Promobit
Comparativos

Vale a pena reservar produtos online para pagamento em loja física?

Fazer a reserva de um produto online e realizar o pagamento em loja física tem vantagens e desvantagens. Veja nossa análise sobre essa nova função oferecida por algumas lojas

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

20 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Desde o ano passado, algumas lojas que atuam tanto no comércio físico quanto no online passaram a permitir que os compradores reservassem os produtos desejados pela internet e depois buscassem e realizassem o pagamento dos itens diretamente em uma loja física. Segundo as empresas, essa nova opção de compra é uma forma de incentivar pessoas que tem medo de pagar pela internet a começar a aproveitar o comércio online.

Leia também: Comprar online e retirar em loja física vale a pena?

Trouxemos alguns pontos sobre as vantagens e desvantagens de pagar na loja para você considerar se essa estratégia vale a pena para as suas compras.

compras-com-cartao

Vantagens

É sempre bom lembrar que, como diversas outras funções de compra disponibilizadas pelas lojas, reservar um item pela internet e pagar na loja vai ter vantagens para algumas pessoas e não para outras. É importante identificar qual a sua situação em cada momento, principalmente se seu objetivo final for economizar.

Algumas das lojas que passaram a aceitar esse tipo de procedimento foram as marcas da Via Varejo, como Ponto Frio e Extra, e elas também apontaram claramente o público-alvo que desejam atingir: pessoas que tem medo de colocar seus dados de cartão de crédito na internet. Nesse caso, a pessoa poderá fazer todo o procedimento online e depois escolher uma loja para buscar a compra.

Para esses casos e também para quem não possui cartão de crédito, o esquema de compra pode sim ser vantajoso (se você considerar o tempo e esforço de se deslocar até a loja).

Esse método também pode ser vantajoso caso o frete para sua casa seja muito caro, ou caso você tenha alguma urgência em adquirir o produto. Preste também atenção no fato de que geralmente a reserva do produto dura apenas 24 horas.

Desvantagens

É claro que quem optar por fazer o pagamento na loja terá que colocar na ponta do lápis o gasto que terá com transporte até a loja e também custos extras, como estacionamento (caso vá de carro). Para muita gente, essa é uma grande desvantagem e faz com que o processo não valha a pena.

Outro ponto bastante importante é que muitas vezes os cupons de descontos e preços promocionais oferecidos na loja online podem não ser válidos na hora do pagamento na loja. Então, se você está pensando em formas de economizar, o método pode ser uma grande desvantagem para você.

Conclusão

Em geral, as situações em que uma pessoa pode se beneficiar do método de reservar o produto online para buscá-lo na loja são bem específicas: quando você não tem cartão ou não quer colocar seus dados online e quando você tem pressa em conseguir o produto. São situações bastante válidas e, se for o seu caso, pode sim valer a pena apostar nesse método.

Para quem já está acostumado a realizar as compras pela internet, não tem tanta facilidade para se deslocar até a loja e/ou gosta de aproveitar as promoções do comércio online, essa maneira de fazer o pagamento já não é nada vantajosa.


E você, o que acha desse método de compra? Se optar por comprar e pagar online, aproveite as promoções e cupons do Promobit para economizar!