Promobit
Avatar do membro Luiz Augusto Marques
21
Artigos e Matérias

Cerveja Tipo Lager - Post Semanal (segundas-feiras)

por Luiz Augusto Marques (@luiz_augusto_marques)

23 de janeiro de 2017 às 18:01

34

2

26

Hoje vou falar das cervejas “Lagers”, é o tipo de cerveja mais vendida e produzida do mundo, cerca de 90% das cervejas, embora não sejam as que tenham mais subtipos, no caso são as Ales.



Sua principal característica é ser uma cerveja de baixa fermentação, ou seja, sabores e aromas não são o forte desse tipo de cerveja. Ela prioriza a refrescância e a leveza, embora algumas tenham um amargor mais intenso. Costumam ser de cor clara (amarela dourada).


 

Se reduzirmos o mercado para o Brasil, o subgrupo “american lager” representa 99% de Market Share. Isso porque as principais marcas como Skol, Brahma e Itaipava se encaixam nessa classificação, embora muitas pessoas confundam com a cerveja tipo Pilsen, mas só são consideradas pilsen, cervejas fabricadas na República Checa, na cidade de Pilsener.



Sua produção é feita em regiões mais fria, com temperaturas de 5° a 10°C, o teor alcoólico costuma variar de 4% a 5%, o que é considerado “fraca”.



Ainda no mercado nacional, além das tradicionais marcas do cenário nacional, outras três cervejas conseguiram uma aceitação considerável, que são as: Heineken, Stella Artrois e Budweiser.


Seus subgrupos são:



PALE LAGERS – São refrescantes e suaves (as American Lager estão incluidas nesse tipo).

DARK LAGERS – malte torrado, feito com xaropes escuros do caramelo, apresenta uma doçura suave do caramelo. Este estilo tem baixos níveis de amargor de lúpulo médio. Álcool geralmente varia de 3,5% - 5,1%.

VIENNA – Apresenta um sabor de malte suave com leve amargor.

BOCK – teor alcoólico mais alto. Algumas são mais maltadas outras mais lupuladas.

MARZEN - cerveja mais alcoólica, cor marrom, presença marcante de malte, e de fundo o lúpulo vem à tona.

KELLER e ZWICKEL – Normalmente suaves, têm aparência opaca e com alto teor de vitaminas, fruto dos fermentos presentes na sua elaboração. Em qualquer um dos estilos, processos e métodos o teor alcoólico nunca é muito elevando, variando entre 4 a 7%.

MALT LIQUOR - sabor aguado, tem cor de palha - muito por causa da utilização de açúcar, arroz e milho, em vez de malte.



Podemos dizer que esse tipo de cerveja caiu no gosto do brasileiro pelas altas temperaturas que temos aqui e por essa sensação de quando tomada gelada, refresca!



Encontre esses e outros tipos na página exclusiva de promoções para cervejas no Promobi: https://www.promobit.com.br/pr...cerveja/s/


Compartilhe: