avatar de cristiano_oliveira_1018197
0

Como aumentar a velocidade do patinete elétrico?

07 de Março de 2020 ás 14:06

Boa tarde povo, alguém sabe como envenenar a controladora do patinete? Ouvi dizer que dá pra trocar um pouco de autonomia por um pouco de velocidade.

João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor


Se usam baterias, os motores muito provavelmente são motores CC, já que podem atingir um bom torque e o investimento extra em um circuito inversor não deve ser viável para o projeto, prejudicando seu CxB.

Motores CCs tem suas velocidades diretamente proporcionais à tensão aplicada.

Então, teoricamente temos duas possíveis modificações:

1) Modificar o circuito do patinete de forma que o mesmo entregue maior tensão pros motores, caso ele não trabalhe na tensão máxima disponível. É bom verificar a tensão nominal para não ultrapassá-la pois isto reduz a vida útil do motor. Aumentando a tensão sobre uma mesma carga, tem-se um aumento da corrente. Entretanto, os circuitos certamente possui reguladores/limitadores de corrente, ainda mais por possuir baterias (impacta na duração das mesmas). Logo, talvez essa não seja a alternativa de modificação pro cenário do patinete.

2) Outra possível forma de controle de velocidade e eficiência energética é um controle sobre a corrente demandada máxima permitida para os motores. Certamente a placa de controle do patinete possui um circuito que regula/limita essa corrente. A corrente influencia diretamente no campo magnético do motor e consequentemente em seu torque/velocidade. Acredito que a modificação seja feita exatamente nesse parâmetro.

Achei esse vídeo que dá um exemplo de modificação:







responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?