Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Qual a diferença entre perfume e colônia?

A concentração de matéria-prima na essência de cada um é a principal diferença entre perfume e colônia, além, é claro, do aroma escolhido por você.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

23 de fev de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Entrar em uma perfumaria ou loja de cosméticos sem saber exatamente qual perfume comprar é um desafio. Afinal, são tantas fragrâncias e marcas diferentes que às vezes demoramos bastante para encontrar um que nos agrade e tenha a ver com a nossa personalidade. Ao olhar as embalagens, reparamos que as essências podem ser “perfumes” ou “colônias” e corre o risco de ficarmos mais perdidos ainda. Com base nesses casos, respondemos qual a diferença entre perfume e colônia, para você se lembrar quando for comprá-los novamente.

Leia também:Afinal, perfume tem data de vencimento?

Do que é feito o perfume e a colônia?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Tanto o perfume como a colônia são obtidos a partir de uma mistura de água, álcool e uma essência, que pode ser conseguida por meio de diversas matérias-primas, dependendo do tipo do perfume.

Se for floral, podem ser utilizadas rosas, jasmins, narcisos e outras; se for cítrica, geralmente é de tangerina, laranja ou bergamota – mais popular no verão por conta da sensação de refrescância; já se for do tipo oriental utiliza-se especiarias exóticas, como âmbar e pimenta; do tipo fougére, de origem francesa, utiliza-se ervas e plantas herbáceas e ainda, quando é obtida da madeira, é conseguida em óleo.

Qual a diferença entre perfume e colônia?

Observando o primeiro item, até parece que estamos falando do mesmo tipo de produto, mas não. O que difere a colônia do perfume é a concentração de matéria-prima em cada um (o que também torna um mais caro do que o outro).

Existem quatro nomes para os quais você deve ficar atento quando estiver pesquisando sobre isso: eau de cologne (água de colônia), eau de toilette (água de toalete), eau de parfum (água de perfume) e parfum (perfume).

Para complementar, temos um tópico no Fórum do Promobit sobre o assunto: Diferença entre Eau de Toilette e Eau de Parfum.

Eau de Cologne

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A porcentagem de essência na eau de cologne, ou água de colônia, varia de 2% a 5%. Por conta da pouca quantidade, ela sai mais rápido do corpo do que a água de toalete, a água de perfume e o perfume em si (a fixação dura, em média, de 3h a 6h). Recomenda-se usar esse tipo de fragrância logo depois do banho, para ficar com sensação de refrescância e calmaria. Também é indicada para pessoas alérgicas, justamente por conta da mínima essência pura.

Eau de Toilette

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É a intermediária entre a água de colônia e a água de perfume, com porcentagem de essência variando entre 5% a 15% e tempo de duração entre 5h a 10h. É ótima para climas tropicais como o nosso e pode ser aplicada várias vezes ao dia. O ideal é nos punhos, nuca, dobra dos braços e pescoço, pois é onde a circulação sanguínea é mais intensa.

Eau de Parfum

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A eau de parfum, ou água de perfume, também é conseguida a partir da mistura de água, álcool e essência, mas a porcentagem da última é de 15% a 20%, com fixação de 10h a 12h. Por ser considerada mais forte e marcante do que as outras, geralmente é usada no período da noite, em eventos ou encontros especiais e festas importantes, como formaturas, casamentos, entre outras.

Parfum

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O parfum é a mistura que possui maior quantidade de matéria-prima, que pode chegar a equivaler a 40% do líquido. Por isso, o odor se torna bem mais forte e intenso. Normalmente, duas borrifadas da fragrância são suficientes e pode permanecer no corpo por mais de 24h. Por conta disso, o parfum é considerado mais nobre do que os outros e, obviamente, é bem mais caro.


Agora que você já sabe a diferença entre perfume e colônia, dê uma olhada nas promoções de perfumes do Promobit? Veja também os cupons de desconto para garantir os menores preços!