Promobit
Promobit Explica

Vale a pena instalar placa de vídeo em notebook?

Notebooks ganham muitos pontos quando se trata de mobilidade, mas a dificuldade de atualizar as peças é um problema para muitos. Vale a pena insistir e instalar uma placa de vídeo nova no seu notebook?

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

18 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Notebooks gamers conseguem competir de igual para igual com desktops quando se trata de qualidade e performance e ainda contam com a vantagem de serem portáteis. Mas quando se trata de atualizar as peças, eles deixam a desejar. E uma das dúvidas que mais fica na cabeça dos gamers é se vale a pena instalar placa de vídeo em notebook.

Existem formas de atualizar sim a sua placa de vídeo, até mesmo trocando o modelo que vem junto com o seu notebook. Neste texto, vamos analisar se realmente vale a pena investir nesse processo ou se é melhor já garantir um notebook novo.

É possível trocar a placa de vídeo de um notebook?

notebooks para comprar 2018

Sim, em alguns casos é possível trocar a placa de vídeo do seu computador, mas é importante lembrar que não é uma tarefa fácil e em muitos casos, é possível que o processo acabe nem valendo a pena.

Primeiro por causa da garantia de fábrica que vem com os notebooks. A maioria das empresas considera que, para que a garantia seja válida,  a parte interna do notebook não pode ser aberta e, claro, para trocar a placa de vídeo o primeiro passo é romper o lacre e abrir o notebook, então bye bye garantia de fábrica.

Além disso, grande parte dos notebooks vem com placa de vídeo integrada, que é (falando de forma bem simplificada) praticamente soldada na placa mãe, fazendo com que a troca seja impossível.

E se caso o seu notebook permitir a troca, também existe a questão de placas de vídeo para notebook serem bastante caras, o processo de instalação ser bastante complexo e diferente de instalar placa de vídeo em um desktop.

Placa de vídeo externa pode ser uma opção?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As placas de vídeo externas podem ser conectadas em um notebook por uma entrada USB, o que faz com que elas sejam bastante práticas, mas é preciso ficar atento porque elas não funcionam em todas as situações.

Placas de vídeo externas precisam de alimentação própria e conexão específica ao computador em que serão instaladas. A conexão entre esses modelos e o notebook acontece por entrada USB-C ou Thunderbolt 3 e o notebook precisa ter a entrada apropriada e suporte para rodar a placa externa em bios.

Infelizmente esses modelos são extremamente caros e você ainda precisa investir em um docker para fazer a conexão corretamente e nem sempre a performance vai alcançar o nível do mesmo modelo de placa, só que integrado.

Conclusão

A verdade é que, mesmo com todas as gambiarras que você possa imaginar, instalar uma nova placa de vídeo em um notebook não vale a pena. Sabemos o quanto um notebook novo é caro, principalmente no nicho gamer, e que mudar apenas um componente parece ser uma saída mais barata, mas este não é o caso.

As placas de vídeo externas também costumam ter um custo muito alto, fazendo com que não sejam um bom investimento.

Talvez no futuro surjam bons modelos de notebook que permitam a troca de peças internas de forma mais fácil, principalmente de GPUs, mas, por enquanto, se você pretende trocar as peças constantemente, é melhor realmente investir em um desktop.


Se um notebook novo está nos seus planos, aproveite as ofertas de notebook gamer que o Promobit separou para você! Nossos cupons de desconto Pichau e cupons Kabum também vão ajudar você a conseguir os melhores preços para seu desktop.