4

220 volts vs 110 volts - A famosa polêmica ~

30 de Novembro de 2019 ás 22:47
Artigos
0
10

Galera,

Deixo aqui um vídeo que com certeza vai ajudar muita gente com essa mesma dúvida, 220v é mais econômico do que 110v?

O vídeo é meio lento, mas deixa claro o que rola por trás dessa polêmica.

Importante:

O Objetivo desse tópico é para ajudar a comunidade e pessoas leigas no assunto, como eu já tive essa dúvida.

Então, por gentileza, faça comentários construtivos e que de fato vão ajudar a comunidade. Então se quiser acrescentar algo ou coisas úteis, é para isso que o tópico foi aberto.

Ah, e não sou um expert no assunto.

Vou resumir: há diferença no consumo sim, mas é ínfima se a instalação for feita corretamente. Já o custo de instalação é diferente, pois para 220 V pode-se usar fios de calibres menores (mais baratos).

responder
Reportar
@feedback_tecnologia

Tenho em casa vários produtos 220v que trouxe da Europa o que dizer principalmente meu ferro consome menos que os 110v

responder
Reportar
@lucas_azevedo_794581

Resumo: Tecnicamente sim pq menos Volts = + corrente e mais dispersão por calor
Na prática, não porque a corrente ainda é baixa demais pra dar diferença. Mas 220V ainda sao superiores por oferecerem menor corrente e mais facilidade de manuseio.

responder
Reportar
@pedro_fernandes_431165

Aproveitando o Tópico.
Uma dúvida, caso possam ajudar...
Minha instalação é de 110 volts e com tomadas de 10a e todos os novos aparelhos, neste caso os de cozinha, panelas e fritadeiras eletricas vem com pinos de ou saída de 20a, um bom adaptador de marca qualificada resolve ou realmente é necessário trocar as tomadas?
Atualmente estou usando a fritadeira na minha tia por ter tomada de 20a, eu uso um adaptador de 20a para ligar a cafeteira da Nespresso por ser uma rapida utilização, mas tenho receio de usar para preparar comida que é mais demorado.
Obrigado.

responder
Reportar
@thiagos0

pedro_fernandes_431165 Acho que o mais seguro seria consultar um eletricista e também pesquisar. Mas o ideal é que para essas tomadas o circuito não sejam compartilhado com outros. Aqui em casa o microonda tem uma tomada só pra ele, a fixação vai direto para um disjuntor separado para ele.
Pode ser exagero, mas prefiro assim. Mas dá uma pesquisada, e se achar algo, compartilha com agente. vlw

responder
Reportar

pedro_fernandes_431165 tem que ver a potência desses aparelhos. Se em consumo máximo é maior do que a fornecida por 10 A, troque. E deixe uma margem de segurança para o cálculo da tomada.

responder
Reportar
@allangeoffroy

pedro_fernandes_431165 Troque as tomadas. As de 10 A foram projetadas para suportar até no máximo esta corrente (com uma pequena margem de segurança). Se você forçar o uso de uma corrente maior através desse adaptador, por exemplo, pode gerar um superaquecimento e causar um curto-circuito. O prejuízo é maior e é até perigoso.

responder
Reportar
@hugo_martins_908764

Para produtos que geram calor, exemplos de secadoras de roupa, chuveiro, ferro de passar roupa, dá diferença grande sim, para itens como tv, radio etc, há diferenças mas bem pequenas.

responder
Reportar
@pedro_fernandes_431165

Thiago Souza, Mickael Fernandes, Allangeoffroy e Hugo Jean, camaradas... muito obrigado pelas dicas/informações, ajudaram bastante, eu vou trocar as tomadas para não dar problemas.
Por enquanto vou continuar fazendo na minha tia e amanhã mesmo vou falar com um eletricista.
Valeu.

responder
Reportar
@thiagos0

opa, sucesso, feliz em ajudar!

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?