Promobit
Promobit Explica

Star Wars Day: como surgiu esse feriado nerd

Dia 04 de maio é comemorado o Star Wars Day em todo o mundo. May the fourth be with you!

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

3 de mai de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Ao pensar em uma franquia de sucesso, é inegável que Star Wars apareça na sua cabeça em um dos primeiros lugares. Os filmes são tão amados pelos fãs que existe um dia especial em comemoração ao universo criado por George Lucas: o Star Wars Day, celebrado em 04 de maio.

O universo de Guerra nas Estrelas se mantém vivo e vibrante há mais de quatro décadas, angariando novos fãs a cada novo produto que chega ao mercado. Com O Despertar da Força, lançado 38 anos depois do primeiro filme, a franquia voltou aos holofotes e arrecadou 2,066 bilhões de dólares em bilheteria.

Apesar do sucesso dos novos filmes, foram nos longos períodos sem longas que a franquia mostrou sua real força, quando os próprios fãs deram continuidade às histórias no Universo Expandido e passaram a comemorar anualmente o dia em homenagem à Guerra nas Estrelas.

star wars day

Por que Star Wars Day é comemorado em 04 de maio?

A escolha da data se deu por um dos trocadilhos mais inspirados da história da cultura pop. Se você já assistiu a algum dos filmes da franquia, provavelmente deve se lembrar da icônica frase: “que a Força esteja com você”, que em inglês é: “may the Force be with you”. A palavra “may” também significa maio e “force” é uma parônima (palavra cuja forma se parece com outra) de fourth (número quatro). Então, dessa maneira, “May the Force” se tornou May Fourth (4 de maio, em português) e surgiu um feriado não oficial amado por muitos fãs.

Comemorações por todo o mundo

Oficialmente, a primeira vez que os fãs celebraram o Star Wars Day foi em Toronto, Canadá, em 2011. O evento aconteceu em um cinema da cidade, onde foram exibidos paródias e filmes criados por fãs na telona. Além disso, o encontro contou com convidados especiais, concurso de fantasia, game shows e muitos fãs radiantes por estarem no local. Hoje Toronto sedia um dos maiores eventos em comemoração à data.

Além dos grandes eventos realizados por fanclubes de todo o mundo, maratonas especiais com os filmes da franquia, desfiles de cosplays, pessoas com camisetas temáticas e muitas manifestações nas redes sociais se tornaram tradicionais na data.

Promoções no Star Wars Day

Os governos ainda não incluíram o Star Wars Day em seus calendários, mas as marcas sim. Além de poder demostrar todo o orgulho de ser um fã de Guerra nas Estrelas, dia 04 de maio é uma oportunidade para aproveitar promoções de produtos ligados à franquia e à cultura nerd, como jogos, camisetas, brinquedos e muitos outros.

Embora nos últimos anos os descontos tenham sido bastante tímidos, a expectativa é que haja uma evolução correspondente ao sucesso da data no país, como aconteceu com a Black Friday. Para não perder nenhuma boa promoção, não deixe de dar uma olhada nas ofertas selecionadas no nosso site e adicionar os termos ligados a Star Wars na sua lista de desejos.

Bom feriado e May the Force be with you!