avatar de jonn_jonzz
18

Anatel - Homologação e Certificação

27 de Novembro de 2018 ás 21:35
Artigos
1
9

Anatel vai intensificar cerco para homologar e certificar produtos eletrônicos inclusive Smartphone! e ainda comenta que é proibido a compra de Smartphone via Correios importados. vejam mais no link

http://www.anatel.gov.br/consu...importados

@Romulo_Maninho

Qual vai ser as vantagens para os consumidores?

responder
Reportar
@jonn_jonzz

Romulo_Maninho Nenhuma, na verdade é só manobras pra conseguir arrancar mais dinheiro nosso. Nunca foi ilegal importar smartphone, agora já é. Falam em testar a qualidade dos aparelhos mas não se preocupam com os modelos nacionais onde o consumidor tem que ir a justiça pra ter seu direito válido . É uma cachorrada!

responder
Reportar
@Romulo_Maninho

E BRASIL, mas estou com esperança nesse novo governo

responder
Reportar
@Eduardo_Marim

Nessa "carta" de justificação publicada pela própria Anatel, optaram por não expor a citação completa da lei de apoio, mas vamos ao artigo no qual se embasaram:

§ 2° É vedada a utilização de equipamentos emissores de radiofrequência sem certificação expedida ou aceita pela Agência.

O final do artigo da lei nº 9.472 de 97, mais precisamente a parte: "ou aceita", foi ignorada pela agência, isso porque decidiram por não aceitar (a partir de agora) a homologação feita por instituições regulamentadoras de telecomunicações estrangeiras, organizações essas, que muitas vezes adotam critérios até mais duros para contemplar a homologação e certificação de um produto.

Esse tipo de observação demonstra que estão tentando empurrar a qualquer custo essa imposição, inclusive, é fácil encontrar outras mercadorias que se encaixam na mesma situação e foram aceitas por "tabela".

A Anatel percebeu o crescimento gigantesco desse mercado, e decidiu que agora vai querer uma "fatia do bolo" a qualquer custo. Se realmente fosse preocupação com a qualidade do produto, teriam feito o que o colega acima disse. Começariam a fiscalizar as empresas nacionais, que são recordistas no índice de reclamação por desacordo com exigências minimas de qualidade.

responder
Reportar

Eduardo_Marim obrigado pelo embasamento.

responder
Reportar
@ngrx

vi essa matéria hj e acho que ajuda a esclarecer essa questão : https://amp-olhardigital-com-b...&cap=swipe

responder
Reportar

Ngrx é um bom link para os desavisados, visto que a maioria das marcas citadas são as mais procuradas.

responder
Reportar
@Eduardo_Marim

Ngrx Não sei qual fonte de informação o Olhar Digital utilizou para criar essa matéria, porém o que foi dito aí vai em desencontro com a publicação oficial da Anatel. A própria agência já fazia isso a muito tempo, não acredito que era necessário criar um post oficial para frisar que produtos sem certificação alguma seriam barrados, pois como dito, esse tipo de mercadoria já era prontamente identificada e contida na Receita Federal.

A publicação oficial da Anatel ainda acrescenta que a importação por intermédio de serviços de postagem é ilegal, e não poderia ser realizada. Esse é claramente mais um ponto que corrobora com a indicação de que agora passaremos a ter mais dificuldades na importação de qualquer tipo de equipamento.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?