Take a fresh look at your lifestyle.

O que você precisa saber antes de comprar uma parafusadeira

Uma boa parafusadeira pode ser uma grande ajuda no dia a dia da sua casa, além de ser essencial para quem ama atividades manuais. Conheça tudo o que você precisa saber antes de comprar uma parafusadeira.

3

Sempre existem aqueles itens domésticos que parecem não fazer falta no dia a dia, mas que deixam a gente numa saia justa quando menos esperamos. Quem já precisou montar uma estante ou um móvel sem uma parafusadeira sabe bem como é isso.

Muito longe de ser um acessório apenas para profissionais, a parafusadeira é um item diferencial para qualquer pessoa ter em casa para aqueles momentos de necessidade. E com a ajuda do Promobit, fica fácil escolher aquele modelo que tem a ver com o seu estilo e ainda pagar barato por ele.

Está inclinado a adquirir uma especialmente para você? Então confira nossas dicas e confira tudo que você precisa saber antes de comprar uma parafusadeira.

 

Principais funções de uma parafusadeira

Para começar o nosso artigo, é importante primeiro entender para que exatamente serve uma parafusadeira e também como ela funciona. Sabendo isso, podemos fazer um melhor uso do produto.

Para começar, a parafusadeira é usada para, como o nome indica, parafusar coisas ou, em outras palavras, apertar parafusos. Seu uso é feito principalmente em madeira, mas pode ser usada também plástico, metal e até alvenaria (paredes, por exemplo). Você pode então utilizar o aparelho para montar móveis, apertar parafusos, tarraxar porcas, pendurar cortinas e muitas outras coisas.

Para funcionar, o aparelho utiliza energia elétrica para gerar uma força de rotação para apertar os parafusos ou retirá-los do lugar (nesse caso, a rotação é no sentido inverso). Essa força pode ter diferentes potências (falaremos mais sobre isso adiante) e leva também aos vários tipos de parafusadeira que você pode encontrar no mercado.

Aliás, antes de comprar a sua, não se esqueça de conferir as principais ofertas de parafusadeira no Promobit!

parafusadeira

Tipos de parafuradeira

Podemos classificar as parafusadeiras basicamente como aquelas para uso doméstico e aquelas para uso profissional. Existem também modelos de furadeiras-parafusadeiras, que exercem as duas funções e também podem ser divididas entre profissionais e domésticas. Mas hoje vamos falar apenas das parafusadeiras.

Parafusadeira profissional

As parafusadeiras profissionais, também chamadas parafusadeiras de impacto, são aquelas indicadas para quem trabalha diariamente com montagem de móveis ou outras funções que necessitem de um controle mais rápido e preciso sobre parafusos.

Os aparelhos desse estilo tem performance superior, com torque alto, tamanho mais compacto e, quando sem fio, com baterias com maior duração. Seu sistema de configurações também costuma ser mais completo. Lógico que nada impede que um usuários padrão compre um modelo profissional, mas saiba que isso irá pesar mais no bolso.

Parafusadeira doméstica

Já as parafusadeiras domésticas são excelentes para quem faz uso desse tipo de funcionalidade de vez em quando, na hora de instalar um móvel que acabou de comprar ou para realizar pequenos consertos na casa. Esses modelos costumam vir em um formato de “pistola” e têm o potência e velocidades menores, além de normalmente funcionar por fio ligado à tomada.

A boa notícia é que seu preço é mais acessível para os usuários esporádicos e mesmo esses modelos mais simples podem vir com configurações e funções extra bem interessantes, como a capacidade de se curvar e ação reversa para tirar desparafusar objetos.

Parafusadeira portátil

As parafusadeiras portáteis tem um funcionamento mais simples, mas contam com a vantagem de serem leves e, no caso da marca Bosch, poderem ser recarregadas por um cabo USB. Trazem poucas – quase nenhuma configuração – mas são ótimas para pequenos trabalhos.

Potência dos modelos

As parafusadeiras podem ser encontradas com diferentes potências, dependendo de sua faixa de preço, sua categoria (uso profissional ou doméstico) e outras características. De forma geral, quanto maior for a potência do equipamento, maior será a densidade dos materiais que ele irá conseguir furar (e também com maior facilidade), porém seu preço também será mais caro.

A potência das parafusadeiras é medida em volts (V). Em geral, os modelos de uso doméstico variam entre 9,6V (suficiente para apertar parafusos menores e furar superfícies mais moles) e 12V, com uso mais robusto. Já as profissionais podem chegar a até 18V e servem para praticamente todo tipo de superfície.

As parafusadeiras com 20v ou mais de potência são extremamente potentes, conseguindo funcionar até nas madeiras mais duras.

Funções extras de uma parafusadeira

Além de sua função básica, os aparelhos podem trazer algumas vantagens a mais para ajudar o usuário a cumprir suas necessidades de forma ainda mais rápida. Conheça algumas dessas funções:

Controle de torque

O torque é a força de rotação aplicada na ponta da parafusadeira para fazer com que os parafusos sejam colocados ou tirados, sem que você precise ficar girando sua mão para lá e para cá. O controle de torque é importante porque permite que você escolha com que força o parafuso será inserido, evitando danificar a superfície usada ou até mesmo o próprio parafuso.

Ação reversa

Para colocar um parafuso em uma superfície, é necessário rotacioná-lo em uma direção específica. Caso você deseje, tirá-lo do lugar, será necessário fazer força no sentido contrário. É para isso que serve a ação reversa: alguns modelos do acessório conseguem girar para os dois lados e, assim, cumprir ambas as funções.

Impacto

As parafusadeiras profissionais, também chamadas de parafusadeiras de impacto, trazem essa função extra que serve para martelar objetos em superfícies mais duras. A partir de um botão no corpo do aparelho, ela consegue “pregar” um prego ou parafuso.

Luz auxiliar

A luz auxiliar serve para ajudar a iluminar cantos escuros, facilitando o trabalho manual, como quando você precisa colocar um parafuso embaixo de uma mesa e a luz não chega totalmente até lá, por exemplo.

Parafusadeira com bateria ou com fio?

parafusadeira

Como já mencionamos, esse tipo de aparelho pode funcionar ligado na tomada ou com uma bateria embutida. Qual delas fará mais sentido para você vai depender de como você pretende utilizá-la.

Os modelos com fio costumam ser mais baratos, quando comparados com a mesma potência em aparelhos sem fio. Se o local em que você irá utilizar a parafusadeira tiver fácil acesso à tomada (como sua casa) e não tiver impedimento para estender o fio (como crianças passando ou algo do gênero), um modelo com bateria não será muito necessário.

Agora, se você precisa se locomover por diversos locais, ou se irá utilizar o acessório em ambientes de acesso mais difícil, um aparelho sem fio pode trazer bastante facilidade no seu uso.

Principais marcas de parafusadeira

As marcas ajudam a dar um direcionamento na hora de realizar a sua compra. Todas as listadas abaixo são consideradas boas no mercado e existem também outras que podem atender suas necessidades e ser uma melhor opção para você.

Conheça um pouquinho mais sobre as marcas mais renomadas de parafusadeiras aqui do Brasil:

Parafusadeira Bosch

Modelos de parafusadeira Bosch profissionais são especialmente elogiados. A marca alemã é referência na produção de produtos e acessórios para oficinas e está em atuação no mercado desde 1886.  

Parafusadeira Black+Decker

A fabricante norte-americana de ferramentas elétricas e eletrodomésticos é com certeza uma das mais conhecidas do público. Com preços geralmente mais altos, a marca compensa pela incrível qualidade e durabilidade de seus produtos. A empresa também usa o nome DeWalt para seus produtos.

Parafusadeira Makita

A representante japonesa é a segunda maior fabricante de ferramentas elétricas do mundo. Sua variedade de ferramentas e preços acessíveis são uma das vantagens da marca.

Parafusadeira Mondial

Já falamos da Mondial em diversos textos de eletrodomésticos aqui no blog. A empresa é mundialmente reconhecida pela qualidade de seus produtos.

Como escolher a melhor parafusadeira?

Existem alguns pontos para você pensar na hora de escolher a parafusadeira ideal para suas necessidades. Primeiro, é importante entender o uso que você dará para o aparelho. Você irá usá-la para sua profissão, para um hobby ou apenas para ajudar naqueles consertos rápidos de casa? Isso vai definir a faixa de potência que você precisará ter. Fique de olho também se o aparelho que você está comprando é 110V, 220V ou bivolt.

Observe também as funções extras. Se for trabalhar com diversos materiais, é interessante investir em um modelo que permite variar o torque, por exemplo, assim como aparelhos que tenham giro reverso para deixar seu dia a dia mais fácil.

Por último, é importante pesquisar aquele modelo que cabe dentro do seu orçamento. Na dúvida, troque ideia com amigos ou até mesmos outros usuários na internet para saber se o aparelho que você deseja cumpre aquilo que promete. Um bom lugar para tirar suas dúvidas é o Fórum do Promobit.


Para deixar sua vida ainda mais fácil, o Promobit separou aquele cupom de desconto imperdível para deixar sua compra ainda mais vantajosa. Aqui você também encontra ótimas promoções Americanas e ofertas Fast Shop para aproveitar aquele precinho camarada.

Está esperando para fazer sua compra na Black Friday? Não deixe de conferir nossa seleção especial de ofertas!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!