Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Reviews

Review da Smartband Lenovo HW01 Plus

Conheça a smartband de entrada para você que está começando a monitorar suas corridas.

Avatar do membro Leandro Menezes

Leandro Menezes

17 de mai de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Há alguns dias recebemos aqui no QG do Promobit a Lenovo HW01 Plus, modelo de entrada da marca. Eu, que nunca tive uma smartband nem smartwatch, abracei o produto com a missão de testá-lo e deixar as primeiras impressões de alguém que gosta de tecnologia e pratica atividades físicas regularmente.

Lenovo HW01 Plus
Foto da caixinha que abriga a smartband

Perfil de uso

Sempre gostei de novas tecnologias. A minha namorada vive me dizendo que ainda está surpresa por eu não ter nenhum smartwatch ou produto similar. Na verdade, na minha opinião, esses aparelhos estão começando a ficar mais interessantes agora, faltava um pouco de maturidade para um uso mais completo. Infelizmente, os modelos que me atraem têm preços um pouco salgados, então continuarei sem nenhum por enquanto. Dito isso, minha ideia com a Lenovo HW01 Plus era simplesmente experimentar.

Hoje eu vou regularmente à academia e gosto de correr algumas vezes durante a semana. Pensar que eu poderia ter mais algumas informações sobre essas atividades, como frequência cardíaca, gasto calórico e distância percorrida foi bem atraente para mim.

Desempenho

Uma coisa que eu gostei bastante nesse aparelho é como ele é leve. Eu não gosto de dormir com relógio no pulso, mas para testar o monitoramento do sono eu tive que me “forçar” a fazer isso.

Acontece que não foi nenhum sacrifício, eu praticamente não sentia o aparelho e por conta disso ele não me atrapalhou nem diminuiu a qualidade do sono. As poucas funções que o aparelho oferece são bem competentes no quesito desempenho, não apresentou travamentos durante o uso em momento algum, muito menos qualquer lentidão.

Software e sistema

Como é um modelo de entrada, já é esperado que tenha funcionalidades limitadas. Em geral, o que o aparelho oferece é o padrão dos produtos, como:

  • Monitoramento do Sono
  • Monitoramento da frequência cardíaca
  • Monitoramento do gasto calórico
  • Distância percorrida no dia
  • Contador de passos
  • Cronômetro
  • Customização do formato do display
  • Sincronização com smartphone
  • Alarmes

Existe um app que você instala no seu celular chamado Lenovo Healthy (no meu caso é um iPhone mas também tem para Android). Esse aplicativo sincroniza com a pulseira inteligente e você consegue configurar algumas coisas na smartband, como alarmes e metas, e também visualiza seus gráficos de monitoramento (cardíaco, sono, etc).

Lenovo HW01 Plus app
Imagens do app na Google Play

O app vem com uma medida chamada Mio PAI (Personal Activity Intelligence), um novo sistema de medição de ritmo cardíaco. A partir dos dados captados, o PAI cria uma pontuação pessoal para você, mostrando o quanto você evoluiu e quanta atividade seu corpo necessita para se manter saudável.

O Lenovo Healthy também notifica alguns apps pela pulseira, mas a gama de aplicativos integrados é baixa. Praticamente só me alertava de SMS, Ligações e WhatsApp mesmo.

Ainda sobre o software, eu tenho uma decepção a compartilhar: se você espera estimar seu gasto calórico total do dia com esse aparelho, não vai conseguir. Ele leva em conta apenas os passos e a distância percorrida para calcular seu gasto calórico, ou seja, enquanto eu estava na academia fazendo um treino resistido com pesos, ele não contou nenhuma caloria gasta, claro, com exceção de quando eu fui buscar as anilhas para pôr no aparelho. Eu imaginei que ele fosse ao menos levar em conta o monitoramento cardíaco para estimar algum gasto calórico, mas não.

Ele funciona bem para atividades como caminhadas e corridas, aí sim eu senti que estava medindo com maior precisão. Mas ao fim do dia eu tinha gasto apenas 700~800 calorias. Ele não leva em conta sua TBM (Taxa Metabólica Basal), ou seja, seu gasto calórico mesmo que em repouso. Acredito que alguém que esteja começando atividade física como andar ou correr, vai ser melhor atendido. Mas para praticantes de musculação/natação/ciclismo, por exemplo, ele vai ficar devendo.

É uma smartband para corredores mesmo, isso é fato.

Display

O display é ruim de visualizar contra o sol, o que incomoda bastante, não precisa ser o sol do meio-dia, simplesmente ao sair na rua de dia, fica difícil de acompanhar o que está acontecendo pelo visor.

