avatar de joao_salvador_637809
0

Boletar na Black Friday garante a compra se o boleto for pego dentro do vencimento?

04 de Novembro de 2020 ás 00:50

Fala galera!
Estava vendo umas dúvidas aqui no fórum e eu estou esperando a black friday desse ano pra comprar meu notebook. Porém tem muita gente que também está esperando o mesmo evento. Na data da black friday, se eu opte pela opção de pagamento em boleto, isso já reserva um produto para mim?
Estava vendo um pessoal que sofreu com esse problema, e aí a empresa alegou que não tinha o produto em estoque e ofereceu o estorno do valor. Posso recusar o estorno e exigir o produto em específico quando ele voltar em estoque?

@joao_paulo_

Código de defesa do consumidor:

Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

fonte: http://www.planalto.gov.br/cci...pilado.htm

responder
Reportar
Osko Especialista em Utilidades Domésticas Especialista em Utilidades Domésticas
@osko

Muitas lojas sabem que muita gente boleta pra 'garantir' o produto e depois acaba não pagando o boleto, só travando o estoque da loja, então muitas tiram a opção de boleto na época da Black Friday. E podem fazer isso e não acho que seja uma má prática.
Mas caso a que você for comprar não faça isso e você comprar no boleto, o produto deve ser reservado para você sim. Não necessariamente é o que vai acontecer.
Considerando que acabe o estoque e você pague o boleto e aleguem a falta, você pode exigir pelo CDC um produto semelhante ou superior, sem custos, não é obrigado a aceitar a devolução do valor.
O problema é, algumas lojas já estornam o valor, cancelam o pedido e te mandam um e-mail triste tudo na mesma hora, te deixando numa situação complicada. Mas você vai ter dor de cabeça e pode ser que resolva sem ir para justiça, e tenha paciência, pois o volume de problemas e vendas na Black é alto, então agilidade não é algo que vai ter.
Ah, e caso aconteça de um preço surreal, impraticável que apareça por erro, mesmo que bolete, pague no cartão, a loja tem o direito de cancelar e mesmo que você entre na justiça, as chances de você vencer são baixas, pois um computador de R$ 10.000 por R$ 1.000 tá na cara que é erro em algum lugar e a loja não precisa cumprir, só se quiser.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?