avatar de renanmr
13

Avaliação da TV Panasonic 55FX800B

20 de Novembro de 2019 ás 22:14
Reviews
8
10

Recentemente, a TV Panasonic 55FX800B caiu de paraquedas aqui no Promobit, com altos subsídios da Americanas.com, e as pessoas ficaram curiosas se a compra valeria a pena. Meus pais estavam pensando em trocar de TV e sugeri essa, que foi comprada. Compra feita domingo (17/11), entregue hoje (20/11). Fiz alguns ajustes e testes rápidos, e vim aqui compartilhar a minha opinião com a comunidade. Infelizmente, por ser um modelo do ano passado, sendo vendido a bons descontos, essa TV deve sair de linha logo, e essa avaliação talvez não seja tão útil. Mas ela pode servir para a decisão de compra de outros modelos da mesma marca.

Para essa avaliação, desconsiderei comparações com TVs OLED, por terem outro padrão de preço e durabilidade.

Primeiro, o painel IPS é a maior polêmica dessa TV. Eu concordo que telas VA são melhores, mas o IPS é uma escolha obrigatória para uso em alguns ambientes, como salas, lugares grandes, bares, restaurantes, e qualquer ambiente muito iluminado. Nesses casos eu desaconselho completamente a compra de uma TV VA. As vantagens da IPS serão mais relevantes do que as desvantagens.

A TV foi comprada para uma sala, onde ver de lado é fundamental. Assim, as escolhas se resumiam nesse modelo e na LG 55SM8600. O tamanho era tido como exagerado de início, mas hoje não temos escolha se quisermos os modelos de ponta. No final das contas, nós adoramos o tamanho da TV, e estou disposto até a comprar uma desse tamanho pra minha sala no futuro, mesmo morando num apartamento pequeno.

Quanto à marca, é inegável que o mérito da Panasonic é ter um histórico de produtos extremamente duráveis, apesar de conservadores, e isso é de grande valor a meu ver, enquanto a LG é o contrário, criando produtos mais avançados, só que menos duráveis. Isso pesou na escolha. Também, para equipamentos de vídeo, eu confio mais na Panasonic, pela tradição que a marca tem.

Sobre a qualidade da imagem, ela é uma IPS de boa qualidade, mas típica. O preto é um pouco claro, mas não é azul/roxo como os modelos RGBW da LG. Porém a TV faz um trabalho extremamente competente em maquiar essa deficiência. Muito bom mesmo. Em imagens com partes pretas isso não é um problema, e nas imagens quase 100% escuras, o local dimming (edge) trabalha muito bem, com bordas imperceptíveis.

As cores já vieram de fábrica com uma calibração praticamente ideal, diferente das TVs da Samsung e da LG, que chegam com uma imagem saturada beirando o bizarro. Precisei apenas aumentar o backlight e o brilho. O motivo é uma deficiência das telas IPS. Nesses painéis, devido à falta de contraste, as cores são ajustadas para que os tons escuros sejam mostrados muito próximos ao preto, enquanto as mais claras são exibidas normalmente. Assim a imagem não fica russa, mas fica um pouco difícil de distinguir os detalhes das partes escuras. Essa TV tem essa característica um pouco exagerada. Mas nunca vi nada muito diferente disso em outros modelos IPS. Sendo assim, não vejo motivos para achar que alguma TV IPS corrigirá essa deficiência.

Testei o uso da TV aberta, YouTube, Netflix, Switch e PS4. Na TV aberta, a imagem ficou aceitável para uma TV 4K enorme. Não foi preciso fazer grandes ajustes. A imagem já veio boa. As novelas da Globo, que têm um color grading bem feito ficaram ótimas.

No YouTube, eu conseguia ver todas as falhas da compactação dos vídeos, o que não é muito legal, mas mostra que a TV é bem competente na exibição da imagem como ela é. Só que notei uma coisa ruim. Durante um vídeo 4K com muitos detalhes (filmagem de drone) houve algumas falhas na fluidez da imagem. Mas não consegui tirar conclusões.

Com a Netflix eu obtive o melhor resultado. Imagem maravilhosa, mesmo em FullHD, com cores na medida certa, e o nível de preto não foi problema em momento nenhum.

Com jogos a minha opinião ainda está dividida. A imagem no Switch ficou ótima, mas no PS4 talvez seja preciso fazer algum ajuste fino do HDR para que as imagens não fiquem com tanto contraste forçado. Vou deixar esse ajuste e avaliação para outro momento, quando voltar a ver a TV.

Quanto ao input lag, que tanto comentei por aqui nos últimos dias, essa TV faz um bom trabalho no game mode, mas, fora dele, é possível jogar apenas jogos mais lentos, como RPGs. Uma pena, mas normal. Hoje em dia, apenas os modelos QLED da Samsung permitem usar o game mode com interpolação de quadros, que é o que tanto procuro.

As funções smart são um tanto simples, mas atendem a 99% das pessoas. Os menus são quase sempre rápidos, e os aplicativos do YouTube e da Netflix, os únicos que testei, são bem mais rápidos do que na minha TV Samsung 40MU6100 e na 40NU7100. Os menus têm uma aparência um pouco antiga, muito parecidos com os da TV Panasonic de 2011 que estava lá antes dela, mas nada que atrapalhe.

O som é bom, normal entre TVs.

