Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é tela IPS e quais as vantagens da tecnologia

As telas com tecnologia IPS são a evolução das telas LCD e podem ser encontradas em televisores, smartphones, notebooks.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

23 de ago de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Quando analisamos as especificações das telas de produtos como smartphones e notebooks é comum encontrar a descrição do painel como sendo uma tela IPS, mais o que é tela IPS e o que significa para o aparelho ter essa tecnologia? Ao saber as características deste tipo de tela é possível saber quais as situações em que telas IPS podem ser mais vantajosas e assim tirar melhor proveito dos aparelhos.

Caso esteja lendo este texto em um smartphone ou notebook é possível que esteja olhando para uma tela IPS neste exato momento, então acompanhe a leitura e entenda com essas telas funcionam. 

O que é tela IPS?

Tablet
Tecnologia IPS é comum em telas sensíveis ao toque

A tecnologia IPS é uma evolução da tecnologia LCD que, assim como sua antecessora, também funciona através da distribuição de cristais líquidos ao longo da tela. De maneira bastante simplificada, os cristais líquidos refletem a luz que recebem para os pixels da tela e alteraram as cores que serão exibidas graças a transformações químicas, fruto do recebimento de descargas elétricas. 

O item fundamental que diferencia as telas de LCD das telas IPS estão na maneira como os cristais líquidos são distribuídos pela tela. Enquanto na tecnologia LCD a distribuição dos cristais é feita na vertical, as telas LCD possuem os cristais distribuídos na horizontal e isso traz uma série de benefícios como cores mais vivas, devido a uma distribuição mais abrangente da imagem ao longo da tela. 

Vantagens

A tecnologia IPS pode ser bastante interessante para alguns usos e decepcionante em algumas situações. Uma das vantagens deste tipo de tela está na maior economia energética oferecida, cerca de 30% menos de gasto do que em outras telas com funcionamento semelhante. A redução acontece por dois fatores, um deles é o agrupamento na horizontal, que funciona melhor do que na vertical e faz com sejam necessários menos transistores para gerar energia aos cristais. Outro motivo é o modo mais inteligente como comportar-se a luz branca traseira existente nas telas IPS, que se adaptam melhor às situações das imagens e brilham com intensidade reduzida em imagens mais escuras. 

TV-LG
As telas IPS estão presentes também em alguns aparelhos de TV, como na LG 

55UM7650PSB

Além da economia as telas em IPS apresentam ângulo de visão superior em relação às telas LCD, sem perder qualidade de imagem, chegando a 178°. Fator que torna as telas IPS ideais para locais amplos ou que serão vistas por várias pessoas ao mesmo tempo e também para quem irá variar a posição de visão com frequência, como em celulares e notebooks. 

As telas com tecnologia IPS também são bastante usadas em telas sensíveis ao toque presente principalmente em celulares, tablets e notebooks, pois não demonstram manchas pretas quando pressionadas pelos dedos. 

Desvantagens

Apesar da melhor distribuição dos cristais líquidos pela tela com tecnologia IPS, ela pode não agradar a todos os usuários, pois as imagens apresentadas são menos “impactantes” em comparação aos resultados obtidos em telas QLED e OLED. Apesar de representar bens as cores, tons de preto podem não agradar por apresentarem aspecto mais lavado do que nas outras duas tecnologias .

Telas com tecnologia IPS também não são as mais recomendadas para gamers que buscam o melhor da performance, pois o tempo de resposta apresentado não é dos mais rápidos. Diferente das telas QLED e OLED, que apagam e acendem seus pixels individualmente, nas telas IPS uma luz de LED localizada atrás da tela ilumina toda a sua extensão e passa pelos cristais para que as cores e contrastes sejam definidas, processo que aumenta o tempo de resposta. 

Onde encontramos telas IPS?

Moto-G7
Moto G7 é um dos celulares mais vendidos do Brasil e também possui tela IPS

Conforme já citado, a tecnologia IPS não é tão nova e também não entrega a melhor qualidade em tons de preto e contrastes de tela, mas por outro lado, por ser mais barata que as telas QLED e OLED, é uma boa opção usada para que bons aparelhos intermediários e de entrada possam ter preços acessíveis. Um bom exemplo de aparelho que provavelmente não teria preço tão atrativo caso não tivesse uma tela IPS é toda a linha Moto G7 da Motorola, um dos celulares mais vendidos do Brasil. 

Outro exemplo de produto de qualidade com a tecnologia de cristais líquidos distribuídos na horizontal é a TV LG 55UM7650PSB, modelo com inteligência artificial, resolução em 4K e sem o risco de efeito burn-in que pode acontecer com as telas OLED e QLED. Uma TV com tela IPS é recomendada para ter na sala para receber as visitas  e assistir à programas, filmes e esportes, pois com o ângulo de visão maior todos terão a mesma qualidade de imagem em diferentes posições da sala. 

A presença da tecnologia em um produto de alto desempenho, como o notebook Predator Helios 300 da Acer, é outra amostra de que esta categoria de tela ainda tem muita lenha para queimar. Trata-se de um notebook gamer com placa de vídeo dedicada e configurações de alta capacidade, além da Tela IPS de 15 polegadas com configuração Full-HD.  As telas IPS ainda são bastante usadas em diversos produtos e embora não estejam mais tão presentes entre as TVs e smartphones premium, ainda marcam presença no mercado e mostram-se com atributos que as tornam as mais indicadas para algumas usabilidades e situações.


Os smarthpones, notebooks e TVs com as melhores telas e os melhores preços estão no Promobit. lembrando que sempre tem um cupom de desconto para que você pague ainda mais barato.