avatar de luiz_augusto_marques
ADMIN

Cervejas Artesanais - Post Semanal (Segundas-Feiras)

06 de Fevereiro de 2017 ás 18:18
Artigos
1
33

No tópico dessa semana vamos dar ênfase as cervejas artesanais, um segmento que vem crescendo no Brasil e são bem-vindas para diversificar nossos paladares.

Podemos definir grosseiramente como cervejas quase que produzidas de "forma caseira". Se preocupando desde os ingredientes básicos da cerveja, passando pela receita de preparo e chegando até aos conservantes finais, que devem ser naturais e não químicos. Claro que alguma cervejarias estão num processo mais avançado com equipamentos mais modernos e processos mais avançados na fabricação, mas resumindo é isso.

O mercado de cerveja artesanais hoje corresponde a cerca de 0,5% do mercado de cervejas no Brasil, em 10 anos a previsão é que essa porcentagem atinja 2%.

O interessante é que, normalmente, os produtores de cerveja artesanais começam com um hobby e depois profissionalizam o negócio, e na sequência expandem a escala de fabricação.

Mas engana-se quem acha que pode criar uma receita e na sequência comercializar. Eu mesmo já tentei comercializar, mas fui impedido porque tem algumas normas e regras a serem seguidas, por exemplo, deve ser fiscalizado por um órgão regulador conferindo os produtos, se o lugar onde está sendo feita a cerveja é adequado, o que está correto.

Quando falamos de cervejas artesanais, algumas marcas se tornaram expoentes no segmento como: Baden Baden, Eisenbahn, Devassa, Wäls ou Colorado. Algumas marcas que hoje estão consolidadas e que foram adquiridas por grupos maiores, outro fator em comum foram as curtas trajetórias de crescimento e do alto prestígio, e o fato de todas já terem sido compradas.

Outro exemplo que gosto de usar, é a da cerveja Cacildis e Biritis. A cerveja que foi uma homenagem ao integrante do programa “Os Trapalhões”, e que caiu no gosto dos consumidores. Mas além do sabor, eles usaram um personagem folclórico para aumentar atração ao produto.  


De olho nesse mercado e com medo de perder espaço, as empresas grandes no mercado como Ambev e Brasil Kirin compraram essas marcas citadas acima, por exemplo (exceção a Cacildes). E vão abocanhar outras que se destacarem.

Não vejo com bons olhos a aquisição de grandes grupos adquirindo marcas menores de cervejarias artesanais, pois ao serem incorporadas perdem a essência que é ser um produto com uma elaboração maior e com uma experiência melhor ao consumidor, e passam a ser produzidas em alta escala.

Algumas das Artesanais Nacionais que eu mais gosto:

Colorado Appia (sabor de mel)




Baden Baden Golden (sabor de canela)

 

Cerveja Madalena Lager



Cerveja Bohemia Bela Rosa (levemente adocicada)



Deixe seu comentário, suas dúvidas e conhecimentos para interagir com a galera!

No Promobit temos uma página de categorias voltadas somente para cervejas:
https://www.promobit.com.br/promocoes/cerveja/s/


@tcheco

ultimamente só tenho comprado cervejas mais tops no super para tomar, antigamente bebia só por beber com amigos qualquer cerveja. Mas não consigo beber mais assim, não fiquei fresco haha

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

Eu entendo bem Tcheco kkk, hoje em dia é muito raro eu tomar as cervejas tradicionais tmb!! Ainda mais que temos cervejas de boa qualidade e baratas tmb!

responder
Reportar
@tcheco

eu costumo tomar mto aquelas eisebahn Luiz_Augusto_Marques , sei que não são das melhores mas já sinto muita diferença para as outras e encontra barato no super.

responder
Reportar
@tiago_carvalho

a Appia é maravilhosa. Percebi o gosto suave do mel que fica na boca após o gole. Cerveja muito bem produzida. A de "Cauim" de mandioca é a minha preferida da Colorado.

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

gosto muito da Appia tmb tiago_carvalho , se tiver a oportunidade de tomar a Badden Golden ( a segunda q postei), vc vai curtir pra caramba, fica o gosto de canela no final, é uma das minha favoritas. Ja tomei algumas vezes a Cauim, mas confesso que esqueci o gosto dela.

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

oi tiago_carvalho , so pq estavamos falando a respeito: https://www.promobit.com.br/of...e-2-144161 , pintou uma oferta da Appia e da Indica hehe

responder
Reportar
@tiago_carvalho

a que se destaca da Eisenbahn na minha opinião é a weizenbier. é barata e nao perde em nada pras mais caras.

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

Tcheco tiago_carvalho falando na Eisebahn, a de trigo acho que é a melhor custo-beneficio delas, na verdade so compro dela pq acho q é a mais barata de trigo no mercado, e é como vc falou , nao perde me nada para as outras

responder
Reportar
@tcheco

é isso mesmo Luiz_Augusto_Marques , essa weizenbier que tiago_carvalho citou mesmo que eu compro e uma verdinha se nao me engano é Pale Ale. Já achei ela por R$ 3 e pouco no supermercado, quase o mesmo preço.

