Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Avatar do membro Luiz Augusto Marques
21
Artigos e Matérias

A onda das cervejas com frutas

por Luiz Augusto Marques (@luiz_augusto_marques)

6 de março de 2017 às 22:26

51

1

20

Passado o Carnaval, vamos voltar aos artigos sobre cerveja....Feliz Ano Novo!!



Quando se fala em misturar cerveja com fruta, a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas é: “essa cerveja é muito levinha”. Mas enganam-se os que pensam assim.



Há talvez centenas/milhares de opções de cervejas com frutas, e cada uma tem sua característica, e de fato, a maioria tem um teor alcóolico mais baixo (existem com teor alcóolico elevado também), mas não significa que o sabor seja pior.



A cerveja com fruta é quando uma receita base de cerveja recebe a adição de frutas durante a fermentação ou maturação (seja Weiss, Pale Ale, Marzen...).



Uma coisa interessante é que cervejas com frutas nas receitas são proibidas por lei na Alemanha, para “burlar” isso, muitas vezes são adicionadas antes de beber ou no copo, pelos estabelecimentos. Chama-se Lei da Pureza, somente lúpulo, água e cevada deveriam ser os únicos ingredientes da cerveja na Alemanha e isso já dura 500 anos.







A mais conhecida atualmente são as “Witbiers”, que são de trigos e ao mesmo tempo mais cítrica, com o aroma e sabor normalmente de casca de laranja. Mas é comum encontrar também cervejas com sabores de amora, cereja (vide imagem), framboesa, morango…



Já as Fruit Lambics são mais complexas, pois são fermentadas naturalmente usando leveduras presentes nas frutas ou mesmo já impregnadas nos barris, em um processo que dura alguns meses.



Recentemente, uma marca de cerveja resolveu fazer cervejas somente com frutas típicas do Brasil, a Amazon Beer, seus sabores são Açaí, Priprioca, Tapereba, entre outras com características da região da Amazônia, provando assim a ascensão das cervejas com frutas.







Mas nem sempre adicionar uma fruta em uma receita pode dar certo, se participar do processo de fermentação, pode ter as características alteradas e o sabor as vezes não conferir com a fruta fresca.



Por regra, a preferência deve ser dada para frutas que são azedas e ácidas, deixando de lado frutas com gosto mais adocicado, mas se houver harmonia no gosto e aroma, também poderão ser utilizadas com os demais tipos de cervejas.



Esse tipo de cerveja costuma ter uma aceitação maior pelo público feminino, sendo então uma espécie de “porta de entrada” para busca por cervejas mais nobres. Por sinal vem aumentando o consumo desse tipo de cerveja pelo público feminino e masculino no mercado brasileiro.



Portanto, eu indico “de olhos fechados” esse tipo de cerveja, embora seja um gosto bem específico, costuma agradar aqueles que as experimentam. Citarei 5 exemplos de cervejas que gosto muito:



1 - Patagonia Weisse Witbier (casca de laranja e coentro)





2 - Kriek Boon (cereja)



3 - Amazon Açaí





4 - Wells Banana (minha preferida)





5 - Blue Moon (casca de laranja)











Deixe seu comentário, suas dúvidas e conhecimentos para interagir com a galera!



No Promobit temos uma página de categorias voltadas somente para cervejas:

https://www.promobit.com.br/pr...cerveja/s/

Compartilhe: