Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Vale a pena comprar eletrodoméstico usado?

Está pensando em comprar um eletrodoméstico usado para economizar? Ajudamos você a analisar se essa opção vale realmente a pena

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

13 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Quando a grana aperta, pensamos em mil possibilidades para economizar e às vezes parece que é nesse momento que ocorrem os imprevistos. A geladeira ou o fogão dá defeito e logo pensamos em comprar um usado. Mas será que essa prática vale a pena? Separamos algumas perguntas em tópicos para ajudar você a analisar se vale realmente a pena comprar um eletrodoméstico usado.

Por que você está comprando usado?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A primeira pergunta a se fazer quando você está pensando em comprar um eletrodoméstico usado é a razão disso. Pode ser porque o seu realmente tenha dado defeito, porque você vai se mudar e não tem dinheiro para investir em um novo no momento ou porque realmente quer economizar e gastar o dinheiro da sobra de um novo em outro produto ou até mesmo em passeios e viagens. Vamos analisar cada caso.

Se o seu produto deu defeito e não está na garantia (se estiver, use-a: segundo o Código de Defesa do Consumidor o fornecedor deve resolver o problema em até trinta dias), é interessante verificar primeiramente em uma assistência técnica se ele não tem conserto e quanto fica. Isso é mais simples do que procurar por outro produto, entrar em contato com o vendedor e fazer o processo de venda. Além disso, nada melhor do que continuar com um produto que a gente já conhece e gosta, não é?

Agora, se você vai se mudar e quer montar a casa com eletrodomésticos usados ou economizar o dinheiro da sobra de um novo, deve conversar bastante com o vendedor sobre o produto: se ele já apresenta algum defeito, se já deu problema anteriormente, há quanto tempo o produto foi comprado, se há alguma peça ou dispositivo nele que já foi trocado e outras, para você saber exatamente o estado de conservação do eletrodoméstico. Também deve ficar atento aos tópicos seguintes:

Você pretende trocar o produto logo?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Essa é uma questão importante, porque produtos usados naturalmente já estão mais desgastados do que os novos, tanto pelo uso quanto pelo tempo, e por essa razão duram menos do que um comprado na loja (a variação depende de quanto tempo o produto esteve com o vendedor).

Assim, comprar usado pode ser uma boa opção se você precisa emergencialmente de algum eletrodoméstico (como geladeira ou fogão) e depois pretende trocá-lo por um mais moderno, mas a longo prazo pode ser mais interessante guardar o dinheiro ou até deixá-lo rendendo para conseguir comprar um novo.

Para conseguir comprar eletrodomésticos mais baratos, você pode optar por pagar à vista (que geralmente tem 5% ou 10% de desconto) e acompanhar as promoções aqui do Promobit.

Ele está com a nota fiscal?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A questão mais importante a se fazer ao vendedor antes de comprar um eletrodoméstico usado é se o produto ainda tem nota fiscal. Se ele não tiver, não compre. É ela que mostra onde e quando o consumidor primário adquiriu o produto, além de todas as especificações dele (marca, modelo, número de série, etc) e é com essa nota que dá para fazer qualquer reclamação do produto nos órgãos de defesa do consumidor.

Além disso, a nota fiscal ajuda o governo a controlar e calcular quanto está sendo arrecadado de imposto no país. É por isso até que existem incentivos de devolução de impostos sobre as notas, como o Nota Fiscal Paulista.

Afinal, comprar eletrodoméstico usado vale a pena?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A resposta a essa pergunta vai depender exclusivamente do consumidor, já que a disponibilidade financeira está em jogo. Mas comprar usado só se torna interessante se houver uma rápida substituição do produto (e nestes casos às vezes pode ser melhor usar o dinheiro do usado em um produto novo) ou extrema necessidade, porque eletrodomésticos usados tem baixa duração, além de não serem os mais modernos do mercado.


Se você não pretende comprar produtos usados, aproveite as promoções de eletrodomésticos do Promobit e dê uma olhada nos nossos cupons de desconto para fazer compra com menores preços!