Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guias de Compra

Xiaomi 12 é bom? Conheça o novo topo de linha da marca

Com design que destaca a lente principal, bastante poder de fogo e carregador potente, o aparelho chegou ao Brasil oficialmente em maio.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

23 de mai de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A categoria dos smartphones topo de linha ganhou mais um smartphone para acirrar a disputa de melhores aparelhos de 2022, o Xiaomi 12 que perdeu o nome “Mi”, antiga identificação dos aparelhos premium da marca, e chegou ao Brasil com preço salgado, mas com ficha técnica de respeito. Para você que está curioso se o Xiaomi 12 é bom, confira nossa análise das especificações do aparelho e saiba se ele é melhor que os smartphones mais potentes da Samsung e Motorola.

Sim, o Xiaomi 12 é bom, mas o preço pode assustar

Como será possível constatar a seguir, o Xiaomi 12 é bom por ser um aparelho topo de linha competente e com especificações atualizadas para 2022. Isso significa dizer que o aparelho não conta com nenhuma especificação ruim e ainda oferece excelente tela, desempenho avançado, um design interessante, embora a avaliação do visual do aparelho seja algo subjetivo. Outro diferencial do Xiaomi 12 é o carregador incluso na caixa que além de ser algo positivo só por já estar incluso, também é bastante potente e capaz de carregar o aparelho com rapidez. Confira os detalhes do Xiaomi 12. 

Design 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Design moderno com formas aderentes para manuseio e um módulo de câmera que faz questão de destacar a lente principal de 50 MP que é maior que as demais, além do próprio módulo que é consideravelmente elevado em relação a tampa do aparelho. Com bordas traseiras e frontais curvas de forma simétrica, o Xiaomi 12 é capaz de agradar aos olhos e também possui boa pegada. 

Na parte inferior temos uma das saídas do sistema de áudio assinado pela Harman Kardon, gaveta de chips e porta USB-C, enquanto na lateral direita está o botão de volume e botão de energia. Já na parte superior encontramos a segunda saída de áudio que compõem o sistema estéreo, enquanto a lateral esquerda é totalmente lisa.

Tela 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em um aparelho topo de linha tem uma tela de alta qualidade que é praticamente um pré-requisito e o Xiaomi 12 não deixa por menos, já que é equipado com um display bastante tecnológico e condizente com as exigências dos aparelhos premium de 2022. A tela do smartphone da Xiaomi é OLED com 6,28 polegadas e taxa de atualização de 120Hz, além de taxa de sensibilidade ao toque de 144 Hz, resultando em imagens fluidas e resposta quase imediata ao toque.

A qualidade das imagens exibidas também são elevadas, com resolução Full HD+, suporte às tecnologias de melhora de imagem Dolby Vision e HDR10 +. O display também conta com até 16 mil níveis de ajuste automático de brilho e alguns para situações específicas, como exposição à luz solar ou ajuste para leitura. 

Desempenho

Falar do desempenho de um smartphone premium pode ser um pouco óbvio, já que não é possível esperar menos do que uma usabilidade lisa para qualquer aplicação ou até no multitarefa e em jogos mais exigentes. Essas expectativas devem ser correspondidas no Xiaomi 12, que conta com o processador Snapdragon 8 Gen 1, mais recente chip para aparelhos premium da Qualcomm, além de 8 GB de RAM. Como já dizia um antigo slogan de uma fabricante dos pneus, potência não é nada sem controle e o Xiaomi 12 conta com uma generosa placa de resfriamento em seu interior para controlar a temperatura do aparelho sem atrapalhar a performance do chip.

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Assim como acontece com outros aparelhos da mesma categoria, como o Galaxy S22, o Xiaomi 12 também não precisa de uma câmera principal com muitos megapixels para fazer registros de alta qualidade. A lente wide do aparelho possui 50 MP, porém devido ao sensor maior que a média e ao poder de processamento do Snapdragon 8 Gen 1 as imagens e vídeos são bastante satisfatórias. 

O aparelho conta também com alguns recursos interessantes como o Xiaomi ProFocus para fotografar pessoas e objetos em movimento com mais nitidez, além do modo noturno para vídeos que através de inteligência artificial é capaz de aprimorar as cenas noturnas ainda durante a captação.

Completam o conjunto fotográfico a lente ultrawide de 13 MP e macro de 05 MP, além da lente frontal de 32 MP. O aparelho é capaz de registrar vídeos com resolução 8K a 24 FPS, 4K ou Full HD a 30 FPS, todas com HDR10. 

Bateria

A bateria do Xiaomi 12 está dentro da média para a faixa de preço com 4.500 mAh. Boa capacidade de autonomia de bateria, mas é quanto ao carregamento que o aparelho brilha, com seu carregador de 50W incluso na caixa e que é capaz de completar um ciclo de carregamento em apenas 53 minutos, logo para cargas rápidas apenas para assegurar a autonomia para o restante do dia o Xiaomi 12 ficará cerca de 30 mintuos na tomada. 

Preço e principais concorrentes

Com tais características, o Xiaomi 12 é um smartphone que disputa mercado com outros topos de linha, como o Galaxy S22 e S22+ e com o Motorola Edge 30 Pro, aparelhos que possuem ficha técnica equivalente: telas de alta qualidade, o mesmo processador e conjunto de câmeras semelhantes.

Apesar do preço de lançamento no Brasil de R$9.500, patamar de valor próximo do Galaxy S22 Ultra, o aparelho da Samsung está um degrau acima em suas especificações. Entretanto, o aparelho da Xiaomi pode ser mais vantajoso em caso de compra via importação.

Ficha técnica

Tela AMOLED, 6,28, Full HD+. 120 Hz
ProcessadorSnapdragon 8 Ger 1
RAM8GB de RAM 
Armazenamento256GB de armazenamento
Câmeras traseiras50 MP – Wide13 MP – Ultrawide05 MP – Macro
Câmera frontal32 MP
Bateria4500 mAh
Dimensões e peso152.7 x 69.9 x 8.16 mm | 180g

Confira aqui no Promobit as melhores promoções de celulares android e economize ainda mais em suas compras com cupom Americanas ou cupom Casas Bahia.