Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

Grandes varejistas: Walmart

A rede americana já conquistou muitos clientes no Brasil e agora expande seu funcionamento por markeplace

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

19 de abr de 2018

0 comentários

Compartilhe:

O Walmart é uma das lojas mais queridas pelos brasileiros que compram pela internet. Presente no Brasil há mais de 20 anos, contamos para você um pouco dessa história de sucesso, assim como dicas para economizar comprando no varejista e que tipo de produtos você pode encontrar na loja.

Walmart promoções

A história do Walmart

A rede Walmart surgiu em 1962 na cidade de Rogers, no estado de Arkansas, nos Estados Unidos, fundada por Sam Walton. Após dez anos cuidando da loja, Walton decidiu abrir o capital para acelerar a expansão da marca, chegando aos anos 1970 com mais de 250 unidades em 11 estados estadunidenses, até que eventualmente o Walmart se tornou a maior rede de varejo dos EUA. O Walmart é uma marca tão forte nos Estados Unidos que um em cada 4 dólares são gastos nas lojas da marca.

Foi em 1991, apenas 29 anos depois de a inauguração da marca, que foi aberta a primeira unidade em outro país: a loja da Cidade do México. Após o marco, o Walmart abriu lojas também no Canadá, em 1994; no Brasil, em 1995; na China, em 1996; e no Reino Unido, em 1999, além de muitos outros países.

Atualmente, o Walmart conta com mais de 11 mil lojas em 27 países e emprega mais de 2 milhões de funcionários. Ela é a maior loja do varejo americano e em 2016 gerou mais de US$ 481 bilhões com suas vendas no mundo todo.

walmart mercado

No Brasil, o primeiro Walmart foi aberto em Osasco e a empresa focou seus negócios na região Sudeste antes de expandir a marca para outros estados. O CEO do Walmart no Brasil é Flavio Cotini, que assumiu o cargo em 1º de fevereiro de 2016.

As marcas Walmart Supercenter, Walmart Supermercados, Maxxi Atacado, TodoDia, Sam’s Club, Hipermercados BIG, Hiper Bompreço, Supermercado Bompreço, Mercadorama e Nacional também pertencem à empresa aqui no Brasil.

O Walmart é uma loja confiável?

Sim, o Walmart é uma loja reconhecida mundialmente e com uma ótima reputação no Brasil. A loja online do Walmart possui selo Ebit Diamante, considerado “excelente” e possui boa reputação no site Reclame Aqui.

Como funciona o sistema de marketplace do Walmart?

Em 2017, o Walmart anunciou que passaria a funcionar no Brasil apenas pelo sistema de marketplace, ou seja, a loja não mais utilizará estoque próprio e vai focar em operações de e-commerce com lojas parceiras, que usarão a plataforma online da empresa para oferecer seus produtos.

O marketplace funciona da seguinte forma: um site, normalmente do varejo, abre seu espaço online para que lojas e vendedores menores tenham a oportunidade de vender seus produtos, dando a elas mais visibilidade e economia (já que assim elas não precisam de um site próprio para realizar suas vendas. O varejista principal (como o Walmart, Carrefour, Submarino etc) fica com uma parte do lucro da venda e pode ou não ser responsável pela entrega do produto.

O processo do Walmart para funcionar com base apenas em marketplaces começou a partir de uma integração entre sua loja física e loja virtual. A ação foi parte de uma estratégia da empresa para proporcionar mais agilidade e eficiência aos seus negócios e oferecer uma variedade maior de produtos para os clientes.

Um ponto positivo de fazer suas compras no Walmart com o sistema de marketplace é que a oferta de produtos oferecidos é maior e você pode continuar aproveitando os cupons de desconto Walmart normalmente.

Principais categorias de produtos

O Walmart oferece uma grande variedade de produtos para os seus clientes, passando pelas principais categorias de ecommerce no Brasil, como informática, eletrônicos e games. Se você está querendo saber o que pode encontrar na loja, confira nosso pequeno resumo:

Eletrônicos: esta categoria traz aparelhos para todos os gostos, desde promoções de televisão e home theater, até produtos mais retrô como vitrolas. Aqui você também encontra som portátil, caixas de som e DVD Player.

smartphones 2017

Smartphones e celulares: uma das categorias mais procuradas pelos consumidores. No Walmart, você encontra  smartphones de modelos básicos, intermediários e avançados da Samsung, Motorola, LG, Lenovo, Quantum, Asus, Sony e Apple.

Games: uma das grandes categorias da loja é a de games, trazendo desde consoles de última geração, como PlayStation 4 e Xbox One, até alguns consoles das gerações passadas, como o PS3 e o Xbox 360. Aqui você também encontra diversos títulos para jogar, além de acessórios, tanto para consoles quanto para computadores.

Informática: o Walmart também é bem reconhecido em suas promoções de notebooks, monitores, desktops e outros tipos de aparelhos eletrônicos, como impressoras, scanners, projetores e até mesmo tablets e iPads.

Cama, Mesa e Banho: você pode encontrar diversos utensílios domésticos nessa seção, como toalhas, jogos de banho, jogos de cama, travesseiros, cobertores, edredons, toalhas de mesa, almofadas, cortinas e tapetes.

Eletrodomésticos: micro-ondas, climatizadores, fogão, geladeira, lava louças e até mesmo adegas são alguns dos itens que você pode encontrar nesta seção do site.

Esporte e Lazer: o Walmart e seus parceiros estão também atentos para oferecer itens ligados a esportes e atividades físicas. Fique de olho nesta sessão para encontrar bicicletas, skates, patins, óculos de sol e acessórios de musculação.


No Promobit você encontras as melhores promoções do Walmart, então não deixe de fazer sua Lista de Desejos e economizar nas suas compras!