Minha conclusão? Por cerca de 2 mil reais, e para esse tamanho e tipo de uso, essa é talvez a melhor TV do mundo. Não se engane pelos pontos fracos, pois só tentei destacar o que me saltou aos olhos. Imagem excelente, e com a esperança de ser muito durável. Talvez a melhor IPS do mercado. Só queria poder comparar com as LGs Nanocell, mas não tenho nenhuma à vista. Com as LGs de entrada, não tem nem comparação. Vale lembrar que essas TVs são o limite da qualidade do IPS. Se quiser algo melhor que elas, terá que comprometer o ângulo de visão.

Também gostei muito do tamanho e devo ceder a ele. Mas para mim, na minha sala, que tem uma disposição de sofás e cadeiras mais frontal, a minha escolha hoje seria uma Samsung QLED, e não outra VA, por causa de um único motivo: a função Game Motion Plus, que é o que tanto busquei nas pesquisas recentes, inclusive aqui no Promobit.

Espero ter ajudado. Até mais!

Muito boa avaliação, acredito que muitas dúvidas são a respeito do software, apps compatíveis, etc.

Não seria possível a falha no vídeo 4K ser da internet?

Acho que a é a melhor IPS SM9000, porém está em outro patamar de preços, então talvez se torne irrelevante essa observação.

responder
Reportar
@renanmr

mf Acredito que não. Já vi aparelho novo engasgar e depois melhorar. Mas realmente não sei o porquê. Sem conclusão mesmo.

Meu julgamento do que é "melhor" é mais pelo custo-benefício mesmo. Não acho que vale a pena pagar muito caro numa TV que, pelas características da tecnologia, não vai poder entregar melhorias significativas. O Rtings ainda disse que o input lag da 8600 é melhor do que a 9000. Eu não escolheria mesmo essa TV.

responder
Reportar

renanmr vi o inputlag, é maior apenas fora do modo jogo.

Particularmente não compraria também, mas eu a admiro por tudo o que entrega e ser IPS.

responder
Reportar
@fabiana_leal_854355

Oi, eu tenho uma dúvida sobre calibrar a tv.
Estou vendo vídeos e lendo a respeito.
Todos recomendam calibrar a partir do cinema ou true cinema, fiz como um video no youtube, mas todos recomendam a deixar off as opções extras que realçam as cores da tv.
Aos meus olhos a imagem fica horrível, em relação ao Dinâmico que as cores ficam perfeitas, mas com um brilho exagerado (modo novela, futebol e desenho acontece o mesmo do dinâmico)
Minha dúvida é: eu regulando o dinâmico com menos brilho e contraste, deixando ela ao meu modo de ver, perfeito, prejudica algo (tanto na tv ou na minha saúde) ou tenho que me adaptar a essa imagem "mais pobre"
Obrigado

responder
Reportar
@renanmr

fabiana_leal_854355 Nessa Panasonic eu achei o modo "Normal" o ideal. Os modos de cinema são muito escuros, feitos pra ver com as luzes apagadas, e sem falhas causadas por filtros de nitidez. Eu também não gosto da imagem avermelhada que esse povo sugere. Costumo colocar na temperatura do meio, nem quente nem fria.
Nas opções extras eu não notei diferenças significativas. Acho que deixei quase tudo desligado ou no mínimo. Exceto o "Frame creation", que deixei no máximo, porque gosto do efeito novela em tudo que for possível usar.
Quanto ao modo "Dinâmico", é exatamente a configuração bizarra que falei que vem de fábrica em outras máquinas. Fica com filtros de nitidez forçados e saturação que acaba diminuindo a quantidade de cores na tela. Não recomendo. Se for usar, regula pra deixar a imagem um pouco mais natural. A não ser que a TV esteja num lugar muito claro. Aí esses modos podem servir bem.
Para calibrar, sugiro usar uma referência de boa qualidade. Serve conteúdo da Netflix e novela da Globo. Não usa TV aberta com telejornais ou futebol. Senão vai regular errado.
Agora, sobre saúde e durabilidade, não sei de nada concreto não. Acho que você não vai ter problema não. Se for a regulagem que você gosta, pode usar.

responder
Reportar
@fabiana_leal_854355

renanmr Obrigado, mexi um pouco rapidamente antes de trabalhar, usando como parâmetro o modo normal, ficou bom.
Agora outra coisa que achei bom e ruim ao mesmo tempo, eu fico mudando de séries no netflix para comparar as imagens, com séries bem distintas. Dark (suspense, visual obscuro) e Good Place (exagerado de colorido).
E se eu mexo na configuração do Dark no modo normal, ele não se aplica no Good Place. Obs. Dark é 4k e GP é HDR, é por isso que não segue? ou para cada conteúdo eu vou ter que fazer uma configuração?
Outra coisa, no Red Dead Redemption, eu não consigo ativar os modos ultra vivid, ja nos outros jogos como DarkSiders 3 e Uncharted Last Legancy, eu consigo, você faz alguma idéia do porque no RDR eu não conseguir habilitar

responder
Reportar
@renanmr

fabiana_leal_854355 Olha, não sei não...
Pra mim é novidade essa configuração mudar pelo conteúdo. Vou testar depois.
Só notei que o PS4 tá meio enjoado pra fazer essas regulagens. Tipo a configuração de HDR do sistema, que se você seguir as instruções à risca a imagem piora.
Se descobrir alguma coisa, posta aí

responder
Reportar
@fabiana_leal_854355

renanmr Sim, pode deixar

responder
Reportar
@felipe_souza_1029597

ei onde eu aso um PlayStation 2

responder
Reportar
@joao_fontes_717426

Eu comprei essa TV recentemente, testei várias configurações de imagem, fiz várias alterações, mas a que mais gostei foi no modo dinâmico. Isso não quer dizer que seja a melhor configuração, é apenas uma opinião pessoal, questão de gosto.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?