Campanha AMazon Dia das Mães
Avatar do membro Nakayama
7
Análises e Reviews

Amazfit Stratos 3 - Perspectivas de um corredor de rua

por Nakayama (@nakayama)

21 de novembro de 2022 às 13:49

668

4

1

Olá a todos.Nos últimos tempos apareceram muitas ofertas para o Amazfit Stratos 3, em uma das últimas eu comprei (por 350 em 10x) e decidi fazer um breve review analisando se ele cumpre o propósito que eu esperava levando em consideração que adquiri para corrida na rua. Não tem unboxing, review completo nem nada do gênero porque em outros lugares essa informação já está disponível (youtube, sites especializados etc) o objetivo é sanar a dúvida que eu tinha quando comprei: "Serve para correr com monitoramento cardíaco, rastreamento por satélite e escutando música e permitindo que eu deixe o celular em casa?"1- Compra e chegada: Comprei no Aliexpress em uma das últimas promoções, custava 340 à vista. Levou 13 dias para chegar e não foi taxado. Comprei um fone resistente ao suor da marca Lenovo no mesmo dia e chegaram juntos.2- Dispositivo - Na caixa vem o relógio. o carregador com encaixe magnético que também é o USB para transmitir dados do PC, e um manual de instruções. É bem acabado apesar de ser todo de plástico.3-Sistema operacional - O sistema operacional é proprietário e é fácil de usar para quem tem um conhecimento básico (usa o celular sem problemas, teve outros smartwatches ou smartbands). O que veio para mim não tem o idioma português, então se tiver dificuldades com o Inglês pode ser um pequeno entrave.4- Treinos de corrida: Aqui descrevo as funções que eu precisava para corrida de rua.GPS - Possui modos híbridos (GPS + Glonass, GPS + Beidou, etc) mas mesmo assim demora cerca de 20 - 40 segundos para localizar e travar o rastreamento. Não é lento mas também não é o mais rápido se analisarmos que um celular trava quase que instantaneamente. No final de um treino de 10k errou cerca de 10 metros (9,87) comparado ao celular que eu usava pra correr. Cumpre o que promete?: SIMRastreamento cardíaco: Funciona razoavelmente bem na opção de fazer a medição a cada minuto. Algumas vezes erra muito abaixo, mas a média acaba ficando ok. Permite usar uma cinta toráxica para quem quiser (Bluetooth ou ANTT. Cumpre o que promete?: SIMMúsicas - O Stratos 3 tem cerca de 2GB para armazenar áudio. Foi uma das minhas principais motivações de compra. Testei a sincronização por Bluetooth com dois dispositivos, um Redmi Dots 2 e um Lenovo HE05x, os dois parearam e funcionaram sem problemas. A transferência pode ser por USB ou WIFI, embora o WiFI fiqu bem lento. Aqui é onde o funcionamento pode ser problema para alguns, ele tem não aplicativos de música e podcasts (amazon music, spotify, etc) então você PRECISA subir arquivos no formato MP3 para o dispositivo. Pra mim não tem nenhum problema pois subo podcasts de cerca de 2h ou mais para fazer um treino. Quando termino deixo pronto para outro treino. Não é prático, mas funciona. Outro pequeno problema é que ele não faz playlists, ou seja, você coloca 100 músicas lá e ele toca na sequência ou no aleatório. Cumpre o que promete?: PARCIALMENTEFunções avançadas de corrida: Tem várias funções interessantes como treino intervalado, marcação automática de voltas, faixas ótimas de frequência cardíaca e VO2 que podem ser configuradas e geram alertas, alerta de Pace mínimo, etc.Resumo: O Stratos 3 é um "smartwatch" fortemente focado na prática de atividades físicas. O SO da amazfit é muito parecido com dos outros produtos (Blip, GTS, etc) sendo que as características que eles compartilham são também parecidas (notificações, calendário, watchfaces, etc). Tem vários modos de esporte mas não usei nenhum além da corrida e da caminhada, ambos são muito bons. O rstreamento é bem bom para faixa de preço, o monitoramento cardíaco e de VO2 são bem aceitáveis, e você tem a possibilidade de escutar áudio sem precisar do celular.Pontos positivos:+ GPS bom+ Demais sensores razoáveis+ Permite armazenar áudio+ Melhor custo benefício disparado (para a finalidade mencionada)+ Resistente a água (mas não a banho quente)+ Acessórios baratos e amplamente disponíveis (comprei pulseira adicional, capa e película por 40 reais)+ Bateria dura bastante (a não ser quando uso todos os serviços + o fone bluetooth, mesmo assim consigo carregar uma vez por semana se fizer 2 treinos de 10-15k)+ Sincroniza facilmente com outros aplicativos (Strava, Google Health, etc)Pontos negativos:- Grande (para o meu pulso ao menos)- Não é um smartwatch, apesar de ter algumas funções interessantes- Player de música não conecta com serviços online- Tela transreflexiva é PERFEITA sob a luz externa mas somente aceitável para uso indoor- Não tem NFC o que deixaria perfeito pra mim (ainda levo o CC comigo)Pra quem é? - Pra quem quer correr escutando música e com monitoramento de saúde dispensando o celular.Para quem não é? - Para quem precisa de funções smart mais avançadas ou para quem precisa de recursos melhores nas funções que ele já possui. Adianto que nessa última situação não vai ter escapatória de um dispositivo com Wear OS ou um apple watch. No caso desses dipositivos o mínimo em questão de custos seria o dobro do valor (750 reais por um dispositivo de entrada), podendo chegar facilmente a quatro ou cinco vezes o valor.

Compartilhe: