Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Quais cuidados se deve tomar antes de vender celular usado?

Veja passo a passo quais cuidados se deve tomar antes de vender celular usado, tanto para proteger seus dados quanto para manter a boa aparência do aparelho.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

13 de set de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O mercado de smartphones é aquecido e sempre aparecem lançamentos de marcas como Samsung, Apple e Asus que trazem especificações melhores para câmeras, duração de bateria ou memória. Isso acaba causando a troca mais rápida dos aparelhos entre as pessoas e, para conseguir adquiri-los, alguns usuários costumam vender o seu aparelho atual para comprar um novo. Nessa hora, é necessário saber quais cuidados se deve tomar antes de vender celular usado. 

Afinal, é importante que o vendedor consiga proteger seus dados e também entregar para o comprador um aparelho completo e com boa aparência. Para saber quais passos seguir para ter êxito no preparo do celular, siga o passo a passo que montamos a seguir. 

1 – Tire o cartão SIM

O cartão SIM é o da sua operadora, aquele que te permite fazer ligações, enviar SMS e conversar pelo Whatsapp ou Telegram. Parece óbvio que antes de vender celular usado é necessário retirá-lo, mas é normal esquecer essa parte. Também é o cartão SIM que dita qual o seu número de celular. 

2 – Remova ou limpe o cartão SD ou MicroSD

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É no cartão SD ou MicroSD que ficam armazenadas as suas fotos e vídeos, além de alguns áudios do whatsapp, gifs, músicas e alguns aplicativos. Se você for vender o celular sem um dispositivo do tipo, é só retirá-lo abrindo a tampa do celular ou a gaveta hibrida para chip e cartão. 

Já se for vender o celular com o cartão SD ou MicroSD incluso, você terá que guardar todos os dados que precisa antes de limpá-lo. Os aplicativos podem ser baixados no seu smartphone novo novamente, mas as fotos, vídeos e outros arquivos, não. Uma alternativa é sincronizar as fotos ao Google Fotos (usando sua conta do Google cadastrada no celular) e usar o Google Drive ou Dropbox para guardar os outros arquivos. 

Nesta etapa, é importante que todas as informações e arquivos importantes que você tenha no celular estejam em outro lugar de armazenamento, pois ele deve ficar limpo, ou, popularmente falando “pelado”. 

3 – Criptografe os dados 

Depois de cuidar de todos os componentes externos do celular, chegou a hora de pensar na parte interna. A primeira etapa é criptografar os dados do celular, para evitar que dados gravados na memória consigam ser acessados por hardwares especializados. Para fazer isso, basta ir nas configurações do seu aparelho, escritas como “Configurar” ou “Configurações”, depois clicar em “Segurança” e depois em Criptografar dispositivo” ou “Criptografar telefone”. 

A criptografia deve ser feita com o celular na tomada e demora mais de uma hora, além de não poder ser interrompida. Após ser feita a criptografia, você terá que criar uma senha para descriptografar toda vez que o aparelho for ligado novamente. 

A criptografia é irreversível e, o próximo passo depois dela, é redefinir o celular para sua configuração original, o que vai apagar todos os seus dados. Por isso, é muito importante que você tenha certeza que vai vender o celular para realizar esse e o próximo passo. 

4 – Faça um backup do celular 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com um backup, você poderá apagar todos os dados do smartphone para não deixar vestígios. Fique tranquilo, pois os contatos ficam sincronizados com o seu e-mail da conta do Google e é possível baixar todos os aplicativos novamente. 

Para fazer o backup, você tem que ir nas configurações do seu celular, que é representada por uma engrenagem e pode estar escrita como “Configurar” ou “Configurações”. Depois, é necessário clicar em “Fazer backup e redefinir”. Depois, clique em “Configuração original”; logo após, você deve clicar em “Redefinir dispositivo” ou “Redefinir telefone”. 

Além disso, você precisa ler as instruções atentamente, porque lá estará escrito todas as informações que serão apagadas. Se você não tiver guardado todos os seus dados ainda, é possível digitar a senha de criptografia e fazer isso. Mas, depois que o backup estiver feito, ele voltará as configurações originais e estará pronto para ser vendido. 

5 – Limpe bem o aparelho e veja os acessórios

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não adianta cuidar da parte dos dados, mas vender celular usado com aparência suja ou muito detonada. Por isso, dedique um tempo para limpeza do seu aparelho. Se ele tiver película de vidro que estiver rachada ou uma película em gel que estiver saindo nas pontas, retire-a. Faça o mesmo com a capinha e, se possível, dê uma limpada nela com água e sabão. 

No aparelho, passe um pano e verifique se as entradas não estão sujas. Tire a tampa do aparelho para limpar as extremidades dela também; a gente não vê, mas os cantos acumulam sujeira. 

Depois, se você for vender o aparelho com carregador e cabo USB, passe um pano úmido nos fios e, se ainda tiver a caixinha do aparelho, coloque tudo lá. Se a nota fiscal do smartphone ainda estiver por aí, entregue para quem for comprar o seu aparelho. Fica mais fácil se ele ainda estiver na garantia ou se o comprador tiver que ir até a assistência técnica por algum motivo. 

Agora sim, depois desses cinco passos, seu celular está pronto para venda. Só não cometa o erro e entregar também o fone de ouvido. 


Agora que você já sabe quais cuidados se deve tomar antes de vender celular usado, aproveite nossas promoções de smartphones para comprar o seu aparelho novo! Use um cupom Americanas ou cupom Submarino para economizar ainda mais!