Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Por que os celulares com RAM DDR5 são tão mais rápidos?

A nova tecnologia de memória RAM chegou em 2020 para dar o suporte que a nova geração de aparelhos precisava.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

19 de abr de 2021

0 comentários

Compartilhe:

O módulo de memória RAM DDR5 é atualmente o mais rápido disponível no mercado e já está presente em muitos smartphones topo de linha e alguns intermediários. A tecnologia embarcada no módulo alcança maiores aberturas e isso significa usabilidade multitarefa ainda mais intensa e suporte às redes 5G. Entenda como a memória RAM DDR5 deixa os aparelhos mais rápidos. 

A importância da RAM para o smartphone

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Assim como nos PCs, em um smartphone a RAM não é um tipo de memória capaz de armazenar arquivos de forma permanente, mas tem a função primordial de acessar arquivos e conteúdos no momento em que são requisitados, logo ela precisa ser rápida. A RAM de baixa potência, como é chamado esse tipo de memória em smartphones, acessa temporariamente os conteúdos e após o uso o conteúdo é fechado. 

Entretanto, existem aplicativos que demandam funcionamento constante da RAM por estarem sempre funcionando, mesmo que em segundo plano como aplicativos de mensagem instantânea como Whatsapp e Telegram e o próprio sistema operacional, como o Android. Daí a importância da quantidade de gigabytes (GB) em uma memória RAM, pois em tese quanto maior a quantidade, mais a RAM vai possibilitar um uso multitarefa e o fluxo constante entre apps. 

O módulo de memória para smartphones mais rápido usado atualmente é o DDR5, que chegou ao mercado de forma mais intensa em 2020 e apresenta boas melhorias em relação à anteriores. 

Primeiro aparelho com DDR5

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não foi nenhuma gigante da tecnologia a primeira a fabricar comercialmente as memórias DDR5, mas sim a Micron, marca especializada na fabricação de componentes como chips e memórias e o primeiro smartphone que contou com memória RAM DDR5 foi o Xiaomi Mi 10, fator que fez do aparelho o mais rápido do mundo há época, já que unia toda a potência do processador Snapdragon 865 com o novo módulo de memória. 

No momento do lançamento do Mi 10 a Micron afirmou que a nova memória RAM era até 20% mais econômica em relação ao consumo energético e 50% mais veloz no acesso ao aplicativo e na leitura de funções. A DDR5 possui velocidade de dados de 5,5 Gbps, podendo chegar a 6,4 Gbps, níveis de velocidades fundamentais para suportar sensores de câmeras cada vez maiores e toda a rapidez de transmissão que exige as redes 5G.

Ainda em 2020, poucos meses após o anúncio da Micron, foi a vez da Samsung anunciar seu chip de memória RAM DDR5 que segundo a marca possui banda para transmissão de dados até 29% maior, sendo também até 14% mais econômico. A memória RAM DDR5 da Samsung passou a estar presente nos recentes lançamentos premium da marca como Galaxy S20 e Galaxy S21. 

Mas afinal, quais são as vantagens da DDR5? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em média, as RAM DDR5 possuem largura de banda duas vezes maior que as anteriores DDR4, o que significa dizer que as memórias mais recentes possuem maior capacidade de transmissão de dados, principalmente relacionados a transmissão em rede, como no caso do 5G, pois as memórias antigas não seriam capazes de fazer o usuário usufruir de todo potencial de velocidade das redes 5G. 

Outra melhoria considerável é na fluidez mesmo com muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo e com o usuário transitando com frequência entre eles, o que exige que os aplicativos em segundo plano também ocupem espaço na memória RAM. A nova tecnologia faz um uso mais eficaz da sua capacidade, com chips entre 8GB, 12GB e até 16 GB. Mais velocidade e menor gasto energético são as principais vantagens que os smartphones com 5G precisavam e que a RAM DDR5 proporciona.


Confira aqui no Promobit as melhores promoções de smartphone e economize na compra do seu aparelho. Seu aparelho pode ficar ainda mais barato com o cupom Americanas ou cupom Submarino.