Campanha Super Deals - Aliexpress
Notícias

Televisores 8K começam a chegar ao mercado

Japão planeja utilizar o 8K na transmissão dos Jogos Olímpicos de 2020 mas alguns especialistas ainda estão céticos quanto à tecnologia

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

6 de set de 2017

0 comentários

Compartilhe:

As TVs 4K mal conquistaram o mercado e agora os desenvolvedores da tecnologia já estão voltando sua atenção para o 8K.

Algumas das novidades sobre a mais potente resolução do mercado foram anunciadas na IFA 2017, a feira de eletrônicos de Berlim, considerada a maior e mais importante feira de exposição de produtos tecnológicos da Europa. Este ano, a empresa japonesa Sharp aproveitou para mostrar sua nova televisão com a resolução 8K e se colocar um pouco à frente dos concorrentes.

Smart TV 8K

O modelo LC-70X500 possui 70 polegadas, com suporte para HDR (High Dynamic Range) e 79% de cobertura do esquema de cores, sete entradas HDMI, além da possibilidade de personalizar o ajuste de contraste e brilho. O aparelho deve aparecer primeiro no mercado chinês em outubro deste ano e em dezembro no Japão. A previsão para a chegada do aparelho na Europa é março de 2018.

Com essa quantidade de tecnologia investida, é lógico que o aparelho não será barato. A estimativa é que o preço seja de US9 mil, ou R$ 28 mil.

O que é a tecnologia 8K?

A tecnologia 8K é uma especificação de resolução de imagem e sucessora da resolução 4K. O nome vem do fato de que a quantidade total de pixels apresentados em uma tela com a tecnologia chega a aproximadamente 8 mil, sendo que a resolução equivale a 7680×4320 pixels. Para se ter uma ideia da qualidade da imagem, basta imaginar que as resoluções atuais costumam ser de 1920×1080 nos displays HD, enquanto que a qualidade 4K é de 3840 × 2160 pixels.

Aquos 8K

Existe bastante discussão sobre o quanto a resolução 8K é realmente uma melhora na qualidade da imagem transmitida, já que o olho humano é capaz de perceber imagens apenas até uma certa qualidade. Não há dúvida, no entanto, de que as empresas continuarão investindo na tecnologia.

8K nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Um exemplo de investimentos feitos para concretizar o uso da tecnologia na casa das pessoas é a parceria da emissora japonesa NHK com a Panasonic e a Sony para transmitir os Jogos Olímpicos de 2020 em 8K para o Japão e para o resto do mundo.

Os primeiros testes já foram realizados durante a transmissão dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, no ano passado, e mostraram a dificuldade de se atingir tal feito: como ninguém possuía televisões capazes de transmitir imagens nessa qualidade, foi preciso instalar espaços públicos para que os japoneses pudessem aproveitar a tecnologia.

Se você é um dos poucos que já adquiriu uma televisão 4K aqui no Brasil, não se preocupe. Deve levar ainda alguns anos para a tecnologia chegar no mercado brasileiro e também para a produção de conteúdo com a resolução se tornar prioridade das empresas, então ainda dá tempo de garantir a sua nova televisão com desconto.