3

Como comprar um notebook bom 2019?

22 de Janeiro de 2019 ás 20:43
Bate-papo
1
5

Prezados; tudo bem?
Peço, gentilmente, ajuda/dicas do que um bom notebook precisa ter. Não jogo... sou professor e gravo muitas aulas em vídeos e uso o PJE (processo judicial eletrônico) em casa quando estou em teletrabalho. Qual a última geração? Configurações mínimas? Grato demais pela ajuda.

@fabrsim

Bom dia!

Acredito que atualmente um bom notebook para não te dar dor de cabeça necessita ter um processador entre i5 e i7 de no mínimo 7ª geração, um SSD para agilizar todas as tarefas do computador e de 4 a 8 GB de memória RAM (quanto mais, melhor). Não precisa de placa de vídeo dedicada, e se o notebook tiver pelo menos uma porta USB 3.0 já está ótimo!

Porque SSD? Geralmente notebooks com SSD não tem um grande armazenamento, porque esse tipo de memória é cara, mas vale a pena abrir mão de um armazenamento dentro da máquina e utilizar um bom HD externo para armazenar as aulas, vídeos e tudo o que você precisa, a diferença de velocidade tanto de inicialização do sistema como dos programas é muito alta entre ele e um HDD convencional.

Porque ter mais memória RAM - Os aplicativos que você abre, bem como navegação na web com diversas abas, exige memória ram, e quanto mais memória disponível, aliado a um bom desempenho de processador e velocidade de transferência para o disco rígido (que no caso já seria um ssd) a performance vai ser muito satisfatória. Opte por um notebook que já tenha memória RAM do tipo DDR4, que é o mais recente.

Porque não um i3? - Já tive acesso a muitos notebooks com processador i3, e pra mim ele é um processador de entrada. Dá conta, mas para um notebook que não terá placa de vídeo dedicada, ele perde bastante em relação a um i5 ou i7. Se rolar um i7 meu amigo, é tranquilidade de sobra!

Só que prepare o bolso, infelizmente um bom notebook assim como um bom computador de mesa não é tão barato. Separe entre R$ 2.500,00 a R$ 4.000,00 para comprar uma máquina que não vai te deixar na mão por um bom tempo.

Vale a pena atentar que é bem difícil encontrar notebooks no mercado nacional que já venham com SSD de fábrica. O que é importante verificar antes de comprar um aparelho é ver a possibilidade de expansão para um SSD tipo M.2, um SSD em formato de chip que pode ser facilmente instalado no notebook. Neste caso, acredito que dá para mesclar o próprio disco rígido do notebook com esse upgrade de SSD, que dará agilidade. Veja esse modelo aqui, por exemplo.

https://www.magazineluiza.com....ZkEALw_wcB

É isso!

responder
Reportar
@rafaeloliveira

fabrsim Parabéns pela explicação. Excelente!

responder
Reportar
@rafaeloliveira

O Fabrício já deu as dicas mais importantes para o seu caso. Eu destacaria também a duração da bateria como um ponto a se atentar.

Você deve saber o quanto uma bateria que dura várias horas é importante para você ou se terá condições de sempre manter o notebook ligado à tomada.

Pelas tarefas que explicou, imagino que bateria não será um problema, então eu recomendaria também um notebook Windows com processador i5 ou i7 (de 7ª ou 8ª geração) e ao menos 8GB de RAM. Caso tenha experiência com MacOS, um Macbook Air também pode ser uma boa opção.

O preço de notebooks que já vêm com SSD instalado é bem alto, então compensa comprar o componente separadamente e instalar por conta própria (no YouTube tem vídeos que ensinam direitinho como abrir, instalar e tudo mais. A maioria das máquinas de R$ 2.500 para cima suportam SSD M.2.

Deixo as minhas recomendações de modelos específicos abaixo (vale a pena esperar que entrem em promoção):

Se quiser gastar menos de R$ 3.000: Notebook Asus Vivobook X510UR-BQ291T

Se quiser gastar mais de R$ 3.000: Notebook LG Gram 14Z980-G.BH51P1

responder
Reportar
@william_dias_268089

responder
Reportar
@guilherme_mariotto

DELL. Pior marca de notebook do mundo. 2 anos e meio com um note e queimou a placa mãe 3 vezes. Conserto por volta de R$1600. Não adianta consertar que vai queimar novamente, como já aconteceu 3 vezes. Não recomendo nem para os meus inimigos. Péssima qualidade de peças, péssimo serviço de reparo, péssima condição de garantia, péssima relação com o consumidor. Compro qualquer note chingling mas não compro mais essas porcarias da Dell.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?