Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é o sistema de som Ultra Surround presente nas TVs da LG?

A tecnologia ultra surround foi criada pela LG em parceria com a Harman Kardon para melhorar o áudio de suas TVs.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

3 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

É comum encontrar entre as especificações dos aparelhos de TV a descrição de som surround. Porém, em alguns modelos de smart TV da LG destaca-se a descrição de som ultra surround. Levando o significado da palavra ultra ao pé da letra, entende-se que o aúdio Ultra Surround é uma tecnologia de som mais avançada que o surround. Mas qual a diferença de fato? Descubra sobre a tecnologia de áudio da LG neste artigo. 

Mas o que é som surround?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O som surround é um padrão de áudio que proporciona maior imersão ao ambiente acrescentando múltiplos canais de áudio que simulando direcionalidade na emissão de áudio alternando os canais que emitem os sons. 

O sistema é usado profissionalmente em salas de cinema ao distribuir as caixas de som de forma estratégica e intencional para dar a impressão de que o áudio movimentação de acordo com a ação. Assim um tiro de revólver disparado por um personagem que está do lado direito da tela terá seus efeito sonoro emitido pelas caixas de aúdio do mesmo lado direito, proporcionando sensação de espacialidade. 

Existem os sistemas de som surround 5.1 e 7.1 que indicam quantidade de auto falantes, porém para que funcione de fato, o aúdio, no momento da gravação ou mixagem, precisa fazer uso dos 5 ou 7 canais.

Então o Ultra surround é melhor que o Surround?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Smart TV LG SM7270 com som Ultra Surrond

O som Ultra Surround é fruto da união da LG com a Harman Kardon e foi lançado em 2014 com o intuito de melhorar a qualidade sonora das TVs da empresa, melhorando a sensação de imersão ao consumir os conteúdos.  De acordo com a LG, o Ultra Surround faz uso de algoritmo para criar paisagens sonoras e emitir os sons dos alto-falantes da TV em diferentes direções de acordo com a paisagem sonora criada. 

Ainda de acordo com a LG, o efeito possibilita equilibrar áudios em primeiro e segundo plano, de acordo com o que é prioridade em cena, destacando diálogos e efeitos de sonoplastia. Na prática, o efeito pode ser considerado um simulador de sistema de som surround, criando virtualmente o efeito que as caixas de som posicionadas ao redor do espectador seriam capazes de produzir. 

Sabemos que um dos pontos fracos da maioria das TVs está na sua capacidade sonora, que pode ser alta, mas com poucos detalhes, com algumas camadas sonoras, mas com pouca potência e até com as duas características negativas. Logo, para possuir um sistema de som de qualidade ainda vale mais a pena investir em um soundbar ou Home Teather.


Confira as melhores promoções de TV no Promobit. Modelos com tela 4K, soundbar integrado, sistema smart avançado e muito mais podem ficar ainda mais baratos aproveitando o cupom Submarino.