Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Avatar do membro Luiz Augusto Marques
21
Artigos e Matérias

Chopp com colarinho: sim ou não?

por Luiz Augusto Marques (@luiz_augusto_marques)

3 de abril de 2017 às 21:41

82

2

10

Hoje o assunto será sobre as velhas discussões das mesas de bar: chopp com ou sem colarinho?







Primeiramente, vou explicar o que é o colarinho, creme ou espuma, como é carinhosamente chamada nos bares e botecos do Brasil. É aquela camada que se forma ao colocar o conteúdo dentro do copo. A espuma é formada pelo gás carbônico e as proteínas contidas na cerveja.



Já adianto que o gosto brasileiro é mais propenso a não querer o colarinho no seu copo, isso porque dá a sensação que está desperdiçando líquido, ao invés de ter o famoso colarinho, poderia ter aquela quantidade em cerveja.



Mas para quem acha que é só um detalhe visual ou que ocupa o lugar da cerveja no copo está enganado. A principal função da espuma é manter a temperatura da cerveja, seja ela mais gelada ou com uma temperatura mais fria e o amargor que possui. Essa camada, então, tem uma função de uma espécie de barreira térmica.



São comuns algumas cervejas terem formação maior de espuma, por exemplo as cervejas Belgas, enquanto tem outras opostas a isso, que são as inglesas que costumam formar menos espuma e essas duram pouco tempo.



Outra função para a espuma é proteger a cerveja do ambiente externo, se ficar em contato direto com o ar, a cerveja pode oxidar mais rapidamente e com isso, o gosto ruim da cerveja pode vir à tona.







Alguns aspectos podem também impedir a formação de espuma. Por exemplo, copos que são feitos para terem mais espumas, como as Weissbier belgas. Outro fator que impede a formação do colarinho é o excesso de detergente que sobrou no copo ou até mesmo a maior acidez na boca da pessoa que está bebendo devido a comida gordurosa e até pelo batom que está usando.



A cerveja ideal deve ser aquela com bolhas pequenas e com espuma “vistosa” (consistente). Assim poderá tomar a cerveja com todas as características da cerveja sem perder o sabor.



Espero ter ajudado um pouco a explicar sobre o colarinho. Portanto, não é ruim ter colarinho, é necessário, só não com muito excesso e quase sem nada de liquido.





Deixe seu comentário, suas dúvidas e conhecimentos para interagir com a galera!



No Promobit temos uma página de categorias voltadas somente para cervejas:

https://www.promobit.com.br/pr...cerveja/s/

Compartilhe: