Promobit
Avatar do membro ULISSES L LINHARES
12
Conversas Livres

5 dicas para quem vai comprar no Black Friday

por ULISSES L LINHARES (@ulisses_linhares)

16 de novembro de 2017 às 10:46

25

0

3

1 - Verifique se o site de compras é seguro



Antes de fornecer seus dados pessoais e de cartão de crédito, tenha certeza que o site de compra é seguro. Esta confiabilidade é confirmada por um cadeado ao lado do endereço no navegador ou ainda pelo nome da página que aparece destacado em verde. Isto significa que a página tem conexão HTTPS que criptografa suas informações e as protege de criminosos.



Observe também se o site possui o selo Black Friday Legal. Ele garante descontos reais e é a prova de que a loja realmente existe. Para conseguir este selo os lojistas passam por uma inspeção feita pela Câmera Brasileira de Comércio Eletrônico, que verifica se existem irregularidades com o estabelecimento.



2 - Conheça os sites não recomendados



Estar ciente de quais sites não são recomendados pelos consumidores pode evitar dores de cabeça futuras. Esta lista divulgada pelo Procon é uma boa ferramenta para observar os sites que podem ser uma cilada. Escolha comprar sempre em lojas que tenham boas recomendações. Assim, você terá mais garantias de receber o produto no prazo e em boas condições.



3 - Compare preços



Uma das reclamações dos consumidores é a desconfiança de que todos os produtos ofertados no Black Friday realmente estão mais baratos. Por isso, antes de confirmar a compra, vale conferir se o preço realmente caiu e até selecionar a loja virtual com menor valor, desde que ela siga as recomendações citadas acima. Para isso, utilize sites de buscas por preços, como o Zoom e o Buscapé. O buscador garante apresentar apenas ofertas reais, para que os consumidores não sejam enganados.



4 - Mantenha o antivírus atualizado e ativo



Esta dica serve para o ano todo, mas, vale ressaltar que em períodos de grandes ofertas online, os ataques de malwares tendem a aumentar. Cibercriminosos se aproveitam de eventos como este para roubar os dados dos usuários e de cartões de crédito. Além de ter um antivírus no seu computador, evite navegar por sites suspeitos e clicar em links desconhecidos para garantir que o seu computador não seja infectado por nenhum malware.





5 - Evite fazer compras online por computadores compartilhados



Se você costuma usar PCs em cafés, bibliotecas ou outros estabelecimentos, evite usá-los para fazer compras online ou acessar seu internet banking. Se fizer alguma compra, opte por cartões pré-pagos. Ao acessar e-mail e redes sociais, lembre-se de fazer logoff ao sair. Desta forma você evita que seus dados sejam vazados e suas contas hackeadas.

6 (Plus) - Atenção ao usar redes sem fio abertas



Redes Wi-Fi abertas, como as que estão disponíveis em praças e outros locais públicos, são propensas a deixar seus dados expostos. Mesmo que você esteja acessando sites seguros, se o roteador for invadido, ele pode ser interceptado por criminosos virtuais e seus dados, incluindo informações bancárias e de cartão de crédito, ficarão à mercê dos crackers. Prefira sempre se conectar por redes que solicitem senha.





Seguindo estas dicas, as chances de você cair em uma cilada online diminuem. Fique atento e, boas compras!

Compartilhe: