avatar de eversonsilva
6

As placas de vídeo sumiram?

10 de Fevereiro de 2021 ás 14:04

Agora em 2021 não vejo mais nenhuma promoção de placas de vídeo, e o pior, estão aumentando absurdamente o preço, botaram a culpa novamente nos bitcons mas os aumentos de preços estão surreais!

Eu estava juntando uma grana pra comprar uma RTX 2060 e elas desapareceram do mercado e agora só encontro GTX 1660 por absurdos R$2500!

O povo tá enlouquecendo! Mineração de bitcons já deu ruim no passado e agora o pessoa tá indo na onda novamente, não entendo o que dessa vez tá diferente pra os caras tentarem o mesmo erro novamente?

Pessoas influentes comentaram sobre o bitcoin há alguns dias e ele está disparando novamente. Só sei informar isso, não estou por dentro do assunto.

responder
Reportar
BFC Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@gbns

o mercado de PC tá quebrado... Simplesmente não tem estoque de nada e estão cobrando valores completamente fora da realidade.... Uma 2060 tá 3k reais, não existe isso

responder
Reportar
@pablo_helio

brunnons Já vi vendendo por 5K no ML

responder
Reportar
@oliveiramu

Estão comentando que a mineração está voltando forte, devido a isso as placas estão em falta e as que restam estão ficando mais caras.

responder
Reportar
@jpac

Realmente as placas subiram absurdamente. Para você ter noção comprei uma GTX 1060 6GB por 1k usei por 3 anos e vendi pelos mesmos 1k.

responder
Reportar
Gabriel Morgante Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@gabriel_morgante

São 3 fatores:

Desvalorização do real, demanda sem precedentes e um novo estouro de mineração.

Mas no fim das contas o poder tá na mão do consumidor, se as pessoas se recusassem a pagar 2.5k numa GTX 16 ou 3k+ numa RTX 2060 as lojas teriam que vender pelos preços corretos. O problema é que isso não acontece e o consumidor ansioso vai pagar o valor que for necessário, especialmente no Brasil onde não existe o costume de investir nem construir patrimônio.

RTX 2060 por 3k é uma agressão aos direitos humanos, NÃO COMPREM.

Meu conselho é: Compre um Xbox Series S se tiver apertado em orçamento, é o melhor CxB no mercado hoje. E se tiver com um pouco mais de grana procure um PS5/Xbox Series X.

Cara, até um PS4 que você compra por 1500 conto (estou vendendo inclusive) entrega MUITO mais valor do que esses PCs bostas com GPU de entrada que tá saindo mais de 5K pra montar hoje em dia.

Fico feliz de ter conseguido minha RTX 30 antes dessa loucura estourar de vez.

responder
Reportar
João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

gabriel_morgante Aproveitar enquanto não dão um jeito de minerar de forma eficiente com console kk
Até os notebooks já estão entrando na mineração...

responder
Reportar
Gabriel Morgante Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@gabriel_morgante

jvsilvictor

Eu vi mano, tá absurdo isso! Hahahuashaush

Fiquei me perguntando se aqueles notes eram com as 3060 de 12Gb, porque elas tem uma banda menor de memória e o ethash escala com a memória, então além do custo extra de ter que colocar um notebook inteiro só pra minar ainda tecnicamente é pra ser menos eficiente.

A única explicação lógica na minha cabeça é de que é alguma loja ou distribuidor que depois vai vender esses notebooks como novos, porque não faz sentido o investimento...

responder
Reportar
João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

gabriel_morgante

Eu ainda tenho minhas dúvidas sobre a veracidade dos notebooks minerando... Como você mencionou, o custo é muito maior. É uma máquina inteira, que custa mais que uma GPU sozinha, que além de tudo, rende menos que uma GPU comum, por ter uma versão mobile, de menor consumo, num ambiente confinado (o próprio notebook) e ainda tem as possíveis limitações da largura de banda da RAM como também citou.

Fora as dificuldades em manter a GPU (e todo o sistema) refrigerado...

Se for real, acredito que não devem manter usando por muito tempo. Devem ir jogando de volta pro Mercado se passando por novos mesmo. Meio que um rodízio de notebooks ???

Vi um teste de uma chinesa usando um Note RTX30 por 2 horas e fez U$0,90 ( ~ R$5,00). Não me lembro o chip gráfico, mas se não me engano era uma 3060 mesmo.

responder
Reportar
Gabriel Morgante Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@gabriel_morgante

jvsilvictor

Então, eu vi esse "teste" aí também mas eu declaro bullshit.

Eu sei por fato empírico que uma 3060ti toda regulada para mineração faz 60mhs consumindo 130w e isso dá +- 0.004ETH por dia, que dá +-7USD por dia nos valores de alta atuais. Isso daria +- 60 cents a cada duas horas. Esse teste aí ta reportando 50% mais ganho, isso é o rendimento de uma 3080 de desktop que faz 90mhs.

