Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Tudo que você precisa saber antes de comprar panela de cerâmica

Conheça as qualidades e pontos de atenção na hora de comprar uma panela de cerâmica.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

29 de nov de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Um dos matérias que mais têm chamado atenção de quem vai comprar panelas, e não apenas pela beleza, é a cerâmica, que possui diversas qualidades, como seu revestimento antiaderente e uma impressionante capacidade de manter o calor e, por consequência, os alimentos quentes por mais tempo enquanto as pessoas se servem.

Além das características e qualidades da panela de cerâmica, existem alguns outros pontos que exigem atenção na hora da escolha, desde a composição do material até os pratos que pretende fazer com o utensílio. Para ajudar você a fazer a melhor compra, nós separamos alguns pontos nos quais você deve prestar atenção.

Cerâmica refratária ou revestimento de cerâmica?

O primeiro ponto que você precisa saber é que existem dois tipos de panela de cerâmica. As que são construídas 100% em cerâmica, podendo ter apenas alguns elementos de outros materiais, como cabo e tampa, e as panelas com revestimento cerâmico, que contam apenas com uma camada de cerâmica em seu interior e, algumas vezes, exterior.

Existe uma diferença crucial entre os dois tipos de panela de cerâmica: a retenção e distribuição de calor. Se nos modelos 100% cerâmicos o material tem como uma das principais características a manutenção do calor por um maior tempo, isso não acontece nos produtos que contam apenas com o revestimento, pois será o material de base que ditará o comportamento do aquecimento.

Panelas ceramicas 3

Cerâmica não libera elementos tóxicos

Um dos diferencias do material é ser 100% atóxico, ou seja, não libera em nenhum nível materiais tóxicos, nem em formato de micropartículas nem vapor, como pode acontecer com outros modelos. Apesar de alguns materiais, como aço inoxidável, também serem atóxicos, essa não é uma garantia.

Panela de cerâmica mantém alimentos quentes

Como já adiantamos essa característica, vamos falar mais um pouco sobre ela. A cerâmica possui uma relação com o calor diferente de outros materiais. É necessário um tempo maior para que a panela chegue na temperatura em que se inicia o cozimento dos alimentos. Por outro lado, quando o material aquece sua distribuição é uniforme por toda a extensão e também demora muito mais para esfriar.

Essa característica faz com que os processos utilizados para o preparo dos alimentos sejam diferentes. Por exemplo, como a cerâmica leva mais tempo para aquecer, receitas que dependem de cozimento lento terão um ótimo resultado com o material. Além disso, de acordo com o prato, é possível desligar o fogo antes de finalizar o procedimento e levar a panela diretamente para mesa, onde o calor completará o processo e o alimento estará no ponto correto e permanecerá quente.

Apesar do material poder ser colocado diretamente no forno, a cerâmica não é indicada para receitas que dependam de uma mudança rápida de temperatura, como acontece com bolos e suflês. Por isso, na hora de selecionar a panela, a decisão deve estar de acordo com a receita a ser executada.

Revestimento cerâmico antiaderente

Apesar das panelas de cerâmica refratária não possuírem revestimento antiaderente (embora consigam ter um bom desempenho), é bem fácil encontrar um modelo que não conte com essa característica.

O revestimento cerâmico antiaderente é um dos melhores do mercado, sendo superior ao teflon, que é mais popular devido ao preço e facilidade de ser encontrado. Para quem gosta de grelhar e fazer alimentos com pouco óleo ou azeite, pode ficar tranquilo pois os alimentos não grudam na panela. Uma frigideira mais alta com o revestimento é uma das melhores escolhas para quem gosta de fazer carnes mais altas ou até mesmo selar peças inteiras para finalizá-las no forno.

panela ceramica 2

Panelas de cerâmica são resistentes?

Sim. O material é bastante resistente, principalmente ao choque térmico, o que permite que as panelas de cerâmica sejam tiradas do fogo direto para a pia, seja de pedra ou inox, sem perigo de danificar a panela. Também é possível levá-las ao forno ou guardá-las na geladeira sem problemas.

Apesar da cerâmica refratária ser resistente a riscos, permitindo até mesmo o uso de palha de aço para sua limpeza, os modelos que contam com revestimento de cerâmica antiaderente não são tão robustos assim, sendo necessário um certo cuidado na hora de limpar as panelas para que não haja desgaste. A vantagem é que o revestimento antiaderente impede que os alimentos e a gordura grudem na superfície. Por isso, com o uso de detergente e a parte macia da esponja é possível fazer a limpeza sem problemas.

Já em relação a quedas e choques, a cerâmica não é tão resistente assim, por isso, é preciso ficar atento ao manusear as panelas.

Preço da panela de cerâmica

Consideravelmente mais cara, a compra da panela de cerâmica deve ser interpretada como um investimento, pois os ganhos com saúde, durabilidade e o sabor dos alimentos compensam bastante.

Na hora da compra, é preciso ficar atento a dois pontos: se o modelo é 100% cerâmica e a espessura do fundo da panela. O primeiro garante que você conte com todas as qualidades do material, como explicamos acima. Já o segundo item garante a durabilidade e distribuição de calor adequada. O ideal é que a panela tenha 3 mm de espessura, mas modelos de 2,5 mm podem ser boas soluções.


Esse conteúdo foi útil para você? Conseguiu se decidir se vale a pena comprar uma panela de cerâmica? Aproveite as promoções e cupons de desconto para pagar o mínimo possível no modelo ideal para você.