Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Sem categoria

Testamos o Chippu: aplicativo para acabar com as dúvidas sobre o que assistir no streaming

O aplicativo sugere filmes para ver nos streamings usando inteligência artificial e curadoria humana.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

26 de mai de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Atualmente são tantos filmes espalhados pelos vários serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video, que fica difícil decidir o que assistir. Ainda existe a situação de já saber o que quer assistir, mas ter que procurar em qual streaming o filme está disponível. Foi em busca de tentar atenuar essa dor da contemporaneidade que foi criado o Chippu, um aplicativo que funciona como curador de conteúdos de streaming. 

Testamos o Chippu para saber se ele é eficaz na missão de fazer com que fiquemos mais tempo vendo filmes do que escolhendo títulos que muitas vezes são apenas acrescentados à lista de favoritos. 

Como o Chippu funciona? 

Disponível em versões para android e IOS, o Chippu é gratuito e sugere filmes para assistir nos diversos serviços de streaming. As indicações são feitas de duas formas, a primeira funciona graças ao uso de inteligência artificial e de acordo com o gosto pessoal do usuário .

Ao fazer o download do aplicativo, o usuário seleciona opções baseado em filmes para responder a questionamentos como “uma pessoa para salvar o dia” e “qual a sua turma ideal”. De acordo com suas respostas, o aplicativo irá fazer indicações de filmes.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Após responder a algumas perguntas, o app começa a sugerir filmes baseado nas preferências do usuário.

Porém, além das indicações iniciais feitas por inteligência artificial, indicações posteriores são feitas aos usuários por uma equipe humana comandada pelo jornalista e produtor de conteúdo Tiago Romariz, um dos criadores do aplicativo.

Também é possível solicitar uma sugestão a qualquer momento com o botão “uma dica”. Basta escolher entre uma das opções de gênero de filmes (ação, animação, comédia, documentário, drama, fantasia, ficção científica, romance, suspense e terror) e a plataforma de streaming. Depois, o aplicativo oferece uma sugestão baseada no gênero e plataforma escolhida. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Ao solicitar uma dica, o app indica um filme de acordo com o gênero cinematográfico e plataforma escolhida.

Até o momento, o Chippu trabalha com indicações das seguintes plataformas: Netflix, Amazon Prime Video, Google Play Movies, HBo Go, iTunes, Looke, Microsoft Store, Netflix e Telecine Play. Vale destacar que algumas funcionam no sistema de assinatura, enquanto outras operam como locadoras digitais e ainda existem as híbridas entre os dois funcionamentos, como é o caso do Looke. 

Indicações temáticas e personalização

O aplicativo também sugere títulos por temas independentemente da preferência, como filmes relacionados ao dia do orgulho nerd ou obras que tenham relação com a temática “viagem no tempo”. Ao selecionar uma das sugestões, o aplicativo fornece informações sobre a duração da obra, ano de lançamento, gênero cinematográfico e em qual plataforma ele está disponível. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O usuário ainda tem acesso a uma sinopse do filme, informações sobre o elenco e uma nota de 0 a 5 para a obra, que é dada pela equipe de curadoria do aplicativo. Porém, cada usuário também pode selecionar os filmes que já viu e dar uma nota eles, fazendo com que a curadoria seja ainda mais direcionada. 

Usabilidade e curadoria

O Chippu, que significa dica em japonês, disponibiliza informações de mais de 10 mil filmes e a inteligência artificial do aplicativo funciona bem para ajudar a direcionar filmes de acordo com as preferências do usuário. Ao buscar por sugestões de filmes de suspense baseados no filme Seven, recebi como sugestão Os Implacáveis, uma obra de 1977 que nunca assisti e que certamente é uma sugestão que sai do óbvio, atendendo às expectativas de receber como indicação um título relacionado, mas que ainda não vi. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora as opções de serviços de streaming dentro do aplicativo sejam amplas, senti falta do Globoplay, que está crescendo em termos de catálogo e oferece muitas obras nacionais. O Chippu também não conta ainda com séries entre suas sugestões, mas tal implementação já está sendo desenvolvida. 


As melhores promoções de TV estão no Promobit. Sua nova TV 4K para assistir a filmes e séries pode fidar ainda mais barata aproveitando o cupom Americanas ou cupom Submarino.