Promobit
Promobit Explica

Qual a diferença entre frost free e cycle defrost?

Conheça os prós e contras das duas principais tecnologias de degelo encontradas nas geladeiras.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

21 de jun de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Antigamente, pelo menos uma vez por mês, era preciso desligar a geladeira por um tempo para que todo o gelo derretesse, molhando a cozinha e estragando o sorvete no processo. Hoje, existem diversas tecnologias de degelo, que conseguem reduzir ou até eliminar a necessidade de descongelar o refrigerador, além de contarem com reservatórios para a água que resulta do processo.

Na hora de escolher qual a melhor geladeira para a casa, muita gente entre as duas principais tecnologias de degelo: frost free e cycle defrost. No artigo de hoje, vamos explicar como elas funcionam e quais os pontos fortes e fracos de cada.

Qual a importância da função de degelo?

Quando as paredes do freezer estão cobertas com camadas degelo, o refrigerador precisa trabalhar com mais intensidade para funcionar normalmente, o que a curto prazo gera aumento no consumo de energia elétrica e a longo prazo pode até mesmo gerar problemas sérios para o eletrodoméstico.

frost free cycle defrost

Como a geladeira Frost Free funciona

Os modelos com essa tecnologia possuem um processo de degelo completamente automático, ou seja, não é necessário realizar qualquer trabalho para eliminar o gelo e garantir um bom funcionamento do refrigerador.

Os refrigeradores frost free contam com sistema que derrete os cristais de gelo antes que ocorra acumulo nas paredes do eletrodoméstico. Para isso, a tecnologia se baseia em um mecanismo formado por uma resistência elétrica ou bomba de calor e um temporizador, que ativa o sistema de tempos em tempos.

Nas geladeiras frost free também não é preciso dispensar a água que resulta do degelo. Os eletrodomésticos contam com um canal que leva o líquido até um reservatório posicionado bem próximo ao compressor. O calor gerado no local transforma a água em vapor, que volta a circular pelo seu interior através de ventoinhas, ajudando na desodorização do eletrodoméstico.

Brastemp BRM44HBANA

Vantagens do frost free

A praticidade é a principal ponto positivo desse sistema, pois o eletrodoméstico irá funcionar direto, sem a necessidade de retirar os alimentos do seu interior e desligá-lo. Como o vapor liberado pelo degelo ajuda na desodorização, a limpeza da geladeira também é bem mais fácil do que outros modelos.

Principais pontos positivos:

• Praticidade

• Menos odores

• Resfria alimentos mais facilmente

Desvantagem do frost free

Para sustentar o degelo automático, é necessário uma quantidade bem maior de energia e uma estrutura interna maior, o que provoca diminuição do espaço do freezer. Além disso, os modelos frost free são mais caros.

Principais pontos negativos:

• Maior consumo de energia

• Menos espaço do freezer

• Modelos mais caros

Como a geladeira Cycle Defrost funciona

Desenvolvida para ser o melhor dos dois mundos, tendo praticidade semelhante aos modelos frost free, mas com a vantagem do consumo menor de energia das geladeiras com degelo manual, os refrigeradores cycle defrost são boas opções para quem busca pelo eletrodoméstico.

Os modelos com essa tecnologia possuem ciclo de descongelamento mais longo, sendo necessário realizar o degelo apenas duas vezes ao ano. Embora essa janela torne a manutenção bem mais simples, ainda será fazer o processo quando exigido.

A diferença do cycle defrost para as demais tecnologias de degelo “manual está no processo de refrigeração, que acontece de forma mais natural. Para isso, os refrigeradores contam um com sistema de ventilação que faz o ar gelado circular de forma constante dentro do eletrodoméstico, resultando em acúmulo bem menor de gelo em suas paredes internas, principalmente no freezer.

geladeira cycle defrost

Vantagem do cycle defrost

Os modelos com esse tipo de degelo são vendidos por um preço menor que as geladeiras frost free, o que é um grande diferencial na hora de comprar o eletrodoméstico. Além disso, refrigeradores cycle defrost possuem um gasto menor de energia e maior espaço dentro do freezer, que são é bem interessante para quem congela muita comida.

Principais pontos positivos

• Mais baratas

• Menor consumo de energia

• Maior espaço do freezer

Desvantagem do cycle defrost

Apesar de terem um desempenho superior aos modelos com degelo manual, ainda sim será necessário separar dois dias no ano para realizar o descongelamento do eletrodoméstico. Outra desvantagem é que os odores provocados pelos alimentos em seu interior aparecem com mais facilidade, o que exige que a limpeza seja realizada com maior frequência.

Principais pontos negativos

• Degelo manual

• Podem aparecer odores de alimentos

• O resfriamento dos alimentos é mais lento

Geladeira frost free ou cycle defrost: qual a melhor?

Essa resposta vai depender da sua necessidade e uso do aparelho, além do quanto está disposto a pagar por praticidade. Apesar da diferença entre os modelos com as duas tecnologias não ser tão grande, economizar é sempre algo a se considerar.

Agora, se tivermos que apontar qual dos dois seria a melhor compra, nós aconselharíamos a escolha da geladeira frost free, pois a praticidade desse modelo e maior rapidez para resfriamento dos alimentos realmente fazem diferença no dia a dia.


Independente do modelo que escolher, no Promobit, você encontra as melhores promoções de geladeira frost free e cycle desfrost da internet. Na nossa plataforma, você ainda consegue aproveitar códigos promocionais de grandes lojas do e-commerce brasileiro, como cupom Americanas e cupom Submarino, que garantem ótimos descontos em eletrodomésticos.