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

sim é muito boa! Tcheco. O Brasil tem evoluído muito nas cervejas artesanais, se for ainda em lojas especializadas e não só em supermercado, vai encontrar mais variedades ainda!

responder
Reportar
Alex Especialista em Bebidas Especialista em Bebidas
@_alex_sandro

Se você tiver a oportunidade também Tcheco, experimente a Weizenbock da Eisenbahn, também achei ela muito boa. A Strong Golden Ale é um pouco mais forte, mas também acho que vale a pena.

responder
Reportar
@tcheco

Obrigado pela dica Alex_Baucke , vou fazer compra esses dias para o carnaval, já vou adicionar no carrinho. Essa Strong Golden Ale é da Eisenbahn tmb?

responder
Reportar
Alex Especialista em Bebidas Especialista em Bebidas
@_alex_sandro

Sim Tcheco, ela é da Eisenbahn também, é um rótulo vermelho escuro. Só que é mais forte (gosto e aroma) e a graduação alcoólica dela é de 8%, aí não sei se encaixa no teu gosto, mas particularmente é minha preferida da marca.

responder
Reportar
@tcheco

Vlw Alex_Baucke , obrigado pela sugestão vou ver se encontro. Parece ser fortinha com 8% de alcool, mas deve ser boa.

responder
Reportar
@tiago_carvalho

Luiz_Augusto_Marques Com certeza, sempre compro da weizenbier quando vou ao supermercado rs. Ja tomou a bohemia cayari? feita com erva mate, foi um belo achado pra mim, e não é cara.

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

Ainda não tomei, tem tido bastante opção nos supermercados neh, eu fico parado na frente da prateleira para escolher qual levar kkk

responder
Reportar
@esquerdo_com

Alguma promocao de cerva d trigo? nao vi nenhuma.

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

Oi esquerdo_com , achei essa promoção da Erdinger: https://www.promobit.com.br/of...0ml-143872 , eu gosto muito das Erdinger e Paulaner. E essa está num preço muito bom!

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

esquerdo_com de trigo recomendo: Veddett, Franziskaner, Patagonia no site que você está vendo e mantenho a outra oferta acima.

responder
Reportar
@tiago_carvalho

Luiz_Augusto_Marques Sei bem como é. Tbm sempre fico nesse dilema, de ficar olhando a prateleira hahaha
Pode comprara bohemia Cayari de olho fechado. Agora fugindo um pouco das de trigo a Jacobinus Classic é uma cerveja sensacional, comprei esses dias e fiquei maravilhado!

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

vou ver se passo hoje no supermercado para tomar fim de semana tiago_carvalho . O estoque em casa acabou, ontem comprei umas naquela promoção do Emporio.com para reabastecer a geladeira rsrs. A Jacobinus já é uma cerveja mais top, excelente escolha. Não desmerecendo as brasileiras que são muito boas, mas quando vai para um patamar de cerveja assim, já muda de figura. Inclusive no meu artigo de segunda vou falar das Trapistas e de Abadia.....são cervejas espetaculares, mas para degustar de vez em quando pelo preço

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

Oi tiago_carvalho , acabei de falar pro Mickael_Fernandes sobre essa artesanal de Minas: . Vale a pena experimentar, só não sei se vai ser fácil achar, tomei mês passado, é boa e barata.

responder
Reportar
@tiago_carvalho

Luiz_Augusto_Marques Valeu! Achei delas aqui perto. 600 ml tava em torno de 18 reais. Preço tá bom?

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

Legal tiago_carvalho , eu nem sabia que existia de 600ml, eu ganhei uma especie de "caixa presente" e vinha com cada modelo na embalagem. Como essa não é fácil de encontrar, realmente não sei o valor dela, ainda mais que peguei a de 300ml e foi presente rsrs. Mas R$ 18 eu acho um pouco caro, se compararmos com uma Patagonia de 740 ml, mas comprar uma para experimentar vale a pena.

responder
Reportar
@tiago_carvalho

Luiz_Augusto_Marques Isso que eu imaginei. Vou comprar uma pra experimentar. Essa Patagonia ta barata mesmo

responder
Reportar

Não sabia que essas marcas já foram artesanais, muito bacana. Exceto pela Wäls, já provei todas as marcas. Fiquei curioso para provar a Appia, algum dia eu compro no mercado, vejo bastante dessa marca.

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

São artesanais Mickael_Fernandes , o problema é que a Colorado sendo encorporada pela Ambev pode ser que perca a maneira de produzir para escala maiores e ai perderá sua essência de artesanal, que foi como ficou conhecida. Experimenta a Colorado Appia e Baden Golden, vai curtir pra caramba, em termos de sabor

responder
Reportar

Luiz_Augusto_Marques eu li sobre a Gold, mas acho que não ia gostar muito, pois não sou fã de canela. Tomo somente num cappuccino, por exemplo.

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

eu tmb gosto de café Mickael_Fernandes , meu outro vicio haha.....se não gosta de canela, provavelmente não vai gostar, mas é bem leve no final do gole

responder
Reportar

Luiz_Augusto_Marques não é meu vício - ainda? -, mas estou gostando bastante da minha Dolce Gusto/Nespresso. Queria comprar da Tres também, mas aí fica puxado kkk

responder
Reportar
@luiz_augusto_marques

Mickael_Fernandes ah que eu tomo tmb é nespresso, mas la na Campus Party era tres corações na faixa e gostei tmb hehe.

responder
Reportar

Luiz_Augusto_Marques na faixa é 10, também já tomei em degustação. Pelo que vi por aí:
- Café: Nespresso > Tres > Dolce Gusto
- Chá: Dolce Gusto > Tres
- Chocolate: Dolce Gusto > Tres

Não sei se procede tudo, mas o café confirmei.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?