Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Resolução de imagem: entenda a diferença entre UHD e 4K

Existe uma padronização entre a resolução de imagem dos televisores, porém o 4K das Tvs não é o mesmo de outros dispositivos.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

29 de mar de 2020

0 comentários

Compartilhe:

As Smart TVs 4k não são mais um artigo de luxo e a resolução conhecida por ser duas vezes maior que Full HD já está presente em muitas casas brasileiras. Mas será que o 4k dos aparelhos de TV é o mesmo 4K das telas de cinema e dos projetores de imagem? Para diminuir a confusão em meio a tantos pixels e formatos de tela, explicamos a diferença entre UHD e 4K. 

O que é UHD?

Começando pela sigla que é menos famosa que a resolução 4K, o UHD refere-se a uma série de especificações estabelecidas pelos principais fabricantes de TV do mundo para padronizar atributos nas TVs, chamado de UHD Alliance. Desta forma, as empresas que atendam aos requisitos estabelecidos como cor, tecnologia HDR, padrões mínimos de áudio e vídeo e resolução podem estampar em suas marcas o certificado UHD. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
TV LG UM7500 com resolução 4K 3840 x 2160

A resolução mínima existente no UHD é o 4K, porém trata-se de um 4K diferente do 4K real. A resolução 4K estabelecida pelo selo UHD Alliance é de 3840 x 2160 pixels, um pouco menor que o 4K real com seus 4096 x 2160. Desta forma, analisando apenas a resolução, o 4K “de verdade” é superior ao UHD 4K, mas o formato exigido pela UHD Alliance tornou-se um padrão na indústria, com praticamente todas as TV vendidas como sendo 4k possuindo a resolução exigida para UHD. 

4K real e formatos de tela

Um dos motivos para a resolução 4K das TVs não ser a mesma do considerado 4K de verdade é o formato de tela exigido pela resolução 4K de 4096 x 2160, que exige displays no formato 19:1, o mesmo que encontramos nas telas de cinema e mais largo que das TVs. Já os aparelhos de TV possuem telas com formato de 16.9 ou 16:10, embora nos últimos anos começamos a presenciar alguns smartphones com formato de tela no formato 19:1, como o Motorola One Vision. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Tamanho de cada resolução

Desta forma, o 4K no formato de tela para TVs 16:9 possui duas vezes mais linhas e quatro vezes mais pixels que a resolução Full HD. Por esse motivo que em termos de especificações de TVs o 8K recebe o selo de UHD-2. Já a resolução do 4K “verdadeiro” conta com o dobro de linhas do 2k com seus 2048 x 1080 pixels e em comparação ao formato UHD 4K é até 13% maior.


Agora que você já conhece a diferença entre os formatos de tela e da resolução 4K, que tal conferir as promoções de Tv do Promobit? São modelos de diferentes resoluções e tipos de tela para todos os bolsos. Aproveite também algum cupom Americanas ou cupom Submarino!