Lenovo HW01 Plus Brilho
No sol / fora do sol

A tela tem uma função legal, que, ao virar o pulso para visualizar a informação, ela acende, e enquanto você não está olhando, ela apaga sozinha para economizar a bateria.

Bateria

Esperava que fosse um pouco melhor, mas não chegou a incomodar. A bateria dura em média 5 dias de uso. Utilizando todos os dias e ativando a função de atividade física, em que ele monitora seus batimentos cardíacos com maior precisão, o consumo da bateria é elevado.

Estimo que se não habilitasse essa funcionalidade, duraria aproximadamente entre 6 e 7 dias.

O aparelho carrega em cerca de 3 a 4 horas no USB. Achei o tempo longo, poderia ser menor.

Outros diferenciais

Ao configurar a meta de passos do aparelho, ele envia uma notificação quando você cumpre a meta do dia.

Outra coisa que eu achei interessante foi o despertador dele, que vibra para te acordar. Uma das vezes eu voltei a dormir e após 5 minutos ele me acordou novamente. E no dia que eu acordei de primeira, ele não fez isso, ou seja, ele realmente viu que eu tinha voltado a dormir naquele dia.

Mas ficou devendo na sincronização. Eu uso iPhone e já tinha todos meus alarmes agendados, eu tive que agendar outros alarmes na smartband, e remover os do celular.

Pontos negativos

Eu tive um problema com o produto que me deixou bem chateado.

Depois de duas semanas de uso, eu percebi que a bateria estava acabando muito rápido. Comecei a testar o aparelho de forma diferente, desligando o mesmo para ir dormir. Acontece que mesmo desligando ele continuava com uma luzinha acesa que fica tentando monitorar minha frequência cardíaca. Parece que ela é a causa da drenagem de bateria.

Lenovo HW01 Plus desligada
Pulseira desligada

Pesquisei pela internet e vi vários usuários relatando esse problema, inclusive um deles comprou duas e uma tinha esse comportamento e a outra não. Entrando em contato com a fabricante, foi informado que é um problema de software e que algumas unidades apresentam esse traço negativo. Enquanto eles não soltam a atualização, isso pode acontecer com qualquer aparelho. Vi também que vários usuários conseguiram trocar por um novo sem problema nenhum.

No meu caso, a luz não apenas drenava a bateria, como me atrapalhava a dormir. Isso me deixou muito irritado e acabei parando de utilizar a smartband.

Outra funcionalidade do aparelho que parou de funcionar foi a de acender a tela quando eu girava o pulso para ver quanto tempo eu estava correndo. No começo isso funcionava, e a luz do monitor cardíaco também apagava.

Me pergunto se ele é realmente a prova de água (ele possui proteção IP67). Eu não tomei chuva nem nada com ele, mas será que não foi o suor que causou o problema?

Visão geral

Principais Características:

  • Função MIO PAI: O PAI é uma medida com base na frequência cardíaca cientificamente comprovada que informa quanta atividade você precisa para proteção máxima contra doenças cardiovasculares e outras doenças relacionadas ao estilo de vida sedentário.
  • Rastreador de Saúde Pessoal: monitor de frequência cardíaca, pedômetro e monitores de sono.
  • Vida Útil da Bateria e recarregável por USB: consome menos energia e geralmente pode aguardar por 7 dias.
  • Design à prova de água: padrão IP67 à prova de água, adequado para uso em casa, no escritório e durante atividades ao ar livre.

Funções:

  • Pedômetro
  • Lembrete sedentário
  • Monitor de ritmo cardíaco
  • Monitor de sono
  • Configuração de alarme

Conclusão

Eu particularmente gostei da experiência no geral e fiquei com muita vontade de comprar um modelo mais TOP. Se você ainda não tem uma opinião formada sobre possuir tais gadgets, ou se você é apenas um corredor, essa pode ser uma boa oportunidade de experimentação. Eu já vi o produto na promoção por preços em torno de R$90,00, acima disso não acho que valha o investimento.

Ressalto que a Lenovo HW01 Plus um produto indicado para quem pratica caminhadas ou corrida. Se você deseja um smartwatch para monitorar seus outros exercícios e gasto calórico com precisão, não recomendo o modelo.


Gostou do nosso review? Tem dúvidas sobre smartbands? Converse com a gente pelos comentários! E não deixe de compartilhar nosso artigo com os seus amigos.

Leia mais:Como comprar produtos importados na Gearbest?