Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Quais os melhores leitores de ebooks?

Kindle, Kobo e Lev: conheça os prós e contras de cada leitor digital

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

16 de jul de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Os ebooks, ou livros digitais, continuam chamando a atenção dos leitores brasileiros. Entre as vantagens de apostar nos livros digitais estão a facilidade de transportá-los, já que um leitor digital pode ter mais de 3 mil livros em sua memória, e os preços mais acessíveis se comparados com livros físicos.

Além disso, a tela desses aparelhos é feita de uma forma especial que visa emular a sensação de ler em papel, ficando bem longe da sensação de ler na tela de um celular ou computador, que eventualmente acaba cansando a vista. A tecnologia usada para isso chama-se e-ink e, para aqueles que não dispensam com tanta facilidade os bons livros de papel, saiba que a leitura no leitor digital é tão agradável quanto.

Se você está querendo entrar no universo dos livros digitais, separamos aqui as principais marcas do mercado brasileiro, como funciona a compra dos leitores e dos livros e o que as grandes livrarias, como Saraiva e Livraria Cultura têm a ver com a escolha do seu eReader.

Kindle

Kindle Pixabay

O Kindle é o leitor digital criado pela gigante americana Amazon e vinculado à loja da marca. É provavelmente o modelo de eReader mais conhecido no Brasil e pode ser encontrado em diferentes modelos com funcionalidades diversas. Mesmo assim, o Kindle mais básico é mais do que o suficiente para você aproveitar os mais de 3 milhões de títulos de várias línguas.

O leitor da Amazon pode ler vários formatos de arquivo, como PDF e TXT, mas você só poderá comprar ebooks no site da Amazon, que vêm no formato MOBI. Por exemplo, você pode colocar um PDF ou outro arquivo diretamente no Kindle, mas não poderá comprar um ebook na Saraiva e lê-lo com o aparelho da Amazon.

A maior vantagem do Kindle é a grande quantidade de livros disponíveis na loja da Amazon, principalmente para quem lê em outras línguas além do português (principalmente em inglês).

Lev

Lev

O Lev é o leitor digital da Saraiva, permitindo que o usuário compres seus livros diretamente na loja virtual da livraria, tanto pela web quanto pelo próprio leitor, desde que com acesso a internet.

O aparelho também é o mais indicado para aqueles que precisam ler textos no formato PDF, pois apesar dos outros leitores terem suporte para o formato, o Lev é o único que vem com uma tecnologia chamada PDF Reflow, que rearranja o texto para o formato de tela e permitindo alterar o tamanho da fonte do texto, deixando a leitura do formato mais agradável.

Entre outras vantagens do Lev, está a possibilidade de aumentar a memória com um cartão SD e a maior quantidade de livros disponibilizados em português, com mais de 750 mil livros na nossa língua materna.

O Lev é vendido em dois formatos: o Lev Fit, mais leve e mais fino, mas sem iluminação interna; e o Lev Neo, um pouco mais robusto, mas que possui maior armazenamento interno e iluminação LED para permitir a leitura no escuro.

Confira nossa seleção de livros online grátis!

Kobo

Kobo

O Kobo é a chegada da Livraria Cultura no mundo dos livros digitais. Funciona como nos outros casos: o eReader conseguirá ler apenas livros comprados na loja virtual da livraria, além de outros formatos abertos, como PDF, ePUB e HTML. Mas você não conseguirá comprar um livro na Amazon ou na Saraiva e aproveitá-lo no Kobo.

O Kobo não conta com uma biblioteca tão completa quando as das outras marcas, mas permite expansão do armazenamento interno com cartão SD em alguns de seus modelos. Sua principal vantagem frente aos concorrentes é a interface bastante atrativa e com um visual bonito. Nele, os livros podem ser organizados em “prateleiras”, no lugar de listas, como nos concorrentes.

Conclusão

É difícil dizer que existe um aparelho eReader que seja melhor ou pior, muito vai depender das suas necessidades. O Kindle com certeza é o modelo mais robusto do mercado, com ótimo custo benefício e uma biblioteca de dar inveja, principalmente considerando livros em língua estrangeira. Para quem precisa ler muitos textos em PDF, como estudantes, o Lev é uma opção mais do que ideal, também por ter a maior biblioteca de livros em português. Para quem preza uma boa interface, a dica é ficar com o Kobo.


Já decidiu qual leitor você quer para aproveitar os seus livros digitais? Não importa qual seja, você encontra as melhores ofertas de Kindle, Kobo e Lev aqui no Promobit.

Aqui, você também encontra grandes cupons de descontos para economizar ainda mais na hora de comprar um ebook barato.