Aliexpress_ megasaldãojunho
Promobit Explica

O que significa pneu IT e AT?

Você sabe o que significa pneu IT e AT? Saiba mais sobre esses, outros tipos de pneus e a importância de escolher o pneu correto para o seu carro

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

8 de abr de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Carros costumam vir com pneus próprios e adequados para a roda que o veículo possui. Porém, com o passar do tempo e o eventual desgaste dos pneus, se torna necessário a compra de novos. Algo que já pode ter ocorrido com você é não saber ao certo o tamanho, o tipo de pneu e, principalmente, o que são todas essas escritas nas laterais do pneu. E dentre inúmeras variações, uma dúvida recorrente dentre os tipos de pneus é o que significa pneu IT e AT. Confira abaixo a explicação, além de outras informações importantes para se ter ao comprar um pneu novo. 

Qual a importância de escolher o pneu correto 

Antes de tudo, falemos um pouco sobre os pneus como um todo. É sempre bom ressaltar que os pneus são um item de segurança do veículo. Eles têm como grande função a de aguentar todo o peso do carro, além de ser o primeiro ponto de contato entre o veículo e a estrada, sendo responsável por absorver impacto ou qualquer outra coisa que esteja no caminho. Pneus de marcas mais renomadas são produzidos com tecnologias que buscam um equilíbrio entre uma boa aderência e ser seguro. 

Lembrando também que, cada veículo necessita de um tamanho de pneu específico, tendo variações de largura e de diâmetro. Todas as medidas específicas do carro estão informadas no manual do proprietário, e tirarão as dúvidas quanto ao tamanho necessário do pneu. Ao utilizar um pneu de tamanho diferente, seja na largura ou no diâmetro, o controle do carro se torna mais difícil, o que é algo perigoso, e as medições de velocidade se tornam inconsistentes, podendo informar valores maiores ou menores em relação ao que o carro realmente está. 

O que significa pneu IT e AT

Então, vamos a grande questão, o que significa pneu IT e AT? Apesar de ser uma dúvida recorrente, é uma questão curiosa já que ambos os nomes estão relacionados a coisas distintas. Pneus com a abreviação IT fazem parte da marca Itaro, que tem como grande diferencial a produção de pneus voltados para viagens na estrada, tendo modelos específicos para carros comumente utilizados nessas situações. 

Por exemplo, para carros tipos SUV, a marca recomenda o pneu IT101, por possuir sulcos mais largos para uma extração de água mais rápida, e um design simétrico projetado para o apoio no solo com uma maior aderência. Outros modelos da marca são o IT301, voltado para carros esportivos e de alto desempenho; e o IT203, que é o modelo custo benefício, focado na durabilidade e economia de combustível, além de também possuir uma boa aderência em piso molhado. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Os três tipos de pneus IT citados, respectivamente

Já o pneu AT está relacionado a uma variação entre diferentes tipos de pneu. O “AT” é uma sigla para “All Terrain”, que significa “Todos os terrenos”. Ou seja, é um pneu capaz de rodar nos mais variados tipos de terreno, seja ruas bem asfaltadas ou locais totalmente irregulares. Sua principal diferença é a sua lateral reforçada, com sulcos mais profundos, que faz com que o pneu AT tenha uma durabilidade maior. 

É um pneu versátil que pode ser muito bom para quem costuma andar em diferentes locais e tipos de terreno, e não quer ficar se preocupando com trocar o pneu constantemente para um tipo específico, pois ele terá um bom desempenho tanto no asfalto quanto em ruas de terra. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Dois exemplos de pneus AT

Quais são os outros tipos de pneu

Conforme dito, o “AT” do pneu está relacionado a um tipo específico dentre vários outros. E quais são esses outros tipos de pneu? Basicamente, todos possuem uma sigla que resume para o que ou onde este pneu deve ser utilizado. Por exemplo, além do “All Terrain”, temos o “Highway Terrain” ou simplesmente pneu HT. Este pneu é focado na alta durabilidade, porém apenas em ruas asfaltadas. Ele possui laterais um pouco menores e sulcos não tão profundos, justamente pelo seu foco urbano. 

Seguindo, temos os pneus “Mud Terrain”, ou apenas MT. Esse tipo é o exato oposto dos pneus HT, sendo totalmente voltado ao uso em terrenos de terra e até mesmo no barro. Os pneus MT possuem sulcos profundos e laterais bem resistentes, promovendo uma maior tração e durabilidade em terrenos irregulares. Existem alguns tipos de pneus MT para uso no asfalto, porém, acabam gastando mais combustível. 

Por último, destaca-se os pneus de uso para asfalto e sem qualquer tipo de irregularidade, os pneus “Sport Utility Vehicle”, ou apenas SUV. Este permite é o mais recomendado para andar em rodovias, permitindo corridas em alta velocidade sem grandes problemas, também sendo uma boa opção para quem procura uma direção mais tranquila e confortável, principalmente para andar pela cidade. Em terrenos regulares e bem asfaltados você terá o melhor de um pneu SUV, porém em locais buracos e outras irregularidades ele não terá uma bom desempenho.


Encontre as melhores promoções em pneus aqui no Promobit e para economizar ainda mais, aproveite o cupom Carrefour ou cupom Casas Bahia.