Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é Ray Tracing e quais as possibilidades do recurso?

O Ray Tracing é uma das grandes novidades do mercado de games dos últimos anos e ao pouco está indo além das placas de vídeo.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

30 de ago de 2022

0 comentários

Compartilhe:

As belas imagens de reflexos na água, espelhos e vidros, além de níveis detalhados de sombreamentos que vemos em alguns games são fruto da simulação dos traçados de raios de luz em um ambiente ou o Ray Tracing. O recurso que já é antigo e que através de inteligência artificial emula o comportamento da luz em um ambiente virtual, já está presente em outros aparelhos, além das placas de vídeo e para entender melhor o que é Ray Tracing e as vantagens da tecnologia, confira nossa explicação.

O Ray Tracing está disponível em placas de vídeo, consoles e até em smartphones e para economizar na compra destes e de outros eletrônicos, fique atento a Black Friday 2022, melhor data do comércio para a aproveitar promoções e a cobertura completa do evento é aqui no Promobit.

O que é Ray Tracing?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Ray Tracing é uma técnica de simulação do comportamento da luz em ambientes reais para serem representados em ambientes virtuais, como o cenário de games. Mais do que simplesmente embelezar as imagens, a tecnologia é capaz de deixar os jogos com aspecto mais próximo ao real por imitar o comportamento dos raios de luz em diversos ambientes, de sombreados a reflexos, sejam estáticos ou em movimento. 

Considerado um dos grandes avanços dos games nos últimos anos, a tecnologia não é necessariamente nova, pois os primeiros usos na ciência da computação do que hoje é o Ray Tracing tiveram início ainda em 1982, porém os estudos iniciais sobre o assunto remetem ao século XVI. 

Hoje em dia a NVIDIA é a que melhor utiliza o recurso em suas placas de vídeo dedicadas.

A simulação do comportamento da luz nos jogos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O grande segredo do Ray Tracing para que ele aumente a impressão de realismo nos games é simular como a luz se comporta na vida real. Há uma transformação na luz de acordo com cada superfície em que ela entra em contato e o Ray Tracing busca simular essa alteração da luz em diferentes situações em um cenário. Tudo em tempo real para que não fique a impressão de um filtro estático independente de como o jogador reaja com o cenário. 

Alguns exemplos são quando a luz de um final de tarde de sol reage em uma poça d’água no chão ou como diferentes focos de luz da cidade durante a noite podem gerar reflexos sofisticados em uma vitrine de loja. 

Essa simulação é feita por hardwares específico, através de inteligência artificial e arquitetura Turing, que cria os efeitos de luz, sombras e suas variações, como reflexos em tempo real, graças ao Core RT que é capaz de gerenciar a técnica para dar ainda mais a sensação de realismo. 

Ray Tracing além das placas de vídeo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora já esteja disponível nas placas de vídeo da Nvidia há um bom tempo, nos consoles a tecnologia chegou oficialmente apenas na geração atual com os novos Playstation 5 e Xbox Séries, sendo o recurso junto com a taxa de atualização variável e resolução 4K alguns dos chamarizes tanto da Sony quanto Microsoft para os consumidores adquirirem os novos aparelhos.

O próximo grande salto da tecnologia parece estar ligado aos jogos mobiles e o primeiro indicativo foi o lançamento, em janeiro de 2022, do chip Exynos 2200 da Samsung que conta com Ray Tracing em tempo real, ou seja, ajusta quadro a quadro os efeitos de luz no ambiente dos jogos mobile.

O chip de 4 nanômetros possui gráficos com arquitetura AMD RDNA 2 que possibilita inserir nos smartphones alguns recursos que até então estavam restritos apenas aos computadores e consoles, como alguns recursos novos aos celulares e tablets com o chip, como o Ray Tracing, a taxa de atualização variável em jogos e ajustes de sombreamento. 


Aqui no Promobit você encontra promoção de Playstation 5 e pode economizar em suas compras com o cupom Americanas ou cupom Amazon.