Você sabe a diferença entre memória RAM E ROM?
RAM e ROM são termos fáceis de confundir. Mas, afinal, quais são as características e usos de cada uma dessas memórias? Saiba mais.

cantonunes
11 de abr de 2017
0 comentários
Conteúdo da página
Você já deve ter ouvido falar tanto de memória RAM quanto de memória ROM. Entretanto, nem todo mundo tem uma ideia clara de qual é a diferença entre elas e de como elas operam em seu computador ou dispositivo móvel.
Basicamente, a diferença é uma só: um chip de memória ROM não possui memória volátil e não precisa de uma fonte constante de energia para guardar as informações gravadas nela. Isso quer dizer que, mesmo quando o aparelho é desligado, este chip é capaz de armazenar os dados.
Por outro lado, um chip de memória RAM é de capacidade volátil e precisa estar sempre ligado, ou seja, alimentado por uma fonte de energia para reter as informações enviadas para ele. Assim que o aparelho é desligado, a memória RAM perde todos os dados ali contidos, ou seja, ela é “zerada”.
Um chip de memória RAM é mais poderoso que um de ROM, sendo usado principalmente nas operações de um computador ou smartphone enquanto ele está ligado. É a memória RAM quem garante o funcionamento de aplicações (programas, aplicativos, jogos e outros), depois que um aparelho é ligado e seu sistema operacional iniciado. Um chip de memória RAM pode suportar múltiplos gigabytes de capacidade, passando de 16 GB por chip. A transferência de dados para a memória RAM também é mais rápida, pois isso ela é tão necessária para rodar aplicações mais pesadas como jogos ou softwares gráficos, por exemplo.
Um chip de memória ROM, por sua vez, não armazena muito mais do que alguns megabytes — cerca de 4 MB ou pouco mais do que isso por chip. Além disso, o processo de gravação de dados neste tipo de memória é mais lento. Porém, a presença de um chip de memória ROM em um aparelho é essencial, pois ele é o que geralmente segura as aplicações base de um dispositivo. Como a memória ROM não é volátil, ela é usada em PCs para guardar a BIOS do aparelho, código de programação que é responsável pela inicialização do computador, ou o sistema operacional no caso de um smartphone, por exemplo.
Para quem conhece os consoles retrô, outro uso conhecido dos chips ROM está em videogames como o Nintendinho original (NES), Mega Drive, Gameboy e outro. Os cartuchos destes videogames usavam chips ROM para guardar a programação dos games, que era lida pelo console assim que o cartucho era inserido.
Apesar da confusão, provavelmente o tipo de memória que é mais importante para o consumidor é a RAM, já que ela ajuda a definir a velocidade de processamento em um PC ou em um smartphone. Ao carregar esta página para ler este texto, você estará usando a memória RAM de seu computador ou smartphone. Mas se você decidir salvar esse texto, então está utilizando a memória ROM do seu aparelho. Portanto, vale a pena ficar atento à capacidade de memória RAM antes de escolher um novo PC ou smartphone.
Promoção de Informática, Placa de vídeo e mais é no Promobit

O que é roteador Mesh? Vale a pena o investimento?

Placa de vídeo externa para notebook vale a pena?

Ryzen 5600: por que o processador é um ótimo custo benefício

Intel Pentium Gold: a linha de processadores básicos é boa?

O que é cooler e como ele funciona na refrigeração do seu PC?
