Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é um subwoofer e porque ele melhora seu sistema de som

Subwoofers são alto falantes capazes de emitir ondas sonoras que acrescentam profundidade à reprodução das suas músicas. Os subwoofers reproduzem tons médios e graves que normalmente não são emitidos pelos woofers.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

15 de ago de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Um bom sistema de som não é necessariamente aquele que reproduz áudios com mais volume que os outros. Parte da reprodução de áudios em alta qualidade está relacionada à capacidade de reprodução de diferentes tons de grave e agudo que sejam perceptíveis aos ouvidos, para proporcionar ao ouvinte a sensação de profundidade sonora e imersão ao ambiente. 

Em um sistema de som bem configurado, os subwoofers desempenham a importante função de emitir ondas sonoras graves e perceptíveis aos ouvidos, acrescentando camadas sonoras à reprodução musical. Os alto falantes subwoofers estão presentes em Home Theaters, soundbars e em sistemas de som automotivo e neste texto explicamos porque eles são tão importantes e como melhoram a experiência sonora.

O que é subwoofer

home-theater
Nos Home Theaters o subwoofer é a maior caixa do conjunto

O subwoofer possui este nome por ser um tipo de alto falante responsável por reproduzir sons em frequências entre 20 Hz e 200 Hz, abaixo dos sons reproduzidos pelos woofers. Estes alto falantes são muito fáceis de identificar em conjuntos de caixas de som como nos Home Theaters, pois normalmente o tamanho dos subwoofers é maior que o dos demais alto falantes, para que deslocamento do cone existente no interior da caixa consiga mover mais ar  enquanto vibra e, assim, emitir frequências de som mais graves.

Existem subwoofers com diferentes diâmetros de cone, sendo mais comuns no mercado os de cone redondo com 8, 10 e 12 polegadas de diâmetro. Nos subwoofers com cones maiores, a quantidade de ar movimentada é maior, gerando maior potência sonora em ondas sub graves, porém com tempo mais lento de resposta, enquanto o resultado oposto é obtido em cones de menor diâmetro. 

Os subwoofers podem ser divididos em duas categorias, passivos e ativos. Os passivos não possuem amplificadores próprios e não necessitam de fonte exclusiva de energia para funcionarem porque recebem o som já amplificado do aparelho ao qual estão conectados. Diferente dos subwoofers ativos que embora precisem de alimentação própria de energia, possibilitam ajuste mais detalhado em suas configurações e são equipados com amplificador próprio. 

Para que serve o subwoofer?

soundbar-com-subwoofer
Soundbar com subwoofer

Mais do que apenas emitir ondas sonoras em frequências graves abaixo das emitidas pelos woofers, os subwoofers são fundamentais em reproduções sonoras de alta qualidade, já que enriquecem as experiência sonora acrescentando graves em intensidades que outros dispositivos sonoros não conseguem reproduzir, tornando o som mais intenso e vibrante. 

Para entender a diferença que existe em sistemas de som com e sem subwoofer, lembre-se do som emitido por celulares e notebooks mais simples. Estes aparelhos não costumam ter subwoofers e apesar da reprodução musical, fica a impressão de um áudio sem profundidade e sem camadas.

Não por acaso, todos os Home Theaters e os soundbars de melhor qualidade possuem em seu conjunto de speakers uma caixa subwoofer. A experiência de imersão e som de cinema pretendida principalmente pelo Home Theater só pode ser alcançada através da emissão de sons graves pela caixa subwoofer que, ao contrário das outras caixas  menores que formam o conjunto de som, não precisa ser direcionada para o ouvinte. 

Nos sistemas de som automotivos, o subwoofer também é responsável por acrescentar riqueza e profundidade sonora, retirando a impressão de música “seca” presente nos sistemas compostos apenas por woofers. As ondas graves que percorrem distâncias menores são ideais para ambientes pequenos e fechados como o interior dos carros. 

Diferença entre woofer e subwoofer

subwoofer-automotivo
Subwoofer para sistema de som automotivo

Já sabemos que que os subwoofers, além de emitir ondas sonoras graves e em frequências abaixo da capacidade dos woofers, são ideais para ambientação sonora de espaços internos, fechados e de preferência não muito grandes, devido a curta distância que suas ondas são capazes de atingir.  

Logo, se o que você precisa é reproduzir sons a longas distâncias, como em um churrasco ou uma festa em local aberto, o indicado é usar os woofers que emitem sons em frequências graves e médias capazes de viajar a longas distâncias e com mais intensidade. 


No Promobit você deixa sua sala de TV com som de cinema aproveitando os melhores preços em Home Theathers, soundbar ou  pode conferir as promoções de caixas de som  para ouvir suas músicas favoritas com a melhor qualidade.