Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é PFC ativo das fontes de alimentação?

O PFC pode ser passivo ou ativo e torna a fonte dos computadores mais eficazes no consumo de energia.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

26 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Quem possui um computador de mesa sabe da importância que a fonte possui, já que todos os componentes do computador estão ligados a ela. Cada componente suporta voltagens diferentes e a fonte age como filtro para reduzir as voltagens para limites suportáveis aos componentes. Um dos recursos das fontes para fazer a adequação de voltagens é o PFC, que pode ser ativo ou passivo. 

O que é PFC?

fonte-notebook-capa

A sigla PFC (Power Factor Correction), ou Fator de Correção de Força, em tradução livre, é uma especificação das fontes de energia que começaram a aparecer no mercado em 2005 e que busca melhorar a eficiência da fonte ao reduzir a perda de energia e, por consequência, o super aquecimento. A função é tão comum e necessária nas fontes de hoje que em alguns lugares é proibida a venda de fontes sem tecnologia PFC.

Embora ter PFC seja praticamente um regra para as fontes de energia, o PFC pode ser ativo ou passivo e isso reflete diretamente em um aproveitamento maior da energia que chega até a fonte para ser direcionada aos aparelhos. 

Diferença entre PFC Ativo e passivo

fonte-corsair-RM100i

As fontes com PFC passivo possuem funcionalidades mais simples e são equipadas com capacitores e indutores adicionais que conseguem elevar o fator de potência da fonte em patamares entre 70% e 80%, o que significa que entre 20% e 30% da energia que chega até a fonte não é aproveitada e dissipa-se através do calor. As fontes passivas são usadas em dispositivos menores e mais simples, como carregadores de celular. 

O PFC ativo é um circuito mais complexo, formado por partes eletrônicas e circuitos integrados que aumentam consideravelmente a potência e praticamente não oferecem perda de energia. As fontes com PFC ativo dissipam em calor algo entre 1% a 5% da energia que a fonte recebe, sendo o principal tipo de fonte usada para computadores de mesa. 


As melhores promoções de notebook estão no Promobit. Modelos de computador portátil para diferentes necessidades podem ficar ainda mais baratos aproveitando o cupom Kabum ou cupom Americanas.