Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Precisamos de um celular com câmera zoom de até 100x?

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

16 de mai de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Já faz algum tempo que os smartphones deixaram de ser apenas um item utilitário e atualmente são uma verdadeira central de entretenimento aliado a ferramentas que queremos ter no dia a dia, como boas telas e câmeras. Recentemente a Samsung anunciou três modelos do Galaxy S20 sendo o Galaxy S20 Ultra com câmera capaz de um zoom de até 100x e diante de tamanha capacidade, surgiu o questionamento: precisamos de um celular com zoom de até 100x? 

Além do Galaxy S20 Ultra, outros aparelhos recentes destacam-se também por suas câmeras teleobjetivas, como o P40 Pro e o Xiaomi Mi 10 Pro, com capacidade paraaté 50x. Mas como o aparelho da Samsung é o que chegou mais longe, com o perdão do trocadilho, é impossível não pensar sobre as possibilidades de uso dessa câmera e até questionar sua necessidade.  

Como funciona o zoom de 100x?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Primeiro é necessário pontuar que atualmente apenas o Galaxy S20 Ultra possui câmera que tamanha capacidade, mas alguns testes de publicações especializadas como do site DXOMARK elogiaram o conjunto de câmeras do novo aparelho da Samsung como um todo, inclusive a câmera telefoto com o zoom de até 30x, mas acima desta marca e principalmente o zoom de 100x entrou imagens com pouca nitidez e detalhes. 

o Alcance de até 100x da lente do Galaxy S20 acontece graças a soma do zoom óptico de uma câmera periscópio capaz de aproximação de até 4x apenas pelo trabalho das lentes. O alcance maior é chamado de zoom híbrido que ocorre com a junção de zoom óptico mais o zoom digital que é feito por processamento. Ou seja, ao alcançar a marca de 100x estamos vendo uma imagem aproximada, mas também esticada graças ao software do aparelho.

O que fazer com um zoom de até 100x?

Apesar do não oferecer as melhores das condições com os 100x de zoom, utilizando um tripé é possível diminuir as condições adversas, como a falta de estabilização e explorar ângulos pouco vistos por aqueles que não possuem uma câmera fotográfica profissional com lente telefoto. 

Explorar paisagens e cenários amplos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Explorar cenários sem sair do lugar é uma boa opção. Imagine, por exemplo, durante uma viagem ao Rio de Janeiro (quando for possível viajar novamente) usar a lente do smartphone para aproximar-se de ícones da cidade que são visíveis de vários pontos, mas que estão a quilômetros de distância como o Cristo Redentor ou o Pão de Açúcar. As fotos destes pontos ficaram melhores com menos zoom, mas para exploração já é algo interessante.

A tão sonhada foto da lua

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os smartphones com câmeras telefoto com tal característica são capazes de fazer a tão sonhada foto da lua sem que o satélite natural pareça um pedaço de queijo branco desbotado. Outras fotografias semelhantes, como a astrofotografias podem ser feitas com o uso de um tripé e alguma dedicação para encontrar e registrar estrelas em uma noite de céu aberto.

Chegar mais perto em shows e eventos esportivos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O mesmo vale para fotos em eventos esportivos ou shows em grandes ambientes. Embora a fotografia do seu jogador ou artista favorito não fique com a melhor qualidade possível e tenha que ser feita em um momento em que ele esteja parado, poder ser uma forma de ter um registro poucas vezes visto. 

Afinal, precisamos de um celular com zoom de 100x?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como já citado, as capacidades de um smartphone não devem ser necessariamente úteis, mas precisam ser legais e funcionar muito bem, caso contrário são novidades que serão usadas com entusiasmo no início e depois podem acabar no esquecimento. O que é o caso de uma câmera com zoom de 100x que dá asas a imaginação sobre as possibilidades de uso, mas quantas vezes iremos usá-la de fato? Ainda mais com fotos de baixa resolução e poucos detalhes. 

O conjunto de câmeras do Galaxy S20 Ultra é excelente e está entre os melhores da atualidade, inclusive sua câmera teleobjetiva com zoom óptico de bastante qualidade em até 30x que, por sinal, para um smartphone já é excelente. Acima disso a evolução tecnologia não parece estar madura suficiente para justificar a compra de um smartphone apenas por ele ter um zoom de 100x. 


No Promobit você encontra as melhores promoções de smartphone. Modelos das melhores marcas com os preços mais baixos. Para economizar ainda mais aproveite algum cupom de desconto como o cupom Americanas ou cupom Submarino