer a troca.

responder
Reportar
Luiz Fernando Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@luizfamaral

jvsilvictor sim, está no Firmware: 1.1.6 Build 20200422 rel.51661(5553), que parece ser de 22/04/2020.
Inclusive é mais recente do que a ultima versão disponível no site, que é 16/12/2019.

Pois é, não vale a pena trocar o firmware por um OpenWRT.
O que pensei em fazer é deixar tanto o roteador da Copel (HG8245H) quanto o Archer C6 em modo router, só que no C6 eu deixo o IPv6 em Pass-Through (Bridge). Seria uma boa?
Outra opção seria usar o Archer C6 apenas como access point mesmo, aí só estaria tirando proveito do wifi 5Ghz e um alcance levemente superior ao da Copel.

responder
Reportar
João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

luizfamaral

Ambos em modo router você pode sofrer com problemas oriundos do NAT sobre NAT. E se estiver no CGNAT do seu provedor, é mais um NAT nessa pilha. Aplicações de interação em tempo real perdem bastante performance com isso, assim como jogos/consoles em modalidades online multiplayer. Isso em v4, claro, já que em v6 não existe NAT.

Se o v6 funciona no da Copel, o Archer C6 apenas como AP seria a opção "menos pior" no cenário em que manteria-se o IPv6 funcionando sem excesso de NATs (no v4).

De fato vai perder toda vantagem de processamento e recurso a mais que provavelmente ele oferece e usufruir apenas do que mencionou: Wi-Fi 5 (802.11ac) e um pouco mais de alcance/penetração Wi-Fi.

Mas acredito que valha fazer um teste de ambos em Router e o v6 em Bridge pra ver se vai ter alguma má experiência na utilização. As vezes pro perfil de utilização não chegue a fazer diferença.

responder
Reportar
Luiz Fernando Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@luizfamaral

jvsilvictor pesquisei sobre a Copel e eles utilizam IPv4 com CGNAT. Então melhor não colocar os dois em modo router.

Novamente, na tentativa e erro, acabei conseguindo estabilizar o IPv6 simplesmente informando manualmente os servidores DNS IPv6 da CloudFare.

As configs ficaram assim: https://imgur.com/a/AMTfNUS

Realmente muito bugado. Vou testar por mais alguns dias e talvez eu fique com o Archer C6 mesmo.

Agradeço demais a sua ajuda!!

E quando testar o EC230-G1, comenta aqui o que achou! (se você lembrar kkkk).

responder
Reportar
João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

luizfamaral

Não tem como fugir de CGNAT na atualidade. Já faz um bom tempo que o IPv4 está escasso e apenas "recentemente" que a grande parte dos provedores e fabricantes de dispositivos de rede se deram conta de que a migração para v6 está SUPER atrasada.

Caso o C6 se mantenha estável dessa forma, nos conte tbm!

Ah, reparei que seu provedor te entrega um /64. Caso opte por usar ambos routers de fato em modo router, o segundo roteador não vai conseguir repassar v6 pros dispositivos já que um pool /64 é "indivisível", é o menor prefixo que pode ser delegado.

Sobre o EC220 e EC230, quando tiver o modelo em mãos acredito que lembrarei sim de fazer uma análise. Talvez poste até aqui no fórum, quem sabe.





responder
Reportar
Luiz Fernando Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@luizfamaral

jvsilvictor infelizmente o C6 não ficou estável.

A utilização de CPU ficava alta, QoS não funcionava direito e mesmo no cabo a velocidade de download ficava um pouco mais baixa do que direto no roteador da Copel.
A única coisa que se salvava era o alcance e a banda 5GHz do wifi, mas ainda assim o alcance era pouca coisa melhor que o meu atual.
Então acabei devolvendo mesmo!

responder
Reportar
João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

luizfamaral Putz, aí não compensava ficar mesmo. Também me decepcionei com o C6 por conta desses problemas.
Sobre o EC220 e EC230, ainda não consegui pegar pra testar. Demanda tá bem alta ultimamente pra parar pra ver esses detalhes :/

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?