Campanha Amazon APP Day
Promobit
Avatar do membro Luiz Augusto Marques
21
Artigos e Matérias

Ambev x Heineken - Post Semanal (Segundas-Feiras)

por Luiz Augusto Marques (@luiz_augusto_marques)

21 de fevereiro de 2017 às 14:31

75

2

24



A disputa das duas maiores marcas de cerveja no Brasil para dominar o mercado nacional, ganhou um novo capítulo semana passada.

A Heineken anunciou a compra da japonesa Brasil Kirin, pelo “modesto” valor de R$ 2,2 bilhões e agora é detentora de 19% do mercado de cerveja no Brasil, antes detinha “apenas” 6,8%.

Com isso, a Ambev continua dominando com 63% do mercado e o Grupo Petrópolis 11,9%, fechando os top 3. Os outros 5,9% são divididas pelas demais marcas.

Se seguir essa estratégia, não duvido que a Heineken compre em breve o Grupo Petrópolis, pois assim chegaria perto da Ambev, mas talvez o CADE não aprovasse uma compra dessa magnitude.

Mas o interessante dessa notícia é que o maior prejudicado pode ser o consumidor, já que com menos empresas disputando o mercado, as disputas por preços tendem a cair, e com isso fixar o preço do produto num patamar mais alto.

Outro fator interessante, é que a Heineken entra na briga pelo segmento de “Cervejas Premium” com a aquisição da Brasil Kirin. A Heineken consegue com isso marcas Premium como a Baden Baden e a Eisenbahn, e diminui sua dependência da marca Heineken no Brasil. Segundo alguns especialistas, somente com essas duas marcas a tendência é que aumente o lucro e a produção da marca.

A questão de logística será outro ponto a ser trabalhado pela Heineken, uma vez que ela possui 5 plantas de produção, enquanto a Brasil Kirin operava 12 unidades, mais 180 distribuidores independentes.

Na minha opinião em termos de “Cerveja Premium”, vamos ser favorecidos pois aumentará a concorrência e isso pode favorecer o consumidor em termo de preço e acesso a novas praças, já as cervejas mais comuns possivelmente irá aumentar o valor e prejudique aqueles que estão acostumados a pagar por um valor mais baixo numa cerveja.

Vamos aguardar....

Deixe seu comentário, suas dúvidas e conhecimentos para interagir com a galera!

No Promobit temos uma página de categorias voltadas somente para cervejas:
https://www.promobit.com.br/pr...cerveja/s/

Compartilhe: