Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Reviews

Philips Walita Viva Collection: conheça o modelo da fritadeira elétrica

Um dos produtos mais premium entre as fritadeiras elétricas, Philips Walita foi testado pela nossa equipe. Veja o que achamos.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

12 de jun de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Um grande acréscimo na cozinha brasileira foram as práticas e eficientes fritadeiras elétricas. As airfryers (nome que ficou popularizado) conseguem aumentar a facilidade no preparo de diferentes pratos no dia a dia e ainda trazem um aspecto mais saudável para a alimentação, diminuindo a quantidade de fritura que se consomimos em cada refeição.

Um dos aparelhos mais completos do mercado é a Philips Walita Viva Collection, um modelo premium de aifryer que traz algumas das especificações mais completas do mercado, sendo o produto ideal para quem não mede esforços para ter uma comida boa e saudável sempre ao alcance da mão.

Testamos o aparelho e fizemos uma análise para você conhecer todas as vantagens e características do modelo, assim como ver se ele cumpre tudo o que promete.

Leia também:

Visão Geral

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O modelo, que é um dos mais completos atualmente, foi lançado em 2015, mas ainda se mantém como um dos principais à venda nas lojas brasileiras. Com diversas características vantajosas, o Philips Walita Viva Collection tem um visual bastante bonito e limpo, um grande destaque entre os modelos, principalmente considerando que os aparelhos são grandes e ficam bem visíveis na cozinha.

A airfryer tem uma capacidade mais baixa do que alguns outros modelos, com apenas 2 litros de capacidade (alguns modelos no mercado chegam a 5 litros), então você será capaz de preparar apenas quantidades menores dos alimentos escolhidos. Mesmo assim, dois litros costumam ser mais do que suficiente para fazer refeições para uma pequena família.

Entre os pratos que foram preparados com o aparelho pela equipe do Promobit, estiveram batata frita, coxinhas, almôndegas, filé de frango empanado e batatas rústicas (algumas dessas receitas vêm no manual do aparelho, com um modo de preparo), mas a airfryer ainda pode fazer bolos, carnes, pizzas (pedaços individuais), legumes, caldos e muitos outros alimentos. Mas adiante contamos o que achamos do sabor das refeições que fizemos.

Entre as diversas funcionalidades trazidas pelo aparelho, estão um timer digital de até 30 minutos e desligamento automático, um separador de alimentos, partes removíveis (você pode, inclusive, colocá-las em uma lava-louça, se tiver) e pés antiderrapantes, para evitar que ela deslize e acabe caindo.

Limpeza e manutenção

Uma das grandes vantagens que sentimos do aparelho foi a facilidade da limpeza, o que é propiciado ainda mais por conta de uma bandeja de alimentos completamente removível, além de ser revestida com material antiaderente. Na hora da limpeza, o manual do produto indica que seu exterior seja limpo com panos úmido e seco (também pode-se usar toalha de papel). Para os acessórios, a limpeza deve ser feita com água quente, detergente e esponja não abrasiva. Não se esqueça de sempre desligar o cabo de alimentação da tomada antes de começar a higienizar o aparelho!

Em nossos testes e também nos depoimentos de membros do time que utilizam o modelo em suas casas, a limpeza é bastante simples e fica mais fácil se feita logo após o uso, já que após algumas horas a gordura e sujeira secam, deixando todo o processo mais difícil.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sabor da comida

Se você espera preparar um alimento com a fritadeira elétrica e se deparar com o mesmo gosto de uma fritura, já avisamos que isso nunca vai acontecer, independente do modelo utilizado para o preparo. Isso não quer dizer que os alimentos não fiquem saborosos (ao contrário, alguns ficam bem gostosos), apenas que o sabor é diferente daqueles preparados na fritura.

Um exemplo é a batata frita, que fica mais sequinha do que a feita no óleo, mas continua bastante saborosa. Além do fato de ser muito mais rápida e fácil de fazer com a fritadeira elétrica.

Entre todos os alimentos que preparamos (segue novamente a lista: batata frita, coxinhas, almôndegas, filé de frango empanado e batatas rústicas), o único que não nos agradou foi a coxinha, que ficou muito seca e não ficou muito agradável de ingerir.

Em geral, a principal diferença que você irá perceber ao preparar alimentos com o aparelho (e provavelmente com outros modelos de airfryer também) é  que os alimentos ficam um pouco mais secos do que aqueles feitos no óleo. O timer é de grande auxílio aqui, já que ele ajuda a chegar no ponto certo de cada prato, com indicações de tempo e preparo para diferentes alimentos no próprio manual da Philips Walita.

É preciso, no entanto, prestar atenção no tempo de preparo, para não deixar o alimento seco demais, e também na voltagem do aparelho na hora da compra, que pode ser 110V ou 220V.

Ficha Técnica

  • Capacidade: 2,2 litros
  • Timer: de até 30 minutos, com desligamento automático
  • Tipos de alimento que comporta: batata, carnes, empanados, frango, nuggets, pastéis, caldos e outros
  • Voltagem: 110V
  • Cesta: removível e com material antiaderente
  • Potência: 1.425W
  • Cor: Preto/Prata
  • Dimensões: 287 x 315 x 384 mm
  • Peso: 7 Kg
  • Garantia: 12 meses
  • O menor preço registrado no Promobit foi R$ 683,91.

Para encontrar airfreyer Philips Walita e outros modelos, acompanhe as promoções de eletrodomésticos e aproveite os cupons de desconto da Americanas.