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Quando é a Black Friday 2018?

Nesse ano, o evento não cairá na última sexta-feira de novembro. Entenda porque isso acontece e quando será a Black Friday.

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Willian Oliveira

2 de out de 2018

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Apesar de termos importado há pouco tempo o evento, a Black Friday já se tornou uma das datas mais aguardadas pelos brasileiros. Muita gente espera comprar um produto mais caro por um bom preço ao aproveitar uma boa promoção de TV, geladeira, smartphone, guarda-roupa e qualquer outro item que possa ser dividido em 10 vezes.

Embora já estejamos acostumados com a data, muita gente ainda tem dúvida sobre exatamente quando é a Black Friday, principalmente porque todos os anos aparece uma notícia de que a data será mudada. Para elucidar algumas dúvidas e confusões, nós criamos esse artigo.

Quando será a Black Friday 2018

A Black Friday 2018 será dia 23 de novembro, penúltima sexta-feira do mês.  Isso pode causar confusão em algumas pessoas, já que é bastante comum associar a data à última sexta-feira de novembro.

Essa confusão acontece por uma questão de um “falso verdadeiro”. Como normalmente a quarta sexta-feira do mês também é a última, o nosso cérebro, que tende a simplificar as informações que tentamos armazenar, faz a ligação com o fato de ser a última, que é um fato bem mais fácil de ser lembrado do que a quarta.

Por isso, mesmo conhecendo a história da Black Friday, é possível se confundir e não conseguir se programar direito para a data, já que com a quantidade gigantesca de propagandas, é bem difícil alguém realmente não ficar sabendo do seu acontecimento.

black friday
Fonte: pixabay.com

Como a Black Friday foi criada?

Diferentes de datas comerciais famosas, como o Dia dos Namorados, a Black Friday não foi criada artificialmente por uma ou um conjunto de empresas. Na verdade, desde o início do século XIX a data já era utilizada pelos americanos para compras, pela proximidade com o Natal, mas, claro, nada parecido com o que o que conhecemos hoje em dia.

Nos Estados Unidos, a data começou a ficar mais famosa após a loja Macy’s popularizar o seu desfile de Ação de Graças que marcava o início do período de compras. Para muitos, esse foi o empurrão que criou a Black Friday de fato.

O fato é que em 1935, o interesse pela Black Friday já era tão grande que motivou até mesmo a mudança da data do próprio Dia de Ação de Graças. Tradicionalmente, o feriado era comemorada na última sexta-feira de novembro, que poderia cair na quarta ou quinta sexta-feira do mês. Porém, como em 1935 a data coincidiria com o último dia do ano, a distância até o Natal seria menor.

Com medo disso diminuir o volume de compras, empresários enviaram uma petição a Franklin Roosevelt para antecipar em uma semana a data. O então presidente dos EUA aceitou o pedido e definiu que o feriado deveria ser comemorado sempre na quarta sexta-feira de novembro, o que acontece até os dias de hoje.

Popularização da Black Friday

Apesar de já ser popular nos EUA desde o início do século XX, foi apenas no século seguinte que a Black Friday se tornou o que conhecemos hoje, mesmo falando em vendas off-line. Foi só após os anos 2000 que passaram a ser comuns aquelas cenas com filas gigantescas esperando pela abertura de uma loja.

No Brasil, o comércio online foi responsável por popularizar a data, que aqui não tem nenhuma relação com o Dia de Ação de Graças. A popularidade da Black Friday cresce a cada ano, tanto na internet quanto nas lojas físicas.

Como se preparar para a Black Friday?

Para começar, não se esqueça de fazer a sua Lista de Desejos no Promobit. Não sabe o que é isso? A Lista de Desejos é uma ferramenta que permite que você adicione termos (produtos ou categorias) e receba um alerta assim que aparecer uma oferta dele aqui no Promobit. Com isso, você não corre o risco de perder aquela promoção de celular imperdível, mas que tem poucas unidades.

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