Promobit
Promobit Explica

Qual a diferença entre bronzeador e protetor solar?

A principal diferença entre bronzeador e protetor solar é que o primeiro não bloqueia os raios UVA e UVB e o outro sim, o que o torna mais indicado para garantir a saúde da pele.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

5 de mar de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Seja em um fim de semana na praia ou na piscina de uma casa de viagem, quando sabemos que vamos ficar muito tempo expostos ao sol, queremos voltar para casa com a pele bronzeada e, se possível, prolongar esse efeito ao longo dos dias. Para atingir esse objetivo, encontramos a venda no mercado bronzeadores e protetores solares, além de bloqueadores. Mas qual a diferença entre eles e qual o mais indicado? Vamos analisar cada produto para responder à essas perguntas.

Como funciona o protetor solar?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A característica principal do protetor solar é a proteção contra os raios UVA e UVB (a composição química dele absorve essa radiação, impedindo que a infiltração seja feita pela nossa pele). Essa diminuição da ação do sol conseguida pelo protetor também faz com que a produção de melanina no nosso corpo (responsável pela pigmentação) diminua, evitando assim a vermelhidão da pele, o aparecimento de manchas e até o câncer.

Ao comprar protetores, você deve observar o Fator de Proteção Solar (FPS) de cada um, representado em números (15, 30, 50 e 60, geralmente). Adquirir um com fator 30, por exemplo, significa que a pele levará 30x mais tempo para ficar com um vermelho agressivo. Um protetor com fator 50 levará 50x mais e assim por diante. Os protetores com FPS menores que trinta não são indicados, pois não têm componentes suficientes para barrar a ação dos raios solares.

Como funciona o bronzeador solar?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já os bronzeadores não possuem proteção contra os raios UVA e UVB, o que estimula a pele do nosso corpo a produzir melanina para essa função e, por isso, a deixa mais pigmentada. É justamente por conta dessa falta de proteção que o produto é contraindicado. Os bronzeadores em óleo costumam ser ainda mais agressivos, pois a pele absorve-os mais facilmente do que o produto em creme.

Dá para usar bronzeador e protetor solar juntos?

Não é indicado utilizar bronzeador e protetor solar juntos, pois a mistura das duas fórmulas pode causar uma reação na pele e ainda, anular a defesa do protetor solar contra os raio UVA e UVB, porque o corpo vai absorver os dois conteúdos e “se confundir”, o que se torna prejudicial para a saúde.

Como bronzear a pele sem bronzeador solar?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Dá sim para bronzear a pele de forma natural com a ajuda do protetor solar, basta seguir um pequeno cronograma e aliá-lo a outros produtos. É recomendado passá-lo a cada duas horas ou assim que você sair da água, além de hidratar a pele após o banho durante sua estadia fora de casa e alguns dias depois que voltar. Outra dica é ingerir alimentos ricos em betacaroteno, como cenouras, mandioquinha, abóbora e manga (de modo geral, os alimentos laranjas e amarelos), que estimulam a produção de melanina.

E o bloqueador solar?

Além do protetor e do bronzeador solar, também há o bloqueador solar, indicado para quem fez cirurgias ou peelings recentes. Diferentemente do protetor solar, que absorve os raios UVA e UVB, o bloqueador solar reflete a luz, garantindo que a pele continue da cor original e não haja penetração dos raios de sol.


Agora que você já sabe a diferença entre bronzeador e protetor solar, o que acha de dar uma olhada nas nossas promoções de perfume, beleza e saúde? Confira também nossos cupons de desconto Americanas para garantir os menores preços!