Promobit
Guias de Compra

Quais as vantagens das telas de 120Hz nas TVs e smartphones?

Telas de tela de 120 hz melhoram a fluidez das imagens em movimento e aumentam a nitidez das imagens tanto na TV como no celular.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

22 de out de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A corrida dos fabricantes por especificações mais potentes a cada geração não poderia deixar as telas de fora e muitos smartphones lançados em 2020 possuem telas com taxa de atualização de 120Hz, como o Galaxy S20 Ultra, Galaxy Note 20 Ultra e o Rog Phone II, item que até bem pouco tempo era mais comum em TVs e principalmente monitores. Mas o que significa uma tela de 120Hz e que melhorias essa tecnologia acrescenta para a qualidade das imagens? Descubra neste texto as vantagens e desvantagens das telas de 120Hz.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

O que é taxa de atualização?

carro-taxa-de-tranferencia
Comparativo entre frequência em 60 Hz e 120Hz

Números como 60Hz, 120Hz e 240hz referem-se à taxa de atualização das telas dos dispositivos ou a quantidade de vezes por segundo que uma imagem é atualizada na tela. O melhor exemplo é o conceito básico do cinema, imagens estáticas exibidas de forma consecutiva, sendo a velocidade de reprodução das imagens o fator que gera a sensação de movimento. 

A medida para estipular a velocidade da reprodução de quadros por segundo em telas é em hertz, logo uma tela de 60Hz reproduz até 60 quadros por segundo, enquanto uma TV de 120Hz reproduz até 120 quadros por segundo. Porém, telas com taxas de atualização maiores trazem benefícios iguais e alguns específicos para celulares e TVs. 

Tela 120hz nos celulares

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy S20 possui tela de 120 hz

Os primeiros celulares a receberem a taxa de atualização de 120hz foram os modelos gamers, o que faz todo sentido já que uma das vantagens da tela com taxa de atualização acima de 60Hz é a maior fluidez para jogos. Com mais quadros por segundo aumenta-se a nitidez e fluidez das imagens em constante movimentação em jogos de ação ou nos games battle royale como Free Fire.

Outro benefício das telas de 120hz para celulares é a maior fluidez na usabilidade e transição entre telas. É comum ouvir dos usuários que possuem telas de 120Hz em seus celulares que a impressão é que passaram manteiga na tela do celular devido a rapidez para navegar pelos menus e transitar entre aplicativos. 

Mas como tudo tem seus prós e contras, as telas de 120Hz por enquanto estão presentes apenas nos smartphones mais caros e também consomem mais bateria dos aparelhos. Embora celulares como Galaxy Note 20 Ultra possua taxa de atualização variável, mantendo os 60 quadros por segundo em momentos de usabilidade mais “pacta” como na leitura de notícias, aparelhos como Galaxy S20 não contam com tal tecnologia, sendo necessário reduzir ou aumentar a taxa de atualização manualmente nas configurações. 

TVs com taxa de atualização de 120Hz 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
A TV C9 da LG possui 120 hz nativo

Em telas maiores, como das TVs, a melhoria de nitidez das imagens fica ainda mais perceptível. Como filmes e séries são filmados com 20Hz ou 24 z e programas de TV entre 30Hz e 60Hz, as TVs com taxa de atualização de 60Hz ou mais,repetem quadros para chegar aos 60 Hz ou 120 HZ nativos do aparelho. Por isso é possível perceber com mais detalhes a melhoria de nitidez em TVs de 120Hz ao reduzir a sensação de desfoque nas imagens em movimento. 

O mesmo aplica-se a games, já que a fluidez maior em jogos também é percebida nas TVs que possuem mais quadros por segundo. Apesar de fabricantes anunciarem que possuem alguns modelos com taxa de atualização acima de 120hz, chegando a 240 hz, 480 Hz e mais. Não existem TVs 4K com taxa de atualização nativa superior a 120Hz, sendo as atualizações maiores alcançadas por meio de software de forma artificial.


Confira as melhores promoções aqui no Promobit e economize na compra da sua nova TV 4K. Sua economia pode ficar ainda maior aproveitando o cupom Americanas.