Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Notícias

O retorno nostálgico do Nokia 3310

No evento conhecido por apresentar os smartphones mais modernos do momento, o retorno de um clássico roubou a cena.

Avatar do membro Ghedin

Ghedin

2 de mar de 2017

0 comentários

Compartilhe:

O Mobile World Congress, evento anual em Barcelona onde boa parte das maiores fabricantes de smartphones do mundo apresentam suas apostas, teve um anúncio inusitado em 2017, um que roubou a cena fazendo menos, bem menos que os demais. Foi o Nokia 3310 — ou a releitura dele.

Havia rumores de que a HMD Global, empresa formada por ex-funcionários da Nokia que detém os direitos da marca para fabricar smartphones e celulares simples, ressuscitaria o Nokia 3310, celular simples, lançado no ano 2000 e que vendeu, na época, mais de 120 milhões de unidades. Os rumores se concretizaram e, embora o novo Nokia 3310 tenha algumas características modernas, não há como negar: é uma ode ao passado e, de fato, lembra muito o 3310 original ou dos seus antecessores mais imediatos.

O novo Nokia 3310 tem um design que mistura a robusteza do antigo às cores e formas mais divertidas da Nokia desta década. Seus recursos, porém, continuam no passado: nada de Wi-Fi ou 3G, nem tela sensível a toques. Mas pelo menos ele tem uma câmera, ainda que uma extremamente simples, de apenas dois megapixels.

O lado bom dessa escassez de recursos é que ela se traduz numa autonomia de bateria impensável para qualquer smartphone moderno, chegando quase a um mês (!) longe da tomada em stand by. Ah, e antes que você pergunte, sim, tem o jogo da cobrinha. (Embora seja uma versão moderna, produzida pela Gameloft.)

Nokia 3310 antigo (esq.) e novo.
Nokia 3310 antigo (esq.) e novo.

O que fez o Nokia 3310 ganhar as manchetes e arrancar suspiros nostálgicos por aí foi mais o marketing da HMD Global do que o aparelho em si. Isso porque celulares simples do tipo jamais saíram de linha. Mesmo quando esteve sob as asas da Microsoft, celulares simples Nokia continuaram sendo lançados. Só nos últimos anos, foram vários: Nokia 130 (2014), Nokia 215 (2015), Nokia 216 (2016) e até um lançado mês passado, o Nokia 150. Créditos todos à boa sacada de evocar quatro números que marcaram uma época. Funcionou muito bem!

O preço sugerido é bem barato, US$ 49, o que torna o Nokia 3310 uma ótima opção para crianças ou para adultos que precisem de um segundo celular só para ligações. O aparelho deve ser lançado no segundo trimestre, “globalmente”. A HMD Global ainda não lançou produtos no Brasil, mas é bem provável que, em algum momento, isso aconteça. Além do Nokia 3310, a empresa também anunciou três smartphones Nokia com Android puro e a promessa de atualizações mensais. São eles: Nokia 3, Nokia 5 e Nokia 6, esse último já lançado, com bastante sucesso, na China.