Promobit
Promobit Explica

O que são produtos reembalados?

Entenda o que são produtos reembalados, como funciona a garantia e se são uma boa compra.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

29 de jun de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Uma categoria que tem ganhado cada vez mais destaque dentro do e-commerce brasileiro é a de produtos reembalados. Atualmente, além do Sou Barato e do Barateiro, muitas outras lojas e marcas tem criado sessões e sites inteiros para o comercio de itens que foram devolvidos. Mas exatamente o que são produtos reembalados e é uma boa investir neles?

O que são produtos reembalados?

Por definição, essa categoria é formada por itens que foram devolvidos pelos clientes ou sofreram alguma pequena avaria durante o transporte. A grande maioria das lojas que trabalham com esse tipo de produto afirmam realizar ações técnicas para se certificarem de que ele está em bom estado estético e funcionando perfeitamente. Na prática, esse produto pode apresentar alguma avaria em sua estrutura e já ter passado pela assistência técnica, mas nada muito grave. Em muitos dos casos, a embalagem original podem estar em condições ruins ou mesmo ter sido trocada.

produtos reembalados

Garantia de produtos reembalados

Funciona exatamente como em produtos novos. Ao receber o item, você terá até sete dias para devolução caso ele não atenda as suas expectativas – direito de arrependimento. Em caso de defeito, o prazo para devolução para a loja é de 30 dias, desde que ele seja reenviado na caixa original. Depois disso, entra em vigor a garantia do fabricante, que tem a duração de 1 ano e pode ser acionada a qualquer momento, desde que o defeito tenha ocorrido por uso normal.

Onde comprar?

Como falamos no início do artigo, não é incomum algumas lojas virtuais criarem áreas em seus sites dedicadas a venderem produtos reembalados. Esse espaço normalmente recebe o nome de outlet – como no caso da Saraiva – que também reúne ponta de estoque e produtos que estão saindo de linha.

Também é bastante comum encontrar produtos reembalados em marketplaces, como Americanas e Walmart. Nesse caso, os itens recebem uma pequena marcação que indica a categoria, que pode estar no nome, destacada em algum ponto do anúncio ou mesmo na descrição. De qualquer forma, na compra em marketplaces, é preciso ter bastante cuidado para averiguar todas as informações referentes ao item, loja e entrega.

Informação clara

A venda de produtos reembalados é perfeitamente legal por todas as lojas e até uma boa oportunidade para quem procura por um produto mais barato e não se importa dele ser de uma linha mais antiga ou apresentar uma pequena avaria (risco, amassado, mancha). No entanto, a compra deve ser consciente, ou seja, o vendedor deve inserir todas as informações para deixar bem claro que o item não é novo.

De acordo com o nosso código do consumidor, é direito de todos ter “informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;”. Sendo assim, caso o equívoco da compra tenha sido motivado por falta de informação, é possível acionar os órgãos da justiça responsáveis.

Promobit não trabalha com produtos reembalados

Para evitar qualquer tipo de engano por parte da nossa comunidade, nós optamos por não trabalhar com produtos reembalados. Dessa forma, você pode ter a certeza que mesmo as promoções de sites cujo principal foco são esses itens – como as ofertas do Sou Barato – que aparecerem por aqui são de produtos novos.


Você também é um caçador de ofertas? Saiba que o Promobit é o lugar certo para você! Aqui nós reunimos apenas as melhores promoções e cupons de desconto do mercado. Nossa plataforma é lugar certo para encontrar TV barata, promoções de celulares, geladeira com descontos e muito mais!