Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Comparativos

TU8000 vs RU7100: as novidades da nova 4K da Samsung

Analisamos as diferenças na TU8000 de 2020 em relação a RU7100 de 2019.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

19 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A Samsung apresentou seu novo portfólio de TVs 4K para 2020. São 19 modelos de diferentes categorias, entre eles a TV TU8000, substituindo a RU7100, que é um sucesso de vendas por ser um modelo de bom custo-benefício. No comparativo TU8000 vs RU7100, confira quais as novidades da nova TV 4K de entrada da Samsung.

Comandos de voz e integração com a Alexa

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O controle remoto único da Samsung presente na RU7100 já destacava-se por suas característica simples, com poucos botões e pelo dinamismo de controlar também outros aparelhos de diferentes marcas como Home Theater, Blu Ray e decodificador da TV por assinatura. Porém, agora o controle remoto ganhou um microfone receber comandos de voz em português. 

A inteligência artificial Bixby da Samsung continua na TV, mas diferente de alguns smartphones da empresa, a assistente ainda não está compatível com o português. Para se fazer entender em português com a nova TU8000, o usuário pode aderir a Alexa da Amazon que amplia as possibilidades de converter a TV em uma central de comando para uma casa conectada, controlando diferentes aparelhos inteligentes conectados à mesma rede de internet. Um update para o Google Assistente deve acontecer nos próximos meses, tornando a TU8000 ainda mais completa. 

Processador Crystal 4K

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O nome Crystal para a linha de TVs 4K de entrada não possui relação com alguma especificação especial da tela, mas é o nome do novo processador que equipa a linha. O processador Crystal é capaz de processar com maior velocidade e na prática isso implica em entre outras coisas upscaling mais rápido e eficaz em comparação a antecessora RU7100. Ainda é uma TV 4K de entrada, mas é uma evolução para suportar também os comandos de voz.

Design e Conexões

O design da TU 8000 é semelhante ao da TV da geração anterior, porém um pouco mais elegante e com menos bordas em relação a RU 7100. Saem os os pés em formato de “v” para suportes mais inclinados semelhantes a um “Y”. A nova TV da Samsung possui canaletas na traseira para acomodar os cabos e conexões físicas mantêm-se as mesmas da RU 7100 com 3 entradas HDMI e 2 entradas USB.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A TU8000 mantém a conexão Bluetooth e o wi-fi evolui em relação a TV de 2019 que agora é compatível também com frequências de 5.0 ghz. A disponibilidade de tamanhos de tela também mudou. Enquanto a RU7100 possuía como menor opção uma tela de 43 polegadas, além de telas com 49, 50, 55, 58, 65 e 75 polegadas, a TU8000 possui tamanho mínimo de tela com 50 polegadas, mas acrescenta o modelo de 82 polegadas. As outras opções para TU8000 são 55, 65 e 75 polegadas. 

Modo Game e Modo Ambiente

A RU7100 já era uma TV com bom desempenho para jogos entre as opção de entrada, com input-lag de apenas 13,7 milisegundos, mas a sucessora TU8000 dedica ainda mais atenção aos consoles. A Nova TV da Samsung possui um Modo Game que detecta quando o console é ligado e automaticamente ativa funções específicas como diminuição da quebra de imagens e melhoria na exposição de luz em cenas mais escuras, ideal para visualização em jogos de terror. 

Já o modo ambiente possibilita exibir fotos e imagens na tela da TU8000 quando a tv não está sendo usada, diminuindo o brilho da tela. Ainda é um gasto de energia, mas caso não goste de ter uma tela escura em sua casa, pode ser uma alternativa. 

O que aparentemente não mudou?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No comparativo TU8000 vs RU7100, algumas especificações permanecem iguais como as tecnologias de melhoramento de imagem HDR premium e a frequência de tela de 60 Hz. A capacidade de áudio permanece a mesma com dois alto-falantes de 10w cada e suporte ao formato Dolby Digital Plus.

A parceria da Apple com a Samsung, pelo menos para TVs, continua e o Air Play  para espelhar a tela de dispositivos IOS na tela permanece na nova TV, assim como o aplicativo Apple TV Plus já vem instalado de fábrica no sistema operacional da TV. 


As melhores promoções de TV estão no Promobit. Modelos das principais marcas podem ficar ainda mais baratos aproveitando o cupom Submarino.