Acho que foi só mídia sensacionalista mesmo...

responder
Reportar
João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

gabriel_morgante

Detalhe: 50% a mais e sendo uma GPU Mobile. Muita coisa não bate! Ou sequer faz sentido.

O mercado de GPUs já tá todo ferrado, isso é fato. Espero que os notes ou outro euipamento não torce algo rentável com a valorização das cmoedas. Senão, vai começar a bagunçar também o mercado de Notebooks e Console, que já vem sendo diretamente afetados pela escassez de hardware em geral, aí ferrou de vez D:

Esses testes foram com a sua própria 3060Ti?

responder
Reportar
Gabriel Morgante Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@gabriel_morgante

jvsilvictor

Com certeza... Eu lembro que há muitos anos ouvi falar de umas pessoas fazendo cluster de PS3 para processamento de dados, mas acho que não é muito viável economicamente com o PS5/Xbox, embora provavelmente seja possível...
As AMDs não estão muito eficientes para mineração nessa geração, provavelmente por causa da memória com menor banda, então talvez vão ganhar mais mkt share nos PC gamers, talvez...

Foda é que começa a surgir as patifarias dos fabricantes né, você viu no videocardz a notícia de que vão voltar a produzir as 1050ti para "atender a demanda low end" (leia-se entupir os mercados de terceiro mundo com e-waste) to até vendo a Kabum anunciando "Nova 1050ti Rog Strix" por 2199,90 no boleto.

Tá muito difícil.

Sim, minha 3060ti...

responder
Reportar
@ely_t

gabriel_morgante e quem procura placa de video para renderizar algo que não seja jogo??? edição de videos por exemplo... qual conselho???
tá triste ver os preços das placas...

responder
Reportar
Gabriel Morgante Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@gabriel_morgante

ely_t

Cara, para atividades de produtividade, renderização de video, renderização 3d, etc, você vai querer uma nVidia na maioria dos casos. Por causa do ecossistema CUDA. Todos os principais softwares usam cuda com iray, vray, nvenc, etc... Então não tem muito como fugir de nvidia nesse caso. porém o mercado está completamente quebrado! Tipo, se for pra trabalhar você tem que analisar bem o payback de se investir 10k+ numa gpu nesse momento. Se for por hobby (eu, por exemplo, faço renderização 3d por hobby) daí eu te recomendaria realmente esperar.
Existe uma possibilidade de redução de preços até o fim do ano, especialmente se o Eth 2.0 realmente chegar no segundo semestre.

isso tudo se dinheiro for restrição né, se não for, vai de nvidia.

responder
Reportar
@ely_t

gabriel_morgante bom saber... valew ae... vou fazer os upgrades de processador então... melhorzinho por enquanto e mais ram pra dar uma segurada enquanto os preços não caem!!!

responder
Reportar
Gabriel Morgante Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@gabriel_morgante

ely_t

É uma boa estratégia... Qualquer coisa é só chamar! Abraço!

responder
Reportar
@guilherme_braga_207665

pessoal tá comprando pra minerar, tá compensando, mas encareceu de mais, paguei 5500 numa 3070 da Asus e a uma semana estava 4700

responder
Reportar
@luiz_felipe_1098612

por isso q sempre aproveito quando aparece promoção e por mais injusto q seja, na pandemia a rtx 2060 custava 1900 e peguei, povo sempre dizia q n valia tudo isso (concordo) mas com esse mercado doido é o q tinha. se for na onda dos chatos tu n compra nada. peguei minha 3070 a 4200,00 e agora ta beirando os 5k

responder
Reportar
@eversonsilva

luiz_felipe_1098612 Se sua RTX 2060 estiver a venda saiba que estou aberto a negócios kkkk

responder
Reportar
@marcos_barbosa_1583016

Comprei uma amd rx590 por 1200 hj está 5k uma usada, já falei com a esposa vou comprar um console pra jogar, e vou colocar o pc gamer pra mineirar

responder
Reportar
@jeannetteday

19

responder
Reportar
@jorgesilveira

Quem acha que o preço das placas de vídeo vão cair até o fim do ano ESQUEÇAM!!!

A TSMC fabricante de chip mundial para NVIDIA, AMD, APPLE etc... disse que a escassez de chip's vai pra além de 2022 kkkkkkkkk!!!

TSMC alerta que escassez de chips possivelmente irá além de 2022

Segundo a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, empresa Taiwanesa que fornece chips para a maior parte do mercado - inclusive Apple, Qualcomm e AMD - a crise de abastecimento de chips de silício que já se estende por alguns anos pode ir ainda além de 2022.

A altíssima demanda do componente combinada a diversos fatores externos, como a escassez cada vez maior de matéria-prima de qualidade, a guerra comercial entre EUA e China, e principalmente a pandemia de COVID-19, são alguns dos motivos pela alta no preço e estoques limitados de placas de vídeo e consoles de nova geração, sem falar em diversas outras indústrias, como a automotiva.

A crise afeta diversas etapas das cadeias de produção de módulos de memória a componantes de carros, cada vez mais dependentes de computadores, mesmo nos modelos mais básicos.

Em reportagem da Bloomberg, segundo o CEO da TSMC, C. C. Wei, a demanda continua muito elevada e "em 2023, nós esperamos disponibilizar de uma capacidade maior para atender nossos clientes. No momento, nós vamos começar a diminuir um pouco a cadeia de abastecimento."

A TSMC afirma que suas plantas já estão produzindo acima de suas capacidades máximas projetadas, e o plano é que a médio prazo eles consigam implementar soluções para aumentar essa produção. Contudo, ocomentário de Wei corroborá com as previsões de Pat Gelsinger, CEO da Intel, ao The Washington Post, afirmando que "leva alguns anos para [a cadeia de abastecimento] retomar a sua capacidade", e por isso mesmo os efeitos desse aumento no mercado não serão perceptíveis imediamente, principalmente no segmento dos produtos finais.

https://www.theenemy.com.br/te...chips-tsmc

responder
Reportar
@vitor_toepper

Exato, quem nao comprou até uns meses atras, ou coompra MUITO mais caro ou nao compra e espera por tempo indefinido. Alem disso, para aqueles que pretendem comprar mesmo nessa situação, aqui vai o que eu prevejo, compre logo pq pode piorar.

responder
Reportar
@jorgesilveira

vitor_toepper Fiquem alertas!!!

Quem tiver placa de vídeo ou qualquer coisa que usa chip semicondutor continuará subindo de preço, ou seja, deem uma segurada antes de trocar ou vender pelo menos até 2022 ou 2023 quando a produção mundial deve normalizar com os preços voltando a normalidade hein!

responder
Reportar
@jorgesilveira

Falta de chips já afeta produção de carros mundialmente

A falta de chips já está atingindo a produção de carros pelo mundo. Recentemente, companhias como General Motors (GM), Hyundai e outras mais relataram os impactos causados pela ausência de peças na fabricação de automóveis. A alta demanda por componentes devido à pandemia e a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China então entre os fatores que impulsionam a escassez global de semicondutores.

De acordo com o Ars Technica nesta quarta-feira (24), os impactos causados pela escassez de chips são observados em algumas empresas, como a General Motors. Em fevereiro, a GM afirmou que teria de interromper a produção em fábricas no Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos (Kansas) e México. Em meio ao cenário crítico, a companhia optou por priorizar produtos que rendem mais lucros.

A companhia também sinalizou a adoção de medidas similares em outras duas unidades dos Estados Unidos. No Missouri, a GM irá paralisar a produção de caminhonetes de médio porte até, pelo menos, 12 de abril. A empresa ainda pretende suspender as atividades em mais uma fábrica, no Michigan, por duas semanas.

A Hyundai segue por um caminho parecido, ainda que não tenha paralisado a produção. A companhia observa um cenário mais complicado para o próximo mês e já começou a se preparar para focar em veículos mais populares. A Ford e Stellantis optaram por soluções parecidas: ambas estão produzindo carros sem alguns componentes para que sejam concluídos assim que houver reposição dos estoques.
Falta de chips afeta produção de celulares a carros

A escassez global de semicondutores vigora entre as principais preocupações do mercado nos últimos tempos. De acordo com a previsão de especialistas, a falta de chips pode durar até 2022, o que deve afetar o preço de consoles de videogame, computadores e afins.


A ausência de componentes é um dos reflexos da pandemia de COVID-19, que aumentou a demanda por produtos eletrônicos nos últimos meses. Ainda assim, a produção de chips não conseguiu acompanhar o processo. A guerra comercial entre os EUA e a China também está entre os fatores que impulsionou a escassez.

Além dos automóveis, as fabricantes de celulares também se encontram no grupo de empresas impactadas pelo esgotamento. É o que aponta o presidente da Xiaomi ao alertar para o possível aumento de preços em seus produtos devido à falta de chips.

Como se já não bastasse o cenário crítico, uma fábrica de semicondutores pegou fogo na última sexta-feira (19). Trata-se de uma unidade da Renesas Electronics, uma das maiores fabricantes de chips automotivos do mundo, localizada no Japão. O incidente pode prejudicar ainda mais a produção global de carros.

https://tecnoblog.net/424969/f...e-hyundai